A Líbia e a OTAN, Questão de Classe‏

A Líbia e a OTAN, Questão de Classe‏

COMPARTILHEM !!!




 Qual o sentido do grande jogo da política internacional que se desenrola na Líbia hoje?
Considerando as grandes forças envolvidas, pois é disto que se trata: EUA mais Europa Ocidental agindo em conjunto, conseguiram o apoio do Conselho de Segurança da ONU para atacar um país em guerra civil.
Violando a acarta das Nações Unidas estas forças tomaram parte contra o governo constituído da Líbia e em benefício de uma facção rebelde tribal que partiu para a luta armada para derrubar o governo.
Mas são nos detalhes que as coisas aparecem, neste caso o protagonismo foi cedido pelos EUA aos seus parceiros Europeus.  E o instrumento para as ações militares ofensivas é a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), esta é a grande relevância do processo.
Consolida-se assim a decisão americana de compartilhar com os países europeus o ônus e o bônus de ações militares expansionistas contra os demais países que se encontram fora de seu sistema. No formato da OTAN as forças dos EUA e Europa se multiplicam.
Os EUA tem 300 milhões de habitantes, a Europa mais 300 milhões, a soma de seu poder econômico e sua indústria militar forma um polo de poder sem rival. Esta força combinada já atuou para o desmembramento da Iugoslávia, tomou conjuntamente o Afeganistão, participou parcialmente da conquista do Iraque e agora vai pra cima da Líbia.
O sistema OTAN de EUA mais Europa tem interesses imperiais convergentes, seu aparato econômico e militar é integrado, sua capacidade de influência sobre o resto do mundo é marcante, inclusive na mídia e no jornalismo.
As empresas de comunicação e os noticiários no nosso país e do resto do mundo repetem e repercutem as diretrizes que emanam do centro imperial do norte, facilitando a disseminação das justificativas para as suas intervenções militares. Assim ocorreu em todas as guerras citadas e agora o enredo se repete, com a demonização do Kadafi (tarefa fácil, aliás).
O foco da OTAN, sempre liderado pelos EUA, é manter o controle da periferia, expandir seu sistema e confrontar com as potências emergentes – os BRICS, aí estamos nós e mesmo os países mais fortes com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU (China e Rússia), poucas vezes tem se mantido firmes ante ao avanço militar da OTAN contra os países independentes .
Vamos buscar compreender o processo histórico da guerra contra Líbia:
No regime de Kadafi, desenvolveu-se uma economia nacionalizada, com o maior IDH da África e a manutenção do sistema tribal tradicional do país.
O sistema Líbio também é caracterizado pela estatização do controle do petróleo, assim 90% dos benefícios da exploração deste recurso ficam na Líbia, é esta a equação que a OTAN quer mudar.
Outra diferença do regime Líbio é que o Banco Central e as finanças do país são públicas não se permite o circuito especulativo privado, o governo financia a infraestrutura e a economia com empréstimos sem juros.
Kadafi era tratado como um pária, mas as pressões aumentaram em 2003 com a invasão e conquista do Iraque, seguida pela manifestação clara dos EUA de que a Líbia era um dos próximos da lista.
Então, em 2004 Kadafi fez sua conversão, vendeu sua alma para o sistema econômico ocidental e se abraçou ao mesmo capitalismo mafioso implantado na Argentina de Menem, na Rússia de Yeltsin e no Brasil de Collor/FHC. Com privatizações criminosas ou suspeitas para grupos escolhidos, desnacionalização e facilitação dos negócios de petróleo aos europeus e americanos e o estabelecimento de cartéis privados.
 E similar a todos os países que seguiram estas receitas a Líbia chegou aos mesmos resultados: alguma dinâmica econômica no curto prazo, concentração de rendas e propriedades, aumento do desemprego, desagregação social  e distúrbios sociais graves. Até aí tudo dentro do previsto.
Os países europeus e os EUA receberam enormes investimentos de fundos líbios, e adquiriram  vários negócios na Líbia, Kadafi se integrou ao sistema,  inclusive politicamente, vide o financiamento ilegal da campanha eleitoral do Sarkozy (segundo o filho de Kadafi, que prometeu provar o financiamento com documentos) e foi  recebido com deferência em todos os países que hoje o atacam.
De uma hora para outra, os países da OTAN agora apoiam política e militarmente uma tribo contrária, querem uma mudança de regime, estão descartando o querido Kadafi e seus negócios. Mas o que aconteceu agora?
Uma decisão do governo Líbio foi o ponto de virada, a criação de uma moeda para transações internacionais para a África o Dinar-OURO, além de manter seu Banco Central público e suas reservas em ouro, e não em títulos da dívida americana-europeia ou dólares-euros.
É aí que está o sentido do processo, Kadafi nunca teve a real confiança do sistema, aliás, ninguém acredita em conversão total: Negociou-se com ele enquanto não tinham outra opção na mão.
Agora construiu-se a opção e que desde o início foi armada e violenta, não importa, e que fique claro que os revoltosos jamais teriam o apoio tão intenso e imediato se já não fossem grupos previamente associados aos europeus.
Esta é a grande lição para os partidos e organizações de esquerda, o PT inclusive. Não importa a quantidade de benefícios que sejam dados ou prometidos para a elite capitalista nacional ou estrangeira, o sentimento de desconfiança, rejeição profunda, preconceito e principalmente a visão de classe não mudam.
Kadafi deu tudo, agora querem seu pescoço para passar uma corda, querem seu país inteiro, sem intermediários, querem colocar no trono líbio um de seus pares, de preferência da antiga realeza líbia da tribo de Bengazi.
No jogo nunca importou se Kadafi é bom ou ruim, se fez certo ou errado, como vemos nos países vizinhos a Líbia, se o ditador é aceito no clube da elite euro-americana, pode tudo e tem apoio integral.
A moral da história é de que quem se criou na esquerda ou já foi pária, pode até trair seus valores, e vender seus princípios ou seu país, ainda assim jamais terá a confiança de um filho da aristocracia.





COMPARTILHEM !!!


A rapina do século: O assalto aos fundos soberanos líbios‏

A rapina do século: O assalto aos fundos soberanos líbios‏

COMPARTILHEM !!!


por Manlio Dinucci
 
O objetivo da guerra na Líbia não é apenas o petróleo, cujas

reservas (estimadas em 60 mil milhões de barris) são as mais

importantes da África e cujos custos de extração estão entre os mais

baixos do mundo. Nem, tão pouco, o gás natural, cujas reservas são

estimadas em cerca de 1500 mil milhões de m3. Na mira dos

"voluntários" da operação "Protetor unificado" também estão
 
os fundos soberanos, os capitais que o Estado líbio investiu no estrangeiro.

Os fundos soberanos geridos pela Libyan Investment Authority (LIA) são

estimados em cerca de 70 mil milhões de dólares, que sobem a mais de

150 se se incluírem os investimentos estrangeiros do Banco Central e

de outros organismos. E poderiam ser ainda mais importantes. Ainda que

sejam inferiores aos da Arábia Saudita ou do Kuwait, os fundos

soberanos líbios caracterizam-se pelo seu crescimento rápido. Quando a

LIA foi constituída em 2006, ela dispunha de 40 mil milhões de

dólares. Em apenas cinco anos ela efetuou investimentos em mais de

uma centena de sociedades norte-africanas, asiáticas, européias,

norte-americanas e sul-americanas: holdings, bancos, imobiliário,

indústria, companhias de petróleo e outras
 
Leia mais:   http://goo.gl/ZobmG


COMPARTILHEM !!!


DIRETÓRIO NACIONAL DO PT: RESOLUÇÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA

DIRETÓRIO NACIONAL DO PT: RESOLUÇÃO SOBRE A REFORMA POLÍTICA

COMPARTILHEM !!!



REFORMA POLÍTICA PARA UM BRASIL MAIS DEMOCRÁTICO

Pela terceira vez na última década, o Congresso Nacional coloca agora em pauta a discussão da reforma do sistema político e eleitoral brasileiro. A conjuntura atual levanta a possibilidade de que a reforma política possa ter alguns avanços significativos.  São sinais disso: os resultados favoráveis da Comissão Especial de Reforma Política no Senado, as perspectivas promissoras da Comissão Especial na Câmara, as articulações de partidos de esquerda e centro-esquerda, as movimentações nos outros partidos, as manifestações de entidades, movimentos e personalidades influentes na sociedade, a disposição do companheiro Lula de se dedicar intensamente ao tema.

O atual sistema contém virtudes que precisam ser preservadas, entre elas o sistema de proporcionalidade nas eleições parlamentares, o voto obrigatório, a ausência de cláusula de barreira. Possui distorções que precisam ser corrigidas, entre elas a sub-representação de mulheres, de negros e de outros largos segmentos da sociedade; o enfraquecimento dos partidos políticos; as distorções na representação popular no plano federativo que não atendem ao princípio de “uma pessoa, um voto”; a falta de limitação do número de mandatos legislativos; a atribuição de câmara revisora em todas as questões ao Senado; o excessivo tempo de mandato e de número de senadores por estado e a forma de eleição de seus suplentes. Possui vícios que precisam ser eliminados, como o financiamento privado que superpotencializa a influência do grande capital na política e que favorece a corrupção.

O Diretório Nacional do PT entende que devem, o partido e suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, concentrar-se especialmente na defesa: do    financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais; do voto em lista partidária preordenada no sistema proporcional, garantindo a representação paritária das mulheres e objetivando o recorte étnico-racial; da fidelidade partidária; das medidas que promovam e facilitem a participação popular no processo político, como as leis de iniciativa popular, plebiscitos, referendos, a institucionalização de conselhos, conferências, orçamentos participativos.

A Comissão Executiva Nacional e as Bancadas na Câmara e no Senado ficam mandatadas para monitorar as negociações partidárias, as mediações parlamentares, e as decisões necessárias à conquista dos maiores avanços possíveis nesta conjuntura. O Diretório Nacional orienta a Comissão Executiva Nacional, suas bancadas no Congresso, e a Fundação Perseu Abramo, a formar uma Comissão Nacional do PT pela Reforma Política, que deverá auxiliar, para este objetivo, na articulação de todas as frentes de ação do nosso partido, na relação com os outros partidos e forças sociais, com a presidenta Dilma, e com o ex-presidente Lula.

É condição para o êxito desta reforma a mobilização de todas as forças que buscam o aprimoramento da democracia brasileira. O PT contribuirá neste sentido organizando eventos pela reforma nos estados e municípios, preferencialmente em ação conjunta com outras forças políticas e sociais. O Diretório Nacional recomenda a todos os diretórios estaduais, municipais, zonais e aos setoriais do partido que realizem debates e organizem em seu âmbito a campanha sobre a reforma política que queremos, e recomenda a seus filiados que participem dos debates que serão realizados nos estados pela comissão especial de reforma política da Câmara dos Deputados. Os parlamentares do PT em todos os níveis, as lideranças partidárias na sociedade, os articulistas nas diversas mídias, com destaque para as redes sociais na internet, dedicarão ao tema pronunciamentos e manifestações. Atenção especial será dada às articulações com as centrais sindicais, com as entidades que participam da Coordenação dos Movimentos Sociais, com as organizações de mulheres, da juventude, de combate ao racismo. Nossa meta é que seja criado na sociedade um forte movimento popular que desemboque em manifestações públicas pelo país, ao mesmo tempo em que se desenvolvam as articulações e os consensos possíveis com as bancadas parlamentares na Câmara e no Senado, com os partidos políticos, com as fundações destes partidos.

Devemos também neste momento repudiar as tentativas de retrocesso em nosso sistema político e eleitoral, como aquelas que propõem o distritão e o sistema distrital, que são formas de exaltar individualidades, enfraquecendo os partidos, ou de encarecer ainda mais as campanhas eleitorais.  

Mais que antes, as condições são favoráveis para, com esta reforma, conquistar avanços na democracia brasileira.
 
Diretório Nacional do PT
Brasília, 30 de abril de 2011.


COMPARTILHEM !!!


PT aprova volta de Delúbio Soares ao partido

PT aprova volta de Delúbio Soares ao partido

COMPARTILHEM !!!


Refiliação foi aprovada pelo diretório nacional petista com 60 votos a favor, 15 contrários, e duas abstenções

 

por Andréia Sadi e Ricardo Galhardo, iG Brasília

Com 60 votos a favor e 15 contrários, o diretório nacional do PT aprovou a refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares ao partido, quase seis anos após a sua expulsão por gestão temerária. Delúbio foi o pivô do escândalo do mensalão, que resultou na maior crise enfrentada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Agência Estado
O ex-tesoureiro Delúbio Soares

Embora o resultado tenha sido amplamente favorável a Delúbio, não houve o consenso esperado. Em 2009, quando foi adiado o plano para tentar voltar aos quadros petistas, a intenção era que o diretório fosse unânime em favor do ex-tesoureiro.
Os votos contrários à refiliação, dados pelos membros da Articulação de Esquerda e a Mensagem ao Partido, demonstram que Delúbio terá resistências dentro do partido a partir de agora. A votação teve ainda duas abstenções. Delúbio protocolou na última quinta-feira o pedido de refiliação ao partido.
A ficha de refiliação será encaminhada ao diretório de Goiânia, base política do ex-tesoureiro, que não compareceu à reunião que selou sua volta à legenda. Sua defesa foi feita pelo deputado Ricardo Berzoini, o ex-deputado Virgílio Guimarães e o radical Bruno Maranhão, líder do MTST, grupo sem-terra que em junho de 2006 invadiu e depredou a Câmara dos deputados.
Berzoini era o presidente do PT na época da expulsão de Delúbio. Naquela ocasião, ele foi um dos responsáveis por defender a exclusão do tesoureiro. Em 2009 ele foi um dos que votou contra a inclusão do pleito de Delúbio na pauta do diretório. “Naquele momento fiz a defesa da expulsão, mas julgo que o Delúbio já pagou com o isolamento”, disse Berzoini.

Carlos Árabe, da Mensagem, Walter Pomar, Articulação de Esquerda e Renato Simões, também da esquerda petista, se manifestaram diante do diretório contra a volta de Delúbio.

Segundo relatos, Árabe argumentou que o ex-tesoureiro não fez uma autocrítica e que sua volta poderia prejudicar o partido. Já Simões, da Militância Socialista - corrente pequena do PT criada pelos militantes ligados à Igreja Católica - citou Santo Agostinho para fazer sua argumentação. Lembrando Agostinho, ele lembrou que os três critérios para o perdão são o arrependimento sincero, o reconhecimento público do erro, e a disposição de nunca mais pecar. “Mas com aquele bando de marxistas não consegui convencer ninguém”, disse Simões, após a decisão.

Aval de Lula

Delúbio, que desde quinta-feira está hospedado em um hotel em Brasília, foi comunicado do resultado pela sua mulher, Monica Valente. O resultado da votação foi comemorado com aplausos, principalmente pelos integrantes da corrente Construindo um Novo Brasil, o antigo Campo Majoritário, da qual Delúbio fazia parte. Delúbio volta ao partido após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dar carta branca para que o diretório nacional votasse o retorno do ex-tesoureiro. O iG apurou que Lula comunicou sua posição à direção petista na manhã da última segunda-feira, ao ser consultado sobre este e outros pontos que seriam levados à reunião do diretório.

O PT aguardava apenas o aval do ex-presidente para dar caráter formal à discussão sobre a volta de Delúbio. O ex-tesoureiro vinha tentando retornar aos quadros partidários desde 2009. Na época, acabou atendendo a um pedido da direção da sigla e retirou seu pedido, para evitar que o caso do mensalão voltasse ao noticiário em meio à campanha para eleger a presidenta Dilma Rousseff.
Nos últimos dias, alguns petistas ainda se empenhavam em esvaziar as discussões sobre o assunto. Dirigentes chegaram a jogar para o ex-tesoureiro a tarefa de apresentar um pedido formal, que então seria apreciado pelo diretório. Foi o que aconteceu na última quinta-feira.
O ex-tesoureiro retorna agora à legenda graças ao apoio obtido dentro da corrente Construindo um Novo Brasil, a mais forte do diretório nacional. O grupo, antes conhecido como Campo Majoritário, dava as cartas no PT até a crise do mensalão. Nela, estão inseridos nomes como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o próprio Lula.
Delúbio passou parte dos últimos meses empenhado em angariar votos de outros grupos. Logo no início, encontrou resistência de setores da corrente Mensagem ao Partido, criada pelo atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em cima da tese de que a crise de 2005 abria a necessidade de uma "refundação" do PT.
De volta à legenda, Delúbio já contra, inclusive, com apoio caso queira disputar as eleições municipais do ano que vem.

Prisão perpétua
Após a decisão, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, afirmou que a refiliação de Delúbio não representa uma anistia, mas, sim, "um momento novo".
"Não há julgamento sobre o fato da expulsão. Nós consideramos que ele foi punido, pagou pela expulsão e no PT não defendemos pena perpétua para ninguém", justificou.
O presidente do PT, Rui Falcão, disse que não falou com Delúbio após a aprovação do pedido. "Não temos expulsão perpétua. Delúbio assume com os mesmos direitos de qualquer filiado", disse.
Segundo Falcão, Delúbio assume com todos os direitos de filiados, mas não pleiteou nenhum cargo nos quadros do partido.


COMPARTILHEM !!!


MARCHA DA MACONHA, SEM REPRESSÃO!

MARCHA DA MACONHA, SEM REPRESSÃO!

COMPARTILHEM !!!


O Tribunal de Justiça do Rio divulgou na tarde desta quinta-feira (28) que aqueles que quiserem participar da Marcha da Maconha no dia 7 de maio de 2011 poderão fazê-lo sem risco de prisão. A decisão do juiz Alberto Fraga, do 4º Juizado Especial Criminal (Jecrim), do Leblon, na Zona Sul do Rio, foi dada em favor de quatro homens, mas é válida para todos os demais que participarem da manifestação. Eles deverão participar do movimento sem usar ou incentivar o uso da substância entorpecente.

O juiz acolheu o pedido com base em decisões anteriores, proferidas pelo então juiz titular do Jecrim do Leblon, hoje desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, que concedeu a ordem a fim de evitar a prisão dos manifestantes na marcha realizada em 1º de maio de 2010.

“Com efeito, o direito invocado pelos pacientes possui fundamento constitucional, a uma, por lhes ser conferida a possibilidade de reunião pacífica em locais abertos ao público, nos termos do artigo 5º, XVI da Constituição da República Federativa do Brasil. A duas, pois o que pretendem os postulantes é a garantia da expressão de uma idéia, uma opinião, um pensamento, o que se distingue de fazer apologia ao uso de substâncias entorpecentes ou a qualquer outra conduta delitiva, como o tráfico de drogas”, escreveu o juiz Alberto Fraga.

O magistrado afirmou ainda que a proposta da manifestação é discutir uma política pública e defender a exclusão da maconha do rol das substâncias ilícitas, sem, todavia, incentivar o seu uso ou comércio. Ele alertou, no entanto, que o Poder Judiciário, por meio da decisão, não está a chancelar o uso de qualquer tipo de droga.

A ação foi proposta contra o delegado de polícia da 14ª DP e o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar.

fonte: Jornal do Brasil


COMPARTILHEM !!!


Começam atos pelo Primeiro de Maio na Argentina

Começam atos pelo Primeiro de Maio na Argentina

COMPARTILHEM !!!


Da Prensa Latina

Buenos Aires, 29 abr (Prensa Latina) A poderosa Confederação Geral do Trabalho (CGT) da Argentina iniciará hoje aqui as celebrações pelo 1 de Maio com um ato no qual se prevê que participem mais de 400 mil filiados.
A comemoração será uma verdadeira festa dos trabalhadores organizados, que respaldarão a dignidade novamente implementada no país a partir de maio de 2003, sustentou ontem o líder sindical.
Hugo Moyano, secretário geral da CGT, tinha convocado a mobilização desta sexta-feira no final de março passado e então antecipou que a populosa Avenida 9 de Julio, onde acontecerá a concentração, "lotará de pessoas".
Ao ato desta tarde confirmaram sua presença os sindicatos de caminhoneiros, taxistas, ferroviários da Fraternidade, curtidores, portuários e trabalhadores do setor de carnes, enquanto os sindicatos dos serviços não participarão.
Em declarações difundidas ontem pela agência de notícias Télam, o secretário geral do Sindicato Unido Portuários Argentinos, Juan Corvalán, disse que esse setor estará presente para reafirmar o apoio ao projeto nacional que lidera a presidenta Cristina Fernández.
Este projeto -sustentou Corvalán- "tem a voz dos trabalhadores em cada discurso e também vontade de mudar a realidade como nunca na história tinha acontecido".
Ao ato assistirão também alguns dos ministros do Gabinete nacional, bem como o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli. Cristina Fernández não tem programada atividade oficial por se encontrar na sul província de Santa Cruz.
Por sua vez, a Central dos Trabalhadores Argentinos (CTA) realizará o ato pelo Dia Internacional do Trabalhador no próximo domingo e segundo antecipou seu secretário geral, Hugo Yasky, também se expressará ali o apoio à continuidade do processo político liderado por Fernández.
A CTA, também brindará nessa data uma homenagem aos governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Uruguai e Paraguai porque puseram a redistribuição da riqueza na agenda social.

Do mesmo modo, no ato convocado para Luna Park a organização operária homenageará o falecido ex-presidente Néstor Kirchner, um homem que "levantou as bandeiras dos direitos humanos e pela unidade latino-americana".


COMPARTILHEM !!!


PROTESTO NO PRIMEIRO DE MAIO

PROTESTO NO PRIMEIRO DE MAIO

COMPARTILHEM !!!


No rastro das manifestações pelo 1º de maio, dia do trabalhador, neste próximo domingo, a Asconpa, a associação dos concursados do Pará, programa um protesto, às 9 horas da manhã, na praça do operário, em São Braz. O objetivo é manter na agenda pública a reivindicação dos concursados à espera da nomeação, que cobram uma solução do governador tucano Simão Jatene.

A propósito, o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida, observa que recentemente Simão Jatene anunciou a nomeação de 1.523 pessoas para diversos órgãos do governo, mas até hoje apenas uma parcela desse contingente foi convocada. “No entanto, se os 1.523 concursados, anunciados pelo governo do estado, forem efetivamente empossados, ainda restarão cerca de 4.300 aprovados à espera de nomeação”, salienta Almeida. “além do mais, na lista de nomeações anunciadas pelo governador, não estão contemplados os aprovados em concursos públicos realizados por órgãos, como Sepaq, Secult, Santa Casa, Ofir Loyola, Imep, dentre outros”, acrescenta.

Por Felipe Ericeira

Dirigentes da associação dos concursados estão tentando agendar outra reivindicação da Asconpa é a realização de novos concursos em órgãos públicos. Em especial na Assembléia Legislativa do Estado, a Alepa, na qual o contingente de concursados não ultrapassa 10% do total de servidores. “Assim como na prefeitura municipal de Belém, que há mais de seis anos não realiza concursos públicos, contratando indiscriminadamente servidores temporários”, observa Almeida.


COMPARTILHEM !!!


A pausa para os trabalhadores a 01 de Maio

COMPARTILHEM !!!


Da Rádio Nacional de Angola
28-04-2011
O feriado do primeiro de Maio será num Domingo e por causa disto haverá uma ponte na Segunda-feira, 02, mas a nova Lei dos Feriados Nacionais promulgada pelo Presidente da Republica acaba com as pontes em alguns feriados como o dia dos finados, 01 de Janeiro.

A informação foi a avançada esta Quarta-feira, 27/04, a Rádio Nacional, pelo director do Gabinete Jurídico do Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social, Jesus Maiato.

“Nós termos do artigo 6º da Lei sobre os feriados nacionais que e a Lei nº 10/2011 refere que quando um dia de feriado nacional coincide com o dia de descanso semanal obrigatório que é o Domingo deve àquele ser transferido para o dia útil a seguir. Mas nos termos da nova Lei não há lugar a ponte nas datas de feriados locais e de celebração nacional” explicou.
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1 de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


COMPARTILHEM !!!


OPOSIÇÃO! Aonde já?

OPOSIÇÃO! Aonde já?

COMPARTILHEM !!!


"O DEM ainda se chamava PFL (e já foi ARENA) quando o deputado federal ACM Neto obteve seu primeiro mandato, em 2002. Chegou à Câmara numa má hora.


Seu partido assumira o poder pouco depois de as caravelas de Cabral aportarem em Porto Seguro. Com a eleição de Lula, virou oposição.


Herdeiro de uma dinastia cevada à base de cargos e verbas, o neto de ACM e sobrinho de Luis Eduardo Magalhães vive o seu pior momento." (josias de souza)


Quem não tem história de oposição, nem talento, só encontra no adesismo o caminho para a sobrevivência. Isso, é claro, para determinados tipos de partidos e políticos que jamais, jamais trabalharam a e na política como elemento transformador da realidade para um mundo menos desigual, mas sim como ferrenhos mantenedores do status quo, realmente só há esse caminho (adesismos) antes do desaparecimento. Leiam abaixo as pérolas do netinho ((Dep. Federal ACM Neto/DEM)) do ex-todo poderoso "Toninho Malvadeza" (o ACM), a lamentar o triste fim da oposição que nem chegou a ser:


- “A gente tenta mostrar que pode ter um projeto futuro, mas boa parte dos políticos só enxerga o dia de amanhã. Os políticos acham que só sobrevivem nas barras da saia do governo”;


“A política vive a síndrome do adesismo”;


- “Eu não posso conceber que o maior amigo de [José] Serra [candidato do PSDB à Presidência em 2010] no DEM esteja no colo de Dilma”;


- "Uma plataforma da oposição precisa ser construída, ela não existe";


- O PSD é um "Partido Sem Decência. A maioria das pessoas que compõem o PSD são pessoas sem expressão política. Eu não posso acreditar num partido que diz que não é de governo nem de oposição; não é de direita, não é de centro, não é de esquerda.


- Da possível fusão entre DEM e PSDB: "De que adianta falar de fusão, se até 5 de outubro seria impossível concluir um processo de fusão? (data final para filiações partidárias)".


A despeito de todas as provas e abandonos sofridos e tantos outros a caminho, ACM Neto afirma, mesmo sem convicção que o seu partido "não acabou". E você o que acha?


COMPARTILHEM !!!


O PT e as eleições 2012 em Parauapebas

O PT e as eleições 2012 em Parauapebas

COMPARTILHEM !!!


Do blog do Wanterlor Bandeira

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores PT em reunião ordinária realizada no dia 31 de março de 2011, debateu e aprovou Resolução Política sugerida em Plenária Municipal realizada aos 26 de março de 2011, sobre calendário de Prévias e Encontros Municipais preparatórios das eleições de 2012.

Veja o que diz a Resolução do PT de Parauapebas:
Prazo para inscrição de pré-candidaturas para sucessão municipal em nível majoritário de 1º a 30 de abril de 2011 na Sede do DM em horário de atendimento.
A não inscrição de qualquer filiado (a) no prazo estabelecido significará a sua exclusão da disputa eleitoral majoritária.

Os inscritos pré-candidatos serão estatutária e obrigatoriamente submetidos as critérios estabelecidos no Art. 128 do Estatuto do PT.

Esse DM estabelecerá, após as inscrições dos pré-candidatos, calendário especifico para entrega de Pré-Propostas Políticas Administrativas dos pré-candidatos devendo estas constar de no mínimo 13 pontos, em acordo com os princípios políticos, as bandeiras históricas o programa e a ideologia do Partido dos Trabalhadores.

Será também determinado calendário especifico para debates internos para os filiados, militantes, simpatizantes e a sociedade em geral, entre as pré-candidaturas a partir do findo o prazo de inscrição.

Comentário do Blogger:
Na realidade, a Resolução interna do PT de Parauapebas define a data limite para inscrições dos filiados interessados em disputar a eleição majoritária de 2012. Não definiu data da realização das prévias, embora tenha deixado bem claro que o ultimo dia para inscrição é o dia 30 e quem não se inscrever ficara de fora da disputa interna.

Havendo recurso por parte de qualquer filiado, o Diretório estadual avaliará e poderá cancelar esse processo inicial com direito a Recurso a Diretório nacional do partido.

A orientação do Diretório Nacional do PT é pela não realização do processo de prévias por entender que o candidato petista tem que sair do consenso das forças internas. Até momento não existe nenhum decisão do Diretório Estadual ou Nacional cancelando o processo de inscrição dos filiados. Não quer dizer que isso não venha ocorrer até o dia da realização das prévias.

A Data limite para inscrição não é a data da realização das previas, data essa que ainda será definida pelo Diretório Municipal de Parauapebas.

O próprio Presidente Estadual do PT, em reunião com o DM, ratificou a decisão do DM de Parauapebas. As inscrições estão mantidas até amanhã, agora se haverá previas só o tempo dirá!!!


COMPARTILHEM !!!


Revista

Revista

Seguidores