UNIÃO EUROPÉIA SOBE O TOM QUANTO À ESPIONAGEM DOS EUA

COMPARTILHEM !!!


24/10/2013 - Copyleft

Até onde a Europa irá na condenação da espionagem?
Nada garante que os líderes políticos do Velho Continente unifiquem suas posições. Até agora, a única coisa que mostraram foi divisão.

Por Eduardo Febbro



Paris - Se quiserem conservar seus segredos, os líderes europeus reunidos em Bruxelas terão que se comunicar por sinais de fumaça. A reunião do Conselho Europeu que iniciou nesta quinta-feira (24) era pra ser de rotina. A cúpula estava dedicada a um tema premonitório: a economia digital. Mas a espionagem massiva e indiscriminada dos Estados Unidos mudou o perfil do evento, sobretudo depois das últimas revelações: a espionagem cometida contra a França que teve mais de 70 milhões de comunicações interceptadas em apenas um mês e a provável interceptação do celular da chanceler alemã Angela Merkel.
Os ecos da Guerra Fria colocaram um apimentado tempero nesta reunião de cúpula na qual se verá se, depois de se mostrarem apáticos quando saíram as primeiras revelações do ex-agente da CIA e da NSA norte-americana, Edward Snowden, os europeus decidirão mostrar uma postura mais digna. “Espionar entre amigos não é aceitável”, disse a chanceler alemã Angela Merkel. Parece que para os norte-americanos não só é aceitável como também pertinente.

Desde já, a Casa Branca conseguiu algo que parecia impossível: que França e Alemanha se colocassem de acordo. Paris e Berlim concordaram em trabalhar para que, no final da cúpula, haja um acordo destinado a condenar as práticas de Washington. Segundo fontes francesas e alemãs, no curso de conversas telefônicas, tanto Merkel como o presidente francês, François Hollande, pediram a Barack Obama que “colocasse fim aos tempos da guerra fria”. Até o muito liberal presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, saiu de sua neutralidade. Empregou palavras duras como “totalitarismo” e disse que “sabemos muito bem o que ocorre quando o Estado usa seus poderes para se meter na vida das pessoas”... (leia aqui na íntegra o texto)


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "UNIÃO EUROPÉIA SOBE O TOM QUANTO À ESPIONAGEM DOS EUA"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores