No Pará, Justiça tucana, cassou mandato de Deputado PETISTA!!!

No Pará, Justiça tucana, cassou mandato de Deputado PETISTA!!!

COMPARTILHEM !!!


  MÁRIO COUTO, SENADOR



  CLÁUDIO PUTY, DEP. FEDERAL


O que diferencia esses dois personagens do cenário político paraense? Além do que a sociedade já está farta de saber, como abaixo listamos algumas informações básicas:

Mário Couto, é senador e Puty deputado federal.

Mário Couto é oriundo de Salvaterra, na Ilha do Marajó.

Puty é de Belém.

Mário Couto é ex-bicheiro (contraventor), ex-dono da Arco-Iris (escola de samba hoje falida e finda), Protagonista do "tapiocagate" escândalo quando era presidente da assembléia legislativa e que desviou dezenas de milhões de reais dos contribuintes paraenses (seus bens por isso estão bloqueados pela justiça), é dono do Santa Cruz, e paga os salário dos seus jogadores com recursos do DETRAN-PA, pois lá mantém um esquema mafioso de ROUBO de verbas públicas, recentemente buscou chantagear o juiz que bloqueou seus bens. É acusado de diversos crimes "menores", como ameaças, espancamentos, e 171. Já foi deputado estadual por dois mandatos (?!).

Puty é titular em importantes comissões da câmara federal, cursou Economia, Universidade Federal do Pará, 1988-1994; Mestrado em Economia, University of Tsukuba, Tsukuba, Japão, 1997-1999; Ph.D. em Economia, New School for Social Research, Nova York, EUA, 1999-2005. Iniciou na política no movimento estudantil. Não possui bens bloqueados pela justiça estadual ou federal, é professor da Universidade Federal do Pará. Por fim Puty foi chefe da casa civil do governo do PT no Pará e saiu do cargo para se eleger deputado, onde ficou conhecido por descumprir acordos e ser o mandante da truculência e violência empregada pela PM, durante a greve dos professores do estado.

Por que, por que então aos olhos do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ - TRE, eles são tão diferentes? O que motivou essa justiça que nada viu na conduta política e campanha do "senador tapioqueiro, bicheiro, sambista, cartola", mesmo com provas robustas de uso da máquina e dinheiro público, CASSAR o deputado principiante?

O que pode explicar tanta celeridade, "competência" e rigor para um e tanta morosidade, desleixo (pra falar o mínimo) e permissividade para com outro?

Uma diferença entre eles foi, por lapso de memória (rsss) esquecida, qual seja, o SENADOR MÁRIO COUTO É TUCANO  e o DEPUTADO PUTY É PETISTA. Alguns poderiam perguntar se pode ser simples assim? Sim claro, simples assim, ou não lembram o que até os urubus do ver o peso estão cansados de saber, que MÁRIO COUTO é da base do GOVERNADOR TUCANO JATENE e que impera neste estado, com força e desembaraço amplas, explícitas e promíscuas relações de NEPOTISMO CRUZADO, entre EXECUTIVO ESTADUAL e JUDICIÁRIO, como diversas outras tantas imoralidades e ilegalidades.

Consideramos que se o deputado petista for culpado que sofra sim os rigores da lei, mas não esse arremedo de justiça onde aos "amigos  do poder os favores da Lei e aos inimigos todos os rigores". Pensava-se que estivesse extinto tal cultura política, mas ao que parece os "coronéis" da política paraense insistem em não morrer.

PS: Vale lembra que o ex-deputado estadual Chico da Pesca (PT), foi recentemente cassado por corrupção, ele comandava junto com outros personagens um poderoso e mafioso esquema de destribuição de  carteiras e benefício de pescadores artesanais para várias pessoas não-pescadoras, que recebiam seguro defeso e lhes deviam apoio, voto e recursos. Entretanto, somente ele está condenado, enquanto seu "comparsa" e também deputado é hoje presidente da CPI do DETRAN (Mário Couto) indicado pelo governo JATENE na operação "PIZZA VOLANTE". Chico está hoje salvo engano filiado no PR.


COMPARTILHEM !!!


O passado desnecessário

O passado desnecessário

COMPARTILHEM !!!


26/05/2013 - Diário do Pará

Por Jânio de Freitas
Os médicos brasileiros contrários à vinda de médicos estrangeiros para atuar no interior desassistido, assim como os policiais que se opõem à participação de procuradores e promotores em investigações, ainda não perceberam que desejam modelar o futuro com pedaços do passado de má memória até para eles.

Quando a crise social e econômica bateu aqui de verdade, muitos médicos se foram em busca de alguma oportunidade nos Estados Unidos. Os dentistas brasileiros descobriram Portugal. A propagação do conceito de serem mais atualizados tecnicamente, à época, lotou seus consultórios com a clientela portuguesa. E levou mais dentistas daqui.

Dos anos 1980 para os 1990, a batalha foi intensa e incessante, com envolvimento diplomático, dos governos, médicos e dentistas, meios de comunicação, entidades científicas de um lado e do outro. As relações entre os dois países ficaram difíceis.

Os portugueses cobravam que os dentistas brasileiros se submetessem, para validação dos seus diplomas, a exame baseado no currículo local. Os brasileiros respondiam que o currículo português incluía, em detrimento do maior domínio técnico, matérias médicas não adotadas no Brasil. Atritos e impasse por mais de dez anos.

A recusa à vinda de médicos reproduz exatamente a posição dos portugueses, à qual nenhum núcleo médico, odontológico, intelectual ou outro deu apoio no Brasil. A diferença entre os fatos de lá e os de cá está só nos motivos. Já foi dito que os médicos brasileiros defendem o seu mercado, a tal reserva de mercado. Só os portugueses fizeram isso.

Os médicos daqui não querem saber do interior atrasado, não importa que mercado haja aí e que condições sejam oferecidas. Mesmo as periferias das cidades são incapazes de atraí-los no número necessário, como prova a procura para os hospitais e postos públicos. A mera recusa à contratação de espanhóis, cubanos e portugueses despreza ainda outra realidade inegável: a dos milhões deixados a sofrimentos que até conhecimentos médicos elementares podem evitar ou atenuar.

Responder à proposta do governo com grosserias, como tem feito o Conselho Federal de Medicina, não disfarça outra realidade. Médicos de alta reputação e entidades científicas e de classe têm insistido na adoção, para os recém-diplomados, de exame à maneira do que faz a OAB para dar status de advogado aos bacharéis em direito. O pedido do exame é o reconhecimento de que a proliferação de faculdades tem diplomado levas de médicos com despreparo alarmante.

Já em defesa da exclusividade do poder investigativo pelas polícias, negando ao Ministério Público o direito de compartilhá-lo (é o que propõe a emenda constitucional 37), o delegado Roberto Troncon Filho, da Polícia Federal, expõe assim um dos principais argumentos dos policiais: "Meu medo é de concentração de poder no Ministério Público. Tenho medo de que esse avanço do Ministério Público nos leve a uma instituição, no futuro, assemelhada a uma polícia do passado, muito poderosa (...), que cometeu muitos abusos".

Por isso quer a concentração do poder na polícia? A propósito dessa concentração, nem precisamos voltar muito no passado. Vimos os espetáculos de arbitrariedade e autoritarismo que a Polícia Federal cometeu há poucos anos, para isso bastando que lhe fosse recomendado investigar não só pés-de-chinelo, mas também notáveis do empresariado.

Em palestra no Superior Tribunal Militar, na quarta-feira, a propósito da PEC 37, o senador Pedro Taques observou que as Comissões Parlamentares de Inquérito e, de acordo com a Lei Orgânica da Magistratura, também o Judiciário têm poder de investigar. O mesmo se dá com a Receita Federal e com as secretárias de Fazenda. Logo, a Constituição não deu à polícia exclusividade do poder investigatório e a emenda 37 não poderia dá-la.

Além do mais, por que e para que deseja a PF tal exclusividade? A realidade sugere o oposto: a corrupção e a criminalidade em geral estão em nível de calamidade, e a ação conjunta polícia/Ministério Público é uma necessidade nacional.


COMPARTILHEM !!!


COMPARTILHEM !!!



Abaixo, segue a grade do curso 1, que será realizado com qualquer quórum.
No caso de cada uma das opções do curso 2 (2A a 2I) e do curso 3, a sua realização está condicionada ao quórum mínimo de 15 inscrições realizadas até o dia 19/5/2013).
A hora agora é das direções setoriais, municipais e estaduais da AE trabalharem para a construção coletiva da 11ª Jornada Nacional de Formação Politica da AE.

Curso 1: Estudo das Resoluções da AE
13/07/2013 (sab)manhãRecepção, abertura e apresentação dos cursos
tardeResoluções da AE – Socialismo
noiteLivre
14/07/2013 (dom)manhãResoluções da AE – Estratégia
tardeLivre
noiteLivre
15/07/2013 (seg)manhãResoluções da AE – Bloco Histórico
tardeAs mulheres e a luta pelo socialismo
noiteA juventude a e a luta pelo socialismo
16/07/2013 (ter)manhãHistória do Brasil – 1500/1888
tardeHistória do Brasil – 1889/1930
noiteHistória do Brasil – 1930/1964
17/07/2013 (qua)manhãHistória do Brasil – 1964/1980
tardeHistória do PT – História da AE
noiteLivre
18/07/2013 (qui)manhãHistória dos Governos Lula e Dilma
tardeHistória da Luta pelo Socialismo, o periodo de 1848 a 1917
noiteHistória da Luta pelo Socialismo, a Revolução Russa
19/07/2013 (sex)manhãHistória da Luta pelo Socialismo, a Revolução Chinesa
tardeHistória da Luta pelo Socialismo, a Revolução Cubana e as guerrilhas na América Latina
noiteLivre
20/07/2013 (sab)manhãHistória da Luta pelo Socialismo, a Unidade Popular no Chile
tardeHistória da Luta pelo Socialismo, o momento atual, neoliberalismo e imperialismo.
noiteFesta – confraternização
21/07/2013 (dom)manhãAvaliação e encerramento
tardeSaida para os estados
Curso 2: Lutas de Massas e Socialismo
13/07/2013 (sab)manhãRecepção, abertura e apresentação dos cursos 
tardeResoluções da AE – Socialismo
noiteLivre
14/07/2013 (dom)manhãResoluções da AE – Estratégia
tardeLivre
noiteLivre
15/07/2013 (seg)manhãResoluções da AE – Bloco Histórico
tardeAs mulheres e a luta pelo socialismo
noiteA juventude e a luta pelo socialismo
16/07/2013 (ter)manhãHistória do Brasil – 1500/1888
tardeHistória do Brasil – 1889/1930
noiteHistória do Brasil – 1930/1964
17/07/2013 (qua)manhãHistória do Brasil – 1964/1980
tardeHistória do PT – História da AE
noiteLivre
18/07/2013 (qui)manhãHistória dos governos Lula – Dilma
tardeVER ABAIXO AS GRADES ESPECIFICAS DAS OPÇÕES SETORIAIS: A) MULHERES,B)JUVENTUDE,C) SINDICAL,D) COMBATE AO RASCISMO, E) LGBT, F) QUESTÃO AGRÁRIA, G) QUESTÃO AMBIENTAL, H) QUESTÃO URBANA, I) SAUDE
noite
19/07/2013 (sex)manhã
tarde
noite
20/07/2013 (sab)manhãLivre
tardeLivre
noiteFesta – confraternização
21/07/2013 (dom)manhãAvaliação e encerramento
tardeSaida para os estados
Opções setoriais do curso 2
2A: Mulheres
18/07/2013 (qui)tardeA teoria feminista e os feminismos
noitePolíticas públicas para as mulheres – limites e desafios, histórico e implementação
19/07/2013 (sex)manhãEspaços público e privado – O papel da família na reprodução social da vida e no processo de produção capitalismo – Trabalho doméstico.
tardeO papel das mulheres nos diferentes modos de produção (com ênfase no capitalismo), o tipo de estado e o lugar das mulheres;
noiteLIVRE
2B: Juventude
18/07/2013 (qui)tardeA juventude e a realidade brasileira
noitePoliticas públicas de juventude: trajetória, desafios e perspectivas
19/07/2013 (sex)manhãHistória da Juventude do PT
tardeEducação e movimento estudantil: desafios e perspectivas
noiteLivre
2C: Sindical
18/07/2013 (qui)tardeHistória do movimento sindical brasileiro I – dos primódios à fundação da CUT
noiteHistória do movimento sindical brasileiro II – de 1983 aos dias de hoje a definir
19/07/2013 (sex)manhãConvenção 87 da OIT, proporcionalidade nos sindicatos, federações e confederações, convenções cutistas
tardeDesemprego, Precarização do Trabalho e a Luta Sindical
noiteLivre
2D: Combate ao Rascismo
18/07/2013 (qui)tardeHistória das lutas anti-escravistas no Brasil
noiteMovimento Negro e desafios atuais
19/07/2013 (sex)manhãPoliticas públicas de combate ao rascismo – limites e desafios, histórico e implementação
tardeMarxismo e questão racial
noiteLivre
2E: LGBT
18/07/2013 (qui)tardeGênero e sexualidade
noiteHistória do Movimento LGBT 
19/07/2013 (sex)manhãPolíticas Públicas LGBT – limites e desafios, histórico e implementação 
tardeHomofobia e heteronormatividade
noiteLivre
2F: Questão Agrária
18/07/2013 (qui)tardeHistória das lutas agrárias no Brasil
noiteMovimentos sociais no campo hoje
19/07/2013 (sex)manhãClasses sociais no campo
tardeA atualidade da reforma agrária – desafios dos governos do PT
noiteLivre
2G: Questão Ambiental
18/07/2013 (qui)tardeConceitos fundamentais de Ecologia
noiteCrise ambiental e transição sustentável
19/07/2013 (sex)manhãFundamentos do Ecomarxismo
tardeBiodiversidade, serviços ambientais e planejamento das cidades
noiteLivre
2H: Questão Urbana
18/07/2013 (qui)tardeFundamentos teóricos: a cidade capitalista e a luta de classes
noiteHistória das lutas urbanas no Brasil
19/07/2013 (sex)manhãMovimentos socias urbanos hoje
tardeA atualidade da reforma urbana – desafios dos governos do PT
noiteLivre
2I: Saude
18/07/2013 (qui)tardeHistória da constituição do SUS
noiteModelos de atenção em saúde
19/07/2013 (sex)manhãFinanciamento, gestão e gestão do trabalho em saude
tardeDebate geral: setorial Saude do PT, núcleo saude da AE, encaminhamentos
noiteLivre
Curso 3: Eleições 2012 – Planejamento e Propaganda Eleitorais
13/07/2013 (sab)manhãRecepção, abertura e apresentação dos cursos
tardeResoluções da AE – Socialismo
noiteLivre
14/07/2013 (dom)manhãResoluções da AE – Estratégia
tardeLivre
noiteLivre
15/07/2013 (seg)manhãResoluções da AE – Bloco Histórico
tardeAs mulheres e a luta pelo socialismo
noiteA juventude e a luta pelo socialismo
16/07/2013 (ter)manhãHistória do Brasil – 1500/1888
tardeHistória do Brasil – 1889/1930
noiteHistória do Brasil – 1930/1964
17/07/2013 (qua)manhãHistória do Brasil – 1964/1980
tardeHistória do PT – História da AE
noiteLivre
18/07/2013 (qui)manhãHistória dos governos Lula – Dilma
tardePlanejamento Eleitoral
noitePlanejamento Eleitoral
19/07/2013 (sex)manhãPlanejamento Eleitoral
tardePropaganda Eleitoral
noitePropaganda Eleitoral
20/07/2013 (sab)manhãPropaganda Eleitoral
tardePropaganda Eleitoral
noiteLivre – confraternização
21/07/2013 (dom)manhãAvaliação e encerramento
tardeSaída para os estados (14 horas)


COMPARTILHEM !!!


Dilma, Lula, PT e os dilemas e equívocos da agenda privatizante

Dilma, Lula, PT e os dilemas e equívocos da agenda privatizante

COMPARTILHEM !!!


Avançar nas reformas estruturais e na integração latino-americana será imprescindível para avançarmos na construção de uma nação soberana



Editorial da edição 534 do Brasil de Fato
Já denunciamos em editorial anterior que está se fortalecendo no governo Dilma uma agenda liberalizante, que não acumula forças para os interesses históricos da classe trabalhadora.

Na verdade, trata-se de um conjunto de medidas que contemplam desde o conservadorismo da política econômica, passando pelo fim da aposentadoria integral do funcionalismo público até a concessão dos portos, aeroportos e rodovias para os setores privados.

As duas últimas semanas foram marcadas pelos leilões do petróleo e pela aprovação da MP dos Portos. O problema não é simplesmente o fato de que estas medidas beneficiam os capitalistas. A questão central é que elas aprofundam a desnacionalização da economia brasileira, comprometem a soberania nacional e não contribuem para viabilizarmos um projeto nacional de desenvolvimento.

Na verdade, são medidas privatizantes que o povo brasileiro rejeita. Aliás, a presidenta Dilma foi eleita pelo voto popular contra esta mesma agenda privatizante. Mas então por que ganham cada vez mais espaço estas iniciativas privatizantes dentro do governo?

É fato que até o presente momento a crise econômica está impondo uma queda nas taxas de crescimento economia brasileira. Isso coloca Dilma num dilema onde o governo faz um conjunto de apostas e opções para retomar o crescimento da economia brasileira.

As diversas frações de classe incidem sobre o governo e avançam para concretizar seus interesses de acordo com sua força e influência na sociedade.

O dispositivo midiático conservador que representa os interesses da burguesia interna e do capital estrangeiro insiste que a melhor saída para retomar o crescimento econômico é abrir mais espaço na economia para o capital privado. Acumular capital em setores da economia ainda sob o controle do Estado. Essa solução não é nova e remonta à desastrosa experiência dos anos FHC. (leia mais)


COMPARTILHEM !!!


COMPARTILHEM !!!


Crise Capitalista e Taxa de Desemprego, compare situação entre blocos econômicos


P A Í S

TAXA DE DESEMPREGO 2012 (%)

TAXA DE DESEMPREGO 2013 (%)


BRASIL

5,5

5,8

 

MERCOSUL

BOLÍVIA

6,9

5,5

VENEZUELA

8%

-

EUA

-

7,9

ALCA

FRANÇA

10,2

10,6

 

UNIÃO EUROPÉIA

PORTUGAL

16,9

17,7

ESPANHA

25

27,16

GRÉCIA

24,2

27,2




(Fonte: elaboração própria sobre dados IBGE, INE, INSEE, FMI e outros)


COMPARTILHEM !!!


Revista

Revista

Seguidores