PT: Democracia no #PED: três coisas que você precisa saber

COMPARTILHEM !!!


A reunião da Comissão de Organização Eleitoral Nacional do PED2013 – COE reuniu-se nesta quinta-feira 24, em Brasília. De todos os pontos de pauta, dois merecem destaque e dizem respeito diretamente à democracia interna do processo eleitoral: a candidatura Rui Falcão disse que ele não poderá participar do último debate entre candidatos a presidente nacional do PT; o caderno de tese das chapas não será impresso e não será enviado ao conjunto dos filiados.
Sobre o debate entre candidatos a presidente, nesta quarta-feira recebemos a informação de que o candidato Rui Falcão não teria como participar do debate (internet), no dia 4 de novembro, sob a alegação de que teria outros compromissos partidários inerentes ao cargo de presidente que ocupa interinamente, uma vez que não aceitou a sugestão de licenciar-se. Propusemos, então, outras cinco datas alternativas, a saber: 1º, 5, 6, 7 ou 8 de novembro. Na reunião da COE, representante de sua candidatura nos disse que o Rui Falcão não poderia em nenhuma destas datas.
O debate em questão é o último de uma série de quatro debates pela TVPT, sua não realização configura infração do Regulamento do PED, em seu parágrafo único do Art. 4º. Inicialmente, o debate estava previsto para ser realizado no dia 7 de outubro, mas a Secretaria Nacional de Organização, sob argumentos de problemas administrativos e técnicos, o suspendeu.
A COE optou por manter o debate no dia 4/11 e propôs que os candidatos que confirmaram presença conversem com o Rui Falcão e, caso necessário, encontrem juntos uma data alternativa, como as já sugeridas. Caso esta gestão não seja positiva, o debate ocorrerá sem a presença dele, para garantir o cumprimento do Regulamento do PED e, mais que isto, garantir o direito de o conjunto da militância saber o que pensa e o que defende cada um dos candidatos a presidente.
Caderno de teses
Na reunião da COE fomos informados ainda que o caderno de teses não será enviado aos filiados petistas. Segundo o secretário de Organização, Florisvaldo Souza, por razões financeiras. No entanto, o envio de no mínimo uma publicação de apresentação de teses e chapas para todos os filiados está previsto no parágrafo quatro do Art. 4º do Regulamento do PED. Assim como no caso do debate, o não envio revela um flagrante descumprimento do Regulamento; e sufoca a democracia interna que prevê que as chapas concorram em igualdade de condições e garantam que os filiados tenham acesso às suas ideias e propostas, para que os filiados não se transformem em meros eleitores.
O PT tem o endereço de 64% dos filiados aptos a votar. A COE decidiu na sua última reunião que seriam impressos 800 mil cadernos e enviados pelo correio para os 515 mil filiados com endereço informado. Os restantes seriam divididos entre os Diretórios Estaduais e Municipais. Na reunião desta quinta-feira a COE reiterou sua posição, exigindo que se cumpra o regulamento.
Por fim, a COE estendeu o prazo para inscrição de fiscais até o dia 4 de novembro, por entender que este novo prazo garante a inscrição de um maior número de militantes para garantir maior fiscalização do dia da eleição.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "PT: Democracia no #PED: três coisas que você precisa saber"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores