Exames confirmam ausência do câncer em Lula

Exames confirmam ausência do câncer em Lula

COMPARTILHEM !!!



Lula já não tem mais câncer, dizem exames

SÃO PAULO - Exames realizados nesta quarta-feira, 31, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmaram a regressão completa do câncer descoberto em outubro de 2011 na laringe de Lula. O ex-presidente passou a manhã no hospital e foi submetido a uma bateria de testes para detectar eventual reaparecimento do tumor. Todos os exames deram negativo. O edema na garganta, resultado do tratamento para eliminar o tumor, também regrediu de forma satisfatória, segundo a assessoria de Lula. O hospital não divulgou boletim.

O retorno periódico para reavaliação faz parte de uma rotina que deve ser mantida nos próximos quatro anos para eliminar o risco de uma recidiva, ou seja, o reaparecimento do câncer. O tratamento foi iniciado em 31 de outubro do ano passado, logo após a descoberta do tumor, e incluiu três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. A última sessão foi realizada em fevereiro deste ano e, no mês seguinte, o paciente era considerado curado. Em agosto, após nova bateria de testes, o ex-presidente foi liberado pelos médicos para fazer o que quisesse, inclusive subir em palanques - Lula fez comícios com discursos em 17 cidades durante a campanha para as eleições municipais.
Apesar da boa forma física, o ex-presidente terá de manter sessões de fonoaudiologia para recuperar a voz, ainda rouca, e uma rotina de exercícios fisioterápicos para aliviar as dores de uma bursite no ombro esquerdo. O tratamento inclui eletrochoques. O presidente tem sido acompanhado por um fisioterapeuta inclusive nas viagens.

estadão.com.br


COMPARTILHEM !!!


Um balanço das eleições municipais

Um balanço das eleições municipais

COMPARTILHEM !!!


Por Emir Sader

"As eleições municipais foram sobredeterminadas pelas eleições de São Paulo. Em primeiro lugar porque é o centro dos dois partidos mais importantes do Brasil nas últimas duas décadas. Em segundo, pelo peso que a cidade tem no conjunto do país – pelo seu peso econômico, por ser sede de dois dos 3 maiores jornais da velha mídia. Esse caráter emblemático foi reforçado porque o candidato opositor ao governo federal foi o mesmo candidato à presidência derrotado há dos anos, enquanto o candidato do bloco do governo federal foi indicado pelo Lula, que se empenhou prioritariamente na sua eleição. E pelo fato de que São Paulo era o epicentro do bloco da direita, que se estendia ao Paraná, Santa Catarina e aos estados do roteiro da soja, no centro oeste do Brasil

As eleições municipais tiveram claros vencedores e derrotados. O maior vencedor foi o governo federal, que ampliou o numero de prefeituras conquistadas pelos partidos que o apoiam, mas principalmente conquistou cidades importantes como São Paulo e Curitiba, arrebatadas ao eixo central da oposição. Ao mesmo tempo que a oposição seguiu sua tendência a se enfraquecer a cada eleição, ao longo de toda a ultima década, perdendo desta vez especialmente a capital paulista, mas também a paranaense e em toda a região Sul, Sudeste e Centro Oeste, em que os tucanos não conseguiram eleger nenhum prefeito nas capitais.

No plano nacional, avança claramente a base aliada, com dois dos seus partidos fortalecendo-se: PT e PSB e enfraquecendo-se relativamente o PMDB. Houve uma certa fragmentação no interior da base aliada e mesmo no bloco opositor, mas nada que mude a tendência, que se consolida ao longo da década, da hegemonia do bloco governamental, apontando a que nas eleições de 2014 Dilma apareça como a franca favorita,

A eleição de São Paulo se dá na contramão da tendência que se havia consolidado nas eleições presidenciais de 2006 e 2010, em que o Nordeste, de bastião da direita, se havia tornado bastião da esquerda, pelo voto popular dos maiores beneficiários das politicas sociais que caracterizam o governo federal desde 2003. Por outro lado, se havia deslocado o bastião da direita para os estados mais ricos do sul, do sudeste e do centro-oeste, com São Paulo – onde os tucanos tinham a prefeitura e o governo do Estado – como eixo fundamental desse bloco opositor.

A derrota em São Paulo, a nova derrota do seu ex-candidato duas vezes à presidência e a incapacidade de eleger sequer um prefeito em toda essa região, demonstra como a direita se enfraquece também onde concentrava seu maior apoio." (lei na íntegra em: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=1124)


COMPARTILHEM !!!


"A luta continua! Até 2014..."

"A luta continua! Até 2014..."

COMPARTILHEM !!!


Por Eduardo Bueres

Todos concordam: travar a boa e velha luta foi uma honra para os militantes e simpatizantes da aguerrida esquerda paraense que, dia e noite, incansávelmente, se esforçou para eleger um trabalhador de verdade, para arrumar a nossa amada e administrativamente esculhambada cidade de Belém.

Ainda não foi desta vez; sofremos todos uma derrota meramente eleitoral, mas obtivemos uma emblemática vitória política, onde, quase a metade da população da capital, eu disse quase a metade da população!, acreditou,votou e assistiu ao espetacular ato de bravura e resistência viva, oferecida com paixão e responsabilidade histórica pelos altivos companheiros do PSOL, PT, PSTU, PCdoB, entre outras forçasprogressistas, que se juntaram aos camaradas da chapa Edmílson Rodrigues e Jorge Panzera, para fazer frente a proposta de mais um projeto conservador dos niilistas tucanos.

O Povo é soberano e, o que ficou decidido nas urnas, será sagradamente respeitado e defendido por quem sempre esteve nas ruas e até nos cárceres por defender a liberdade,ao contrário de um outro candidato ligado a uma era de trevas.

O que lamentamos porém, quanto cidadãos e militantes, foi a demonstração por parte do governo do Estado - não do candidato que é desposado de carisma - que, partidariamente, demonstrou um poderio financeiro e econômico descomedido, para conseguir o intento de impor o seu candidato despreparado para exercer por quatro anos um mandato de prefeito.

Desejamos, sim, apesar da derrota, uma boa gestão ao senhor Zenaldo Coutinho,vivemos é criamos nossos filhos aqui nesta cidade e clamamos por melhorias mas, lembrando sempre que, a partir de ontem, mais atentos do que sempre, o estaremos fiscalizando na forma da lei e acompanhando todos os seus atos e ações, especialmente, cobrando todas as suas suas pirâmedais promessas de campanha.

Segundo se escuta através das palavras saídas da boca de dezenas de milhares de companheiros, o saldo de energia renovada brotada desta refrega, é saldo altamente positivo, já que ousamos vibrar diante de uma vitória política possível forjada pela marca da esperança ideológica que representamos e deixamos. Até 2014!, com muita garra!



COMPARTILHEM !!!


Edmilson agradece apoios e votos recebidos no 2° turno

Edmilson agradece apoios e votos recebidos no 2° turno

COMPARTILHEM !!!


Para o candidato Edmilson Rodrigues, os 336.059 mil votos recebidos pela Frente que teve o PSOL, PC do B e PSTU, mais o apoio do PT, PPL, PDT, PTN, são dignos de agradecimento aos que confiaram nele e também a demonstração de que sua candidatura alcançou uma vitória política. Ele destacou que a hora é da soberania popular ser respeitada, mas advertiu que o povo e a bancada eleita na Câmara serão soberanos também para cobrar as mudanças prometidas pelo prefeito eleito. “É claro que tivemos uma grande vitória política: quase 350 mil votos. São pessoas que acreditam na mudança expressa no nosso programa, que iria, realmente, revolucionar Belém”, destacou ele, em entrevista prestada no comitê eleitoral, após o resultado da eleição para a prefeitura da capital paraense.

Edmilson observou que, na verdade, parte da população viu no candidato eleito a possibilidade de mudança, daí a vitória. O importante, agora, na avaliação dele, é que todos estejam também atentos para o cumprimento das promessas. “Vamos estar vigilantes. O povo tem que estar vigilante”, alertou.

Na Câmara, apontou, a frente que o apoiou já está comprometida com esse trabalho de fiscalizar e cobrar que as creches prometidas, a melhoria da rede de Saúde que salve vidas, a retomada do programa Família Saudável, o investimento em infraestrutura sejam efetivados. “Temos vitória eleitoral importante porque tivemos uma bancada eleita de dez vereadores, mais os aliados. Esses representantes do povo vão ser fundamentais para cobrar que o programa apresentado seja cumprido”, disse.

Edmilson também ressaltou que não questiona o resultado eleitoral, mas é fato que a compra de votos, com uso da máquina pública, envergonhou o processo eleitoral. Ele citou atos do governo adotados às vésperas da eleição, como a redução do valor cobrado da taxa mineral, recurso que foi anunciado pelo governo necessário para investimentos no Estado. “A Vale pagaria R$ 800 milhões, mas a quatro dias da eleição, o valor foi reduzido a R$ 400 milhões ao ano. O que o PSOL pode fazer para enfrentar a máquina desse tamanho, que claramente foi usada. Infelizmente, já faz parte da cultura política, o uso do que é público”, avaliou. Ele concluiu dizendo que deseja “boa administração ao prefeito eleito e sorte ao povo”.


COMPARTILHEM !!!


O adeus de JOSÉ SERRA (PSDB)

COMPARTILHEM !!!






COMPARTILHEM !!!


Meditações Eleitorais

Meditações Eleitorais

COMPARTILHEM !!!


O PT ganhou de lavada a joia da coroa: São Paulo, a maior cidade do País. E isso apesar do julgamento do mensalão em plena campanha eleitoral.
Mas nem no caso de São Paulo os tucanos podem se queixar. Pelo contrário: precisam é agradecer, efusivamente, aos manos petistas.
Afinal, a maior vitória do PSDB nestas eleições foi se livrar definitivamente de José Serra, o que abre uma autoestrada diante da candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, em 2014.
Agora, só falta os tucanos se livrarem de Simão Jatene.”

(...)

Edmilson Rodrigues está pagando pelos muitos erros que cometeu ao longo de seus oito anos como prefeito de Belém. E não só.
Também está pagando por pertencer a um partido que faz política de forma religiosa, o que não tem condições de prosperar.
Essa incapacidade de separar política e religião ficou patente naquele racha em que um grupo de psolistas simplesmente recusou publicamente o apoio do PT e deu um voto “crítico” a Edmilson – ou seja, ao próprio candidato do PSOL, e em plena campanha eleitoral.
É uma pena, porque Edmilson tem de fato toda uma vida a demonstrar um profundo compromisso com a população mais necessitada.
Mas sem rever o seu comportamento político, e convencer as pessoas de que reviu o seu comportamento político, Edmilson, infelizmente, não vai chegar a lado algum.”

(...)

“É claro que para a vitória de Zenaldo também pesou a manipulação mental da propaganda, coisa que os partidos precisam discutir seriamente, como parte da reforma política.
E há, ainda, questões complicadas, como as denúncias que pululam na internet acerca de uso da máquina e até de compra de votos.
No entanto, não há lógica nessa crença de que a compra de votos poderia proporcionar uma diferença tão grande como a registrada entre Zenaldo e Edmilson, que ficou em torno de 13%, ou 100 mil votos.
Já as denúncias de uso da máquina do Governo do Estado, essas, sim, parecem um pouco mais consistentes e têm de ser devidamente apuradas.”

Leia na íntegra em: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/


COMPARTILHEM !!!


2° TURNO EM CAPITAIS: RESULTADO DO CONFRONTO DIRETO PT X PSDB

2° TURNO EM CAPITAIS: RESULTADO DO CONFRONTO DIRETO PT X PSDB

COMPARTILHEM !!!




SÃO PAULO/SP
6.896.290
Fernando Haddad PT
55,57%
3.387.720
 José Serra PSDB
44,43%
2.708.768

JOÃO PESSOA/PB
397.428
Luciano Cartaxo PT
68,13%
246.581
Cicero Lucena PSDB
31,87%
115.369

RIO BRANCO/AC
182.983
Marcus Alexandre PT
50,77%
90.557
Tião Bocalom PSDB
49,23%
87.818


COMPARTILHEM !!!


PT VENCE NA MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA

PT VENCE NA MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA

COMPARTILHEM !!!



Vitória em São Paulo: Petista Fernando Haddad é o novo prefeito da capital paulista
Fernando Haddad (PT) é o novo prefeito de São Paulo (Foto: Paulo Pinto)

Ex-ministro da Educação nos governo Lula e Dilma vai governar a maior cidade do País


O petista Fernando Haddad, ex-ministro da Educação nos governos de Lula e Dilma Rousseff é o novo prefeito de São Paulo.
Haddad venceu o tucano José Serra com 56% dos votos válidos.
Trajetória de Fernando Haddad
O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que ocupou a pasta entre julho de 2005 e janeiro de 2012, nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, é filiado ao PT desde 1983 e esta é a primeira eleição de sua vida pública. Antes desta campanha, as únicas experiências em urnas foram na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital, quando cursava o terceiro ano e foi eleito vice-presidente do Centro Acadêmico 11 de Agosto em uma chapa encabeçada pelo jornalista Eugenio Bucci. No ano seguinte foi o presidente. Indicado por Lula para disputar a prefeitura paulistana, Haddad apareceu com apenas 3% das intenções de voto na primeira pesquisa, divulgada em maio pelo Ibope.
Para comparação, o adversário a ser batido então despontava com quase 40% das sondagens. Aos 70 anos, José Serra (PSDB) já havia disputado nove eleições, tendo vencido duas para deputado, uma para senador, uma para governador e uma para prefeito; e perdido duas à Presidência da República e outras duas à prefeitura – agora três, sendo que na reta final comportou-se mais como franco-atirador, interessado em preservar, para os que vierem depois dele, o que há de rejeição ao PT. Haddad estava ainda atrás de Paulinho da Força (PDT), Gabriel Chalita (PMDB), Soninha Francine (PPS), Netinho de Paula (PCdoB) e Celso Russomano (PRB).
Nestes cinco meses o intelectual com sólida carreira acadêmica, e tido como gestor eficiente à frente do Ministério da Educação, foi perdendo o acanhamento e a falta de traquejo em campanha eleitoral e no corpo a corpo com os eleitores, ganhando pontos nas pesquisas, pedidos de autógrafo e também de fotografias junto a moradores durante comícios e caminhadas. O Haddad que teve seu nome exposto nas urnas eletrônicas do maior colégio eleitoral do país, neste domingo é, pelo menos um pouco, diferente daquele dos 3% que mal tinha companhia de militantes nas andanças pela cidade e era bastante desconhecido dos eleitores, principalmente da periferia. 
Paulistano, nasceu no dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro, em 1963, e cresceu no bairro Planalto Paulista. Aos 18 anos entrou para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Também na USP, fez mestrado em Economia e doutorado em Filosofia. Filho de Khalil Haddad, libanês que deixou seu país com 22 anos de idade e imigrou para São Paulo em 1947, e de Norma Thereza Goussain Haddad, filha de libaneses, Fernando é o único homem entre as irmãs Priscila e Lúcia, uma mais velha e outra mais nova do que ele.
O pai era camponês no Líbano e estudou até os oito anos. Quando veio para São Paulo foi trabalhar como atacadista de tecidos na rua 25 de Março e depois de 11 anos no Brasil casou-se com Thereza. A mãe formou-se no curso de Magistério no Liceu Pasteur, onde aprendeu francês. Ela se casou com 20 anos e foi ser dona de casa. Encheu as estantes com as principais enciclopédias do mercado na época e fez de tudo para garantir boa educação aos filhos.
Haddad fez o ensino básico no Ateneu Ricardo Nunes e o secundário no Colégio Bandeirantes e sonhava em ser engenheiro. Mas acabou trocando os cálculos pelos códigos de leis quando seu pai perdeu a casa ao se ver envolvido por um golpe de um estelionatário. A difícil situação da família fez Haddad prometer a si mesmo que não queria passar por uma situação similar. “O caminho para isso dava no Largo de São Francisco, onde se encontra a velha Academia de Direito. E para lá eu fui.” Em 1988, depois de formado e aos 25 anos casou-se com a dentista Ana Estela Haddad. Quatro anos depois o casal teve o primeiro filho, Frederico. Em 2000 nasceu Ana Carolina.
Atuou em incorporação e construção civil, foi analista de investimento, professor no Departamento de Ciência Política na USP, consultor na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Nesse ínterim, em 1997, a família se desfez do negócio mantido na Rua 25 de Março, por conta de problemas de saúde do pai.
Em 2001, convidado por João Sayad, então secretário de Finanças na Prefeitura de São Paulo na administração de Marta Suplicy, Haddad, assume a chefia de gabinete da Secretaria. Trabalhou na estratégia de escalonamento dos débitos junto aos credores e ajudou a organizar as finanças municipais, o que permitiria a retomada da capacidade de investimento depois de dois anos de mandato. Em 2003, deixou a prefeitura para se tornar assessor especial no Ministério do Planejamento, sob o comando do então ministro Guido Mantega, atual ministro da Fazenda.
Em 2004 assumiu o posto de secretário-executivo no Ministério da Educação – função logo abaixo da do ministro na hierarquia do órgão, então comandado por Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul. Na verdade, ministro responde pelo comando político na estrutura de um ministério; e secretário-executivo responde pela gestão operacional. Haddad estava para Genro como Dilma, chefe da Casa Civil, estava para o então presidente Lula.
Com a ida de Tarso Genro para o Ministério da Justiça, em 2005, Haddad assumiu o comando da Educação.
Ali criou o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que atendeu a mais de 1 milhão de estudantes desde que foi implementado, em 2005, até o segundo semestre de 2012, e a maioria (67%) com bolsa de estudo integral. No período em que Haddad esteve no ministério, as vagas no ensino superior público federal passaram de 139,9 mil em para 218,2 mil, foram criados 126 campus universitários federais, 214 escolas técnicas e 587 polos de educação à distância. O número de formandos cresceu 195% nos últimos dez anos. Haddad foi um dos poucos ministros da era Lula mantido pela presidenta Dilma, eleita em 2010. Só deixou o posto no início deste ano para participar da disputa pela sucessão paulistana.
pt.org.br


COMPARTILHEM !!!


APURAÇÃO AMAPÁ - TSE 18:24h

APURAÇÃO AMAPÁ - TSE 18:24h

COMPARTILHEM !!!


CARTAXO(PSOL)
50,58%
Roberto (PDT)
49,42%
Total apurado
98,37%


COMPARTILHEM !!!


APURAÇÃO JOÃO PESSOA - TSE 18:09h

APURAÇÃO JOÃO PESSOA - TSE 18:09h

COMPARTILHEM !!!


CARTAXO (PT)
68,08%
Lucena (PSDB)
31,92%
Total apurado
85,71%


COMPARTILHEM !!!


PARCIAL APURAÇÃO TRE-PA 17:59h

PARCIAL APURAÇÃO TRE-PA 17:59h

COMPARTILHEM !!!


EDMILSON
43,71%
ZENALDO
56,29%
Total apurado
86,83%


COMPARTILHEM !!!


RELATOS DE BOCA DE URNA: EDMILSON 55 X ZENALDO 45

RELATOS DE BOCA DE URNA: EDMILSON 55 X ZENALDO 45

COMPARTILHEM !!!



Nossos companheiros e companheiras, irmãos e irmãs, vizinhos e vizinhas e a criançada das famílias de Belém nos informam, empolgadamente, que o vermelho está decisivamente tomando as ruas da cidade das mangueiras.

É a vitória dos trabalhadores e trabalhadoras, daqueles que carregam o sangue vermelho nas veias bombeando e contagiando as consciências, são as declarações de voto mais importantes que trazem na singeleza das falas a verdade das ruas, da esperança na verdade das runas de que Belém volte a ser governada pelas mãos do Povo de Belém.

Contra a força do dinheiro, o povo manda seu recado, que aqui apenas transmitimos com carinho, por considerarmos que a vida e o futuro não se compra, se conquista na luta, no suor e na beleza das ideias e ideais.

Aqueles que amam Belém não deixarão os coveiros de sonhos impunes e darão a resposta da “mudança com certeza” neste histórico domingo, início e mudança de rumos onde a esperança novamente vencerá o medo.

Vista sua roupa vermelha, leve sua bandeira, pinte seu rosto e vá as ruas mostrar o seu carinho e amor por esta centenária morena de todos nós: Belém, com certeza!

Vote 50! Vote Edmilson!


Edmilson 50


COMPARTILHEM !!!


MOVIMENTAÇÃO DEMOCRÁTICA NAS RUAS DE BELÉM

COMPARTILHEM !!!


Se visual servir de termômetro para medir o sentimento dos cidadãos/eleitores belenenses e pelo que observamos desde as 7:50h deste domingo eleitoral, até agora (aproximadamente 11:13h), foi o equilíbrio entre aqueles que apoiam Edmilson 50 e Zenaldo 45.

Andando pelos bairros da Cidade Velha, Campinas, Reduto, Umarizal, Sacramenta, Pedreira, Marco, Marambaia, São Brás, Cremação, Condor e Jurunas, o equilíbrio entre o vermelhaço e o amarelão expressão uma cidade dividida e uma eleição, portanto, disputada voto a voto, cabeça a cabeça, bandeira a bandeira.

Observamos ainda que a despeito do 1° turno este 2° não apresenta, nas ruas a tensão dos bastidores das campanhas, e até aqui ninguém grita vitória. Parece mesmo que a prudencia tomou conta, inclusive, da blogsfera. 

De mais concreto mesmo só a "compra de voto" que ainda rola solta, como na frente do residencial Império Amazônico, que ao lado de numa caminhonete prateada via-se a luz do dia cabos eleitorais de Zenaldo "comprando consciências", e mesmo com a presença da polícia ainda insistiam na prática nefasta (ver foto abaixo).




COMPARTILHEM !!!


BELÉM SEGUNDO TURNO 2012: EDMILSON 51%, ZENALDO 49%

BELÉM SEGUNDO TURNO 2012: EDMILSON 51%, ZENALDO 49%

COMPARTILHEM !!!


DIÁRIO DO PARÁ, DIA 28 DE OUTUBRO

Edmilson Rodrigues (Psol) aparece com 51% dos votos válidos (excluídos bancos, nulos e indecisos) e Zenaldo Coutinho (PSDB) com 49% na pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob protocolo PA 00342/2012 e ouviu 800 eleitores entre os  dias 24 e 26 de outubro. 





Edmilson Rodrigues aparece na frente também na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores pelos pesquisadores, e não descartando os votos brancos, nulos e os que estão indecisos. Nas intensões de voto, o candidato do Psol aparece com 48% e o tucano com 45%. Brancos e nulos somam 3% e os que não souberam ou não opinaram são 4%.

Ao serem indagados sobre o candidato em que não votariam de jeito nenhum, os eleitores colocaram Zenaldo na frente, com 37%, e Edmilson em seguida, com 33%. Os que disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos somaram 25%, e os que não souberam ou não responderam a essa questão somaram 5%.


COMPARTILHEM !!!


Belém: Pesquisa Doxa confirma virada de Edmilson

Belém: Pesquisa Doxa confirma virada de Edmilson

COMPARTILHEM !!!



A pesquisa foi fechada as 16h deste sábado com 800 entrevistados em todos os oito Distritos administrativos de Belém, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos dos resultados finais . De acordo com os dados levantados, os dois candidatos encontram-se empatados tecnicamente. O prefeito de Belém será decidido voto a voto no dia de amanhã. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número 00341/2012, sob responsabilidade do Instituto Doxa Pesquisa. Confira a pesquisa no site da Doxa Comunicação.


COMPARTILHEM !!!


Confirmado, PESQUISA APONTA EDMILSON PREFEITO DE BELÉM

COMPARTILHEM !!!




COMPARTILHEM !!!


Belém: PMs “escoltavam” caminhada de Zenaldo, na Sacramenta

COMPARTILHEM !!!



Soldados da PM teriam sido usados para “escoltar” caminhada da campanha de Zenaldo na Sacramenta. Advogadas pedem que MPF investigue o caso, para que Justiça casse a candidatura de Zenaldo. Fotos registram presença de PMs na manifestação, comandada por diretor da Fábrica Esperança.


 (Foto extraída do blog Contraponto)

As advogadas Valéria Fidelis e Isaura Campos protocolaram, ontem (26), no Ministério Público Federal, pedido de investigação contra o candidato do PSDB à Prefeitura de Belém, Zenaldo Coutinho, que teria usado funcionários públicos em sua campanha política.

No documento, as advogadas pedem que o MPF ajuíze ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para cassar o registro de candidatura de Zenaldo, caso a ilegalidade seja comprovada durante as investigações.

Segundo Valéria Fidelis, o fato ocorreu no último dia 25, por volta das 10 horas, às proximidades da Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta.

Uma viatura e soldados da Polícia Militar do Estado teriam “escoltado” um grupo de militantes do PSDB que realizava uma caminhada no bairro, para distribuir material de propaganda de Zenaldo.

Além disso, a caminhada teria sido coordenada por Fabrício Gama, que é diretor geral da Organização Social (OS) Associação Pólo Produtivo do Pará.

A OS receberia recursos do Governo do Estado para a manutenção da Fábrica Esperança, que trabalha com a ressocialização de egressos do Sistema Penal.

As advogadas anexaram à denúncia fotos dos policiais, da viatura da PM e de Fabrício Gama.

E mais: também teriam fotografado um veículo da Prefeitura de Belém que se encontrava parado às proximidades da caminhada.

O pedido de investigação foi noticiado em primeira mão pelo blog Contraponto, de Marabá (http://contrapontomaraba.blogspot.com.br/2012/10/em-belem-edmilson-denuncia-zenaldo-por.html).

Mas a Assessoria Jurídica de Edmilson Rodrigues disse desconhecer a denúncia, que, na verdade, não teria sido realizada em nome da campanha de Edmilson, mas, das duas advogadas.

Ontem à noite, a Perereca da Vizinha conseguiu falar com Valéria Fidelis.

Ela confirmou que, embora trabalhe na campanha de Edmilson, a Representação ao MPF foi realizada apenas em nome dela e de Isaura, que testemunharam as supostas ilegalidades.

Valéria contou que, junto com Isaura, havia se deslocado na manhã do dia 25 até a Praça Dorothy Stang, na Sacramenta, para verificar denúncias de que partidários de Zenaldo estariam afixando bandeiras e outros materiais de propaganda em postes, o que é irregular.

“Aí, quando chegamos na praça Dorothy Stang, nos deparamos com a caminhada de Zenaldo e ficamos olhando, para ver se não eram aquelas pessoas que estavam afixando propaganda irregularmente. E foi quando vimos a viatura da PM, escoltando a caminhada. Os policiais iam a pé, um de cada lado. E também vimos o Fabrício, que até usa uma camisa de identificação com o nome dele, e que nós sabemos que é presidente da Fábrica Esperança”, contou.

Segundo Valéria, se o Ministério Público conseguir comprovar os fatos que ela e Isaura testemunharam, ficará configurado o uso da máquina pública, o abuso de poder econômico pela campanha de Zenaldo, o que poderá levar à inelegibilidade do tucano.

“Servidores públicos não são pagos para escoltar caminhadas. A gente paga o salário deles não é para isso”, observou.

O blog perguntou várias vezes a Valéria se os policiais estavam, de fato, “escoltando” a caminhada de Zenaldo. Ou seja, se a viatura da PM não teria, na verdade, ficado presa na rua estreita, em decorrência daquela manifestação.

A resposta dela: “A caminhada seguia e eles (a viatura e os policiais) seguiam atrás, como retaguarda. Ia um policial a pé em cada ponta, acompanhando. Muita gente viu isso lá. É só perguntar aos moradores da rua. E o carro da PM não estava “preso”, não. Como é uma praça, e não uma via principal; como é uma rua que rodeia a praça, eles poderiam muito bem ter dado ré e voltado, não precisavam ficar atrás da caminhada”.

Valéria acentuou que a Lei proíbe expressamente a utilização de servidores públicos em campanhas eleitorais e disse não haver justificativa para que os policiais estivessem ali – nem mesmo a eventual segurança dos partidários de Zenaldo, como argumentou o blog.

“Por que motivo, se era só uma caminhada?”, perguntou a advogada. “Isso não tem sentido se a Lei veda, e o máximo que se faz é comunicar à autoridade policial e ao TRE que a atividade, uma caminhada, por exemplo, vai acontecer. Mas escolta, isso não acontece, porque é proibido por Lei”. E Esclareceu: “Não está proibida especificamente a escolta, mas é vedado o uso da máquina pública”.

Ela disse que, na Representação ao Ministério Público, foram anexadas seis ou sete fotos.

O pedido é para que o MP investigue os fatos e, se comprovadas as ilegalidades, ajuíze denúncia na Justiça Eleitoral para cassar o registro de candidatura de Zenaldo e da vice dele, ou o diploma de posse de ambos, caso o tucano vença as eleições.

Valéria disse que nem ela nem Isaura viram Zenaldo ou a vice dele naquela caminhada, da qual participavam umas 20 ou 25 pessoas, que iam de porta em porta oferecendo bandeiras e outros materiais de propaganda do candidato.

Ela contou que também havia um carro da Prefeitura de Belém parado às proximidades da caminhada. Não lembra à qual organismo municipal pertencia o carro, mas garante que nas fotos anexadas na Representação ele pode ser visto nitidamente.

“O carro da Prefeitura estava estacionado lá. Não sei se estava acompanhando a caminhada, ou se estava resolvendo algum problema por perto. É um caso a investigar”, comentou.

Ela disse que também não se lembra do nome da rua onde tudo aconteceu, apenas da praça Dorothy Stang, que é a referência daquela área. E que tão logo fizeram as fotos, ela e Isaura foram embora, por medo de que alguém tentasse apreender a câmera.

Quanto a Fabrício Gama, a advogada disse desconhecer se ele está ou não afastado da Fábrica Esperança, coisa que caberá ao MP esclarecer.

E acentuou que mesmo que ele não seja funcionário público, o salário que recebe é pago com recursos públicos, já que a Fábrica Esperança é mantida com dinheiro do Governo.

“Ele (Fabrício) não poderia estar lá, a não ser que esteja afastado do cargo”, afirmou.

Ainda segundo Valéria, era Fabrício quem coordenava a caminhada da campanha de Zenaldo.





COMPARTILHEM !!!


Eleitor considera Haddad inovador e o que mais defenderá os pobres se for eleito prefeito no domingo. O tucano José Serra é considerado mais preparado, mas é identificado como autoritário e defensor dos ricos.

Eleitor considera Haddad inovador e o que mais defenderá os pobres se for eleito prefeito no domingo. O tucano José Serra é considerado mais preparado, mas é identificado como autoritário e defensor dos ricos.

COMPARTILHEM !!!



Esses são os resultados que mais chamam a atenção no capítulo da pesquisa Datafolha que apurou atributos positivos e negativos dos dois postulantes à prefeitura.

As conclusões ajudam a explicar, em parte, a liderança de Haddad no levantamento de intenções de voto. Ele tem 49% contra 34% do tucano.

Para investigar os atributos dos candidatos, o Datafolha listou 11 características positivas e quatro negativas e pediu que cada eleitor associasse Haddad ou Serra a cada atributo. Foram feitas 2.084 entrevistas, o que resulta numa margem de erro de dois pontos.

No grupo de 11 predicados positivos, o jogo é equilibrado. Haddad vence Serra em cinco, mas perde nos outros quatro. Além de ser visto com o mais inovador e o que mais defenderá os pobres, ganha como o mais preparado para cuidar da educação, do transporte e do trânsito.

Já Serra vence de Haddad quando o eleitor é convidado a apontar o mais inteligente, o mais realizador, o mais preparado para cuidar da saúde. Além de ser visto como o mais preparado em geral.

O jogo desequilibra no instante em que o eleitor é chamado a associar os concorrentes a características negativas. Nessa seção, Serra "vence" Haddad nas quatro questões apresentadas. Além de autoritário e pró-rico, é visto como o mais indeciso e o que mais faz promessas que não poderá cumprir.

A percepção de que Serra é o mais autoritário e o que mais defenderá os ricos se vencer é forte mesmo entre os seus próprios eleitores.

No grupo dos que declaram voto em Serra, 63% dizem que o tucano é o mais autoritário, enquanto Haddad fica com 19%. Nesse mesmo universo, 34% dizem que Serra é o que mais defenderá os ricos contra 20% de Haddad.

No recorte de classe, a pesquisa mostra que quanto maior a renda do eleitor, mais ele duvida que algum candidato defenderá os ricos.
No grupo dos que vivem em famílias com mais de R$ 6.220 de renda, 22% dizem que nenhum candidatos defenderá os ricos. Mas mesmo nesse universo, a maioria (53%) também acha que Serra é o maior defensor dos abastados. 

RICARDO MENDONÇA, FOLHA DE SÃO PAULO 


COMPARTILHEM !!!


Belém: Lula e Dilma impulsionam virada de Edmilson (52%) sobre o tucano Zenaldo (48%)

COMPARTILHEM !!!



Pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, confirma a subida e virada histórica de EDMILSON RODRIGUES, do PSOL, impulsionado pela participação do ex-presidente LULA e da presidente DILMA na campanha.



COMPARTILHEM !!!


Pesquisas São Paulo: Votos válidos, Haddad tem 57% e Serra 43%

Pesquisas São Paulo: Votos válidos, Haddad tem 57% e Serra 43%

COMPARTILHEM !!!




Haddad, vantagem pelo Datafolha (15 pontos) e Ibope (13 pontos)

Informa que pesquisa Datafolha para a Prefeitura de São Paulo mostra que Fernando Haddad (PT) se mantém com 49% das intenções de voto e está 15 pontos à frente de José Serra (PSDB). O tucano oscilou dentro da margem de erro dois pontos para cima e agora tem 34%.

 As taxas de rejeição dos candidatos mostram que, assim como no levantamento anterior, 52% dos entrevistados disseram que não votam em Serra de jeito nenhum. Já a rejeição a Haddad oscilou dois pontos para cima, de 34% para 36%.

O percentual de eleitores que dizem estar indecisos caiu de 9% para 6%. Valor registra internamente que “Serra sobe dentro da margem de erro no Ibope e no Datafolha”. 

Em votos válidos, Haddad tem 57% e o tucano, 43%



COMPARTILHEM !!!


Revista

Revista

Seguidores