A pausa para os trabalhadores a 01 de Maio

COMPARTILHEM !!!


Da Rádio Nacional de Angola
28-04-2011
O feriado do primeiro de Maio será num Domingo e por causa disto haverá uma ponte na Segunda-feira, 02, mas a nova Lei dos Feriados Nacionais promulgada pelo Presidente da Republica acaba com as pontes em alguns feriados como o dia dos finados, 01 de Janeiro.

A informação foi a avançada esta Quarta-feira, 27/04, a Rádio Nacional, pelo director do Gabinete Jurídico do Ministério da Administração Pública Emprego e Segurança Social, Jesus Maiato.

“Nós termos do artigo 6º da Lei sobre os feriados nacionais que e a Lei nº 10/2011 refere que quando um dia de feriado nacional coincide com o dia de descanso semanal obrigatório que é o Domingo deve àquele ser transferido para o dia útil a seguir. Mas nos termos da nova Lei não há lugar a ponte nas datas de feriados locais e de celebração nacional” explicou.
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de Maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1 de Maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "A pausa para os trabalhadores a 01 de Maio"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores