Eleitor considera Haddad inovador e o que mais defenderá os pobres se for eleito prefeito no domingo. O tucano José Serra é considerado mais preparado, mas é identificado como autoritário e defensor dos ricos.

COMPARTILHEM !!!



Esses são os resultados que mais chamam a atenção no capítulo da pesquisa Datafolha que apurou atributos positivos e negativos dos dois postulantes à prefeitura.

As conclusões ajudam a explicar, em parte, a liderança de Haddad no levantamento de intenções de voto. Ele tem 49% contra 34% do tucano.

Para investigar os atributos dos candidatos, o Datafolha listou 11 características positivas e quatro negativas e pediu que cada eleitor associasse Haddad ou Serra a cada atributo. Foram feitas 2.084 entrevistas, o que resulta numa margem de erro de dois pontos.

No grupo de 11 predicados positivos, o jogo é equilibrado. Haddad vence Serra em cinco, mas perde nos outros quatro. Além de ser visto com o mais inovador e o que mais defenderá os pobres, ganha como o mais preparado para cuidar da educação, do transporte e do trânsito.

Já Serra vence de Haddad quando o eleitor é convidado a apontar o mais inteligente, o mais realizador, o mais preparado para cuidar da saúde. Além de ser visto como o mais preparado em geral.

O jogo desequilibra no instante em que o eleitor é chamado a associar os concorrentes a características negativas. Nessa seção, Serra "vence" Haddad nas quatro questões apresentadas. Além de autoritário e pró-rico, é visto como o mais indeciso e o que mais faz promessas que não poderá cumprir.

A percepção de que Serra é o mais autoritário e o que mais defenderá os ricos se vencer é forte mesmo entre os seus próprios eleitores.

No grupo dos que declaram voto em Serra, 63% dizem que o tucano é o mais autoritário, enquanto Haddad fica com 19%. Nesse mesmo universo, 34% dizem que Serra é o que mais defenderá os ricos contra 20% de Haddad.

No recorte de classe, a pesquisa mostra que quanto maior a renda do eleitor, mais ele duvida que algum candidato defenderá os ricos.
No grupo dos que vivem em famílias com mais de R$ 6.220 de renda, 22% dizem que nenhum candidatos defenderá os ricos. Mas mesmo nesse universo, a maioria (53%) também acha que Serra é o maior defensor dos abastados. 

RICARDO MENDONÇA, FOLHA DE SÃO PAULO 


COMPARTILHEM !!!


1 Response to "Eleitor considera Haddad inovador e o que mais defenderá os pobres se for eleito prefeito no domingo. O tucano José Serra é considerado mais preparado, mas é identificado como autoritário e defensor dos ricos."

  1. Haddad foi genial. Quando percebeu que a rede pública de SP era uma das melhores do Brasil e com pouca vagas no ensino superior público, pensou rápido: por que gente não gasta alguns bilhões para levar esses fazer curso superior em públicas de outros estados quando muito que ingressam nessas são um bando de inqualificáveis?

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores