Debate do SIM X NÃO

COMPARTILHEM !!!


Não por coincidência todos os representantes das Frentes a favor e contra a divisão do Pará, presentes ao debate RBA, são do mesmo grupo que elegeu o atual governo e governador Simão Jatene do PSDB. E apesar disto não houve clemência e o que se viu foram os representantes da Frente do Sim Carajás, João Salame (deputado vice-líder do atual governo na ALEPA), e da Frente do Tapajós, Lira Maia (maior entuasiasta e aliado de Jatene no Tapajós), decendo a pua no governo demonstrando que o mesmo não possui nenhum programa/projeto/perspectiva ou a menor vaga idéia ou vontade de resolver as enormes desigualdades regionais do Pará.

A cada pergunta das frentes do sim quanto as  propostas para as regiões a fuga foi certa e nela saíam atirando e de certo acertando o alvo demonstrando o grau de envolvimento e cumplicidade de Lira Maia e Salame com a difícil realidade das regiões que ora representam. Zenaldo, inclusive, aponta que o PPS foi base do governo FHC (do PSDB) quando da criação da Lei Kandir e acaba por nos fazer lembrar que Jatene era a época supersecretário do governo Tucano de Almir Gabriel, quando a nefasta Lei foi criada, como retrucou Salame acusando que "todos, todos (os Tucanos)" ficaram como se diz: "fazendo cara de paisagem" e agora "com vinte anos de atraso tenta inventar uma taxa pra dizer que fez alguma coisa", os "mesmos que foram responsáveis por essa Lei nefasta vem agora se falar em fazer  alguma coisa, se nada antes fizeram".

Para quem assitiu atônito esse debate de "surdos", pôde ver as diversas contradições e fragilidades do atual governo, como também constatou que a base de apoio do governo Jatene na real, na real é garantida a base de muitos milhões de reai$ motivos, pois confiança, lealdade, unidade programática é zero, afinal, o que dizer quando eles, os debatedores, se acusavam de mentirosos, falsários, covardes, entre outros adjetivos menos nobres? Acreditamos que todos falavam a verdade e merecem credibilidade total quanto às críticas que fizeram uns aos outros.

Por fim, o que ficou evidente foi, entre outras coisas: 1- o debate ficou circunscrito ao enorme racha das elites regionais paraenses e suas visceras abertas; 2- o evidente descompromisso dessas elites com qualquer projeto social seja para o Pará, Tapajós ou Carajás; 3- não há projeto do atual governo para solucionar os principais passivos do Pará, tampouco vontade de acabar com as desigualdades regionais e 4- o maior derrotado do debate foi o governo tucano de Jatene. Que venha 2012, com muito mertiolate e gaze pra curar o que feriu por dentro e por fora.

Marcelo Martins
Historiador


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Debate do SIM X NÃO"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores