Valter Pomar: Quais os objetivos estratégicos do PT?

COMPARTILHEM !!!




1) Quais os objetivos estratégicos do PT?

O principal objetivo estratégico é o socialismo. O 3º Congresso do PT (2007) aprovou uma resolução sobre o socialismo, que fala de profunda democratização; compromisso internacionalista; planejamento democrático e ambientalmente orientado; propriedade pública dos grandes meios de produção.

Lá está dito que precisamos de uma “economia colocada a serviço do atendimento às necessidades presentes e futuras do conjunto da humanidade. Para o que será necessário retirar o planejamento econômico das mãos de quem o faz hoje: da anarquia do mercado capitalista, bem como de uma minoria de tecnocratas estatais e de grandes empresários, a serviço da acumulação do capital e, por isso mesmo, dominados pelo imediatismo, pelo consumismo e pelo sacrifício de nossos recursos sociais e naturais”.

Na resolução consta, também, que “as riquezas da humanidade são uma criação coletiva, histórica e social, de toda a humanidade. O socialismo que almejamos só existirá com efetiva democracia econômica. Deverá organizar-se, portanto, a partir da propriedade social dos meios de produção – que não deve ser confundida com propriedade estatal, e sim assumir as formas (individual, cooperativa, estatal etc.) que a própria sociedade, democraticamente, decidir”.

Outro objetivo estratégico do PT é a realização de reformas democrático-populares. Tais reformas (política, da mídia, tributária, agrária, urbana, do setor financeiro, adoção da jornada de trabalho de quarenta horas etc.) têm como meta democratizar a propriedade, a renda, a riqueza e o poder existentes em nossa sociedade.

Esses são os dois objetivos fundamentais do PT, cuja síntese está na estratégia democrático-popular e socialista que sistematizamos em 1987 e precisamos retomar, hoje, com as devidas atualizações.

2)Como recompor o PT política e organizativamente para enfrentar os desafios atuais?

A questão organizativa é política: se não tivermos a linha correta, não vamos ser capazes de mobilizar a militância, os filiados, nossa base eleitoral e social.
A questão política central é perceber que precisamos mudar de estratégia e, por isso, adotar uma política mais ousada em 2014.

Mas mudar a política não basta. Temos de reatar nossos laços com a classe trabalhadora, especialmente com a juventude, com os movimentos sociais e populares, mulheres e negros, indígenas, LGBT, ambientalistas. Ainda que sejamos o partido com mais lutadores do povo, é preciso admitir que muitos lutadores do povo já enxergam o PT com desconfiança e até hostilidade.

Além disso, há três ações organizativas fundamentais. Primeiro, criar as condições para o PT ter autonomia financeira: não podemos, como hoje, depender principalmente de recursos públicos e de doações empresariais. Sem autonomia financeira, não existe autonomia política.

Precisamos implementar uma campanha de formação massiva, até porque cerca de metade dos nossos filiados entrou no PT depois de 2003. Conhecem mal e mal o “PT governo”. E isso é uma das fontes que podem levar à peemedebização do partido. Precisamos que nossos filiados conheçam nosso programa e estratégia, a história do PT, da luta pelo socialismo no mundo e no Brasil.

E precisamos de comunicação de massa: redes sociais, rádio, TV, revistas, jornais, inclusive um jornal diário. Tem quem ache que os jornais impressos “já eram”, mas todo dia compram e leem os jornalões do PIG (Partido da Imprensa Golpista). Precisamos de um jornal diário, que faça cotidianamente a batalha política com nossos adversários e inimigos acerca dos temas centrais da conjuntura.

Com autonomia financeira, formação e comunicação de massa, o partido ampliará sua democracia interna. Hoje, o Processo de Eleições Diretas (PED) garante ao militante a condição de eleitor. E só. Precisamos de instâncias partidárias funcionando, sedes partidárias que sejam centros culturais abertos à população, não apenas para debater política estrito senso, mas também espaços de arte, de lazer, de convivência.

#PED2013 – eleições 10 e 24 de novembro
Valter Pomar é candidato a presidente nacional do PT

(Estas perguntas foram respondidas na entrevista concedida à Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo.)


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Valter Pomar: Quais os objetivos estratégicos do PT?"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores