Priante pede ao MP abertura de inquérito para investigar pesquisas da Vox Populi em Belém

COMPARTILHEM !!!




O deputado federal José Priante pediu ao Ministério Público Eleitoral a abertura de inquérito para investigar as pesquisas de intenção de voto à Prefeitura de Belém, realizadas pelo instituto Vox Populi.

   A Representação, protocolada ontem, está assinada pelo próprio Priante, que concorre à Prefeitura pelo PMDB.

Segundo o advogado Carlos Botelho, da Assessoria Jurídica do candidato, o pedido foi motivado pela “discrepância” dos levantamentos da Vox, em relação aos resultados dos demais institutos de pesquisa.

No último desses levantamentos, publicado pelo jornal O Liberal do último domingo, 30, os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB) aparecem tecnicamente empatados, com uma diferença de apenas 2% em favor do psolista.

“Queremos que seja apurada a seriedade de todas as pesquisas da Vox, inclusive dessa última e daquela que ainda será publicada” – disse Botelho – “Os resultados são muito discrepantes, e não apenas em termos de números. Desde a primeira pesquisa, a Vox apresenta resultados com diferenças grandes em relação aos outros institutos, inclusive o Ibope”.

Botelho acredita que há indícios de irregularidades, especialmente no levantamento divulgado no último domingo. Um deles seria a incoerência  da suposta migração dos votos de Edmilson para Zenaldo.

“Quando você observa essa última pesquisa, percebe uma movimentação de 15 pontos em relação a anterior” – explica o advogado – “Desses 15 pontos, 12 correspondem a uma perda de votos por Edmilson. Na mesma pesquisa, o Zenaldo cresceu 9 pontos. Isso significa que a maioria dos votos perdidos pelo Edmilson foram para o Zenaldo. Ora, essa é uma mudança de perspectiva política inusitada. Quer dizer, então, que um eleitor de franca oposição ao Duciomar, que ia votar num candidato de ultraesquerda, de repente agora vai votar num candidato de direita?”

Segundo Botelho, essa migração permanece incoerente, mesmo que se imagine que seria originária de eleitores apenas “insatisfeitos” com a administração de Duciomar.
   
“Não seria mais lógico esses votos virem para o Priante, que sempre foi de oposição ao Duciomar?”, indaga. “É um negócio sem lógica. O Zenaldo nunca foi de oposição ao Duciomar. Então, como é que esses votos foram quase todos para ele e não foram parar nem mesmo no PT, por exemplo?”

De acordo com Botelho, a Representação pede que o MP requisite e mande periciar todo o material de todas as pesquisas da Vox, inclusive quebrando o sigilo da identidade dos entrevistados, para que possam depor no inquérito, que deverá ouvir, também, os entrevistadores.

“Queremos o material bruto da pesquisa, inclusive os formulários, que contêm a identidade e endereço dos entrevistados”, disse ele, “E se, após a perícia e as investigações, o MP constatar que houve fraude, então que mova as ações judiciais cabíveis”. 

Segundo o advogado, “é preciso que uma instância isenta avalie a higidez dessas pesquisas da Vox”.

Ele informou que Priante fez questão de assinar a Representação porque pretende continuar acompanhando o caso, qualquer que seja o resultado da eleição.

Hoje, a Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal informou que a Representação já está nas mãos do procurador eleitoral Igor Nery Figueiredo, que analisa o caso e ainda não pode adiantar o que fará.

Há pouco, a advogada Ângela Salles, da Assessoria Jurídica de Edmilson Rodrigues, informou que a Vox não depositou em Juízo todo o material da última pesquisa, conforme requisitado pela coligação do psolista, e determinado, na última segunda-feira, pela juíza Vitória do Carmo, da 76 Zona Eleitoral.

“Já tenho conhecimento de que há uma petição justificando a falta de material e estou aguardando a chegada desses documentos, para analisar e decidir o que será questionado juridicamente”, informou.

Hoje, também, a Assessoria de Comunicação da Vox Populi respondeu ao email encaminhado pela Perereca da Vizinha à empresa, na última segunda-feira.

No email, o blog pediu que a Vox lesse a reportagem publicada naquele dia e se manifestasse sobre o caso.

A resposta da Assessoria, porém, foi lacônica: “Amanhã sairá outra pesquisa para Belém”, escreveu, apenas, o assessor.

Leia as reportagens publicadas pela Perereca sobre a pesquisa da Vox:

Coligação de Edmilson requisita informações sobre pesquisa da Vox Populi. A suspeita é de manipulação: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/10/coligacao-de-edmilson-requisita.html

Orly Bezerra nega manipulação de pesquisas em favor de Zenaldo.Justiça dá 48 horas para que Vox apresente dados técnicos: http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/10/orly-bezerra-nega-manipulacao-de.html

Direto do túnel do tempo: as pesquisas e os jornais das eleições de 2008:http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2012/10/direto-do-tunel-do-tempo-as-pesquisas-e.html





COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Priante pede ao MP abertura de inquérito para investigar pesquisas da Vox Populi em Belém"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores