PT cria Núcleo em Serra Pelada

COMPARTILHEM !!!



No último domingo 13 de novembro às 9h da manhã aproximadamente 100 trabalhadores e trabalhadoras e jovens, todos juntos num auditório mais do que adequado criaram: debaixo de uma enorme e frondosa mangueira, na chácara Morumbi, em Serra Pelada, município de Curionópolis, o Núcleo do PT de Serra Pelada (NPSP).


Símbolo de resistência e luta garimpeira, Serra Pelada é ainda hoje importantíssima mina de ouro, estimado pela Vale S/A em 160 toneladas de ouro, equivalente a R$ 20.800.000.000,00 (vinte bilhões e oitocentos milhões de reais) aproximadamente, ou seja, uma fortuna comparada a de alguns países. Entretanto, quando se anda pelas ruas da “currutela” e convivemos com seus moradores a impressão é de que o tempo parou nas suas ruas de piçarra, nas suas casas de madeira, no posto de gasolina também de madeira e na simplicidade da vida de seus moradores, na maioria homens entre trinta e um a vinte e cinco anos em Serra Pelada.

Justamente é esta contradição que salta aos olhos: como a maior jazida de ouro do mundo, que pode sustentar um país inteiro, deixa seus moradores na miséria e a toda sorte de dificuldades? Afinal, de tudo falta desde saúde, educação, abastecimento de água e esgoto, telefonia celular, internet, asfalto e calçamento de ruas até mesmo oportunidades de emprego e renda.

A criação do Núcleo é  a expressão da necessidade de organização dos trabalhadores para enfrentar essa difícil realidade em busca de um futuro melhor para todos. Õ evento foi bastante prestigiado e contou com a presença do Presidente do Diretório Municipal do PT de Curionópolis, o Professor de Assis, o ex-Presidente Valdir Mendes, Etevaldo Arantes Coordenador Geral do Núcleo, entre tantos outros companheiros e companheiras dirigentes e militantes do PT representantes de todas as tendências petistas que atuam no município.



O ponto alto do evento foi o lançamento da pré-candidatura de Etevaldo Arantes para Prefeito de Curionópolis, de Valdir Mendes, Professor de Assis e Baixinho do PT a vereador. Será a primeira vez que o PT do  município lançará como candidato um autêntico líder dos trabalhadores, um garimpeiro, que dedicou e dedica a sua vida inteira para transformar a dura realidade de Serra Pelada e de Curionóplis.


COMPARTILHEM !!!


1 Response to "PT cria Núcleo em Serra Pelada"

  1. SERRA PELADA MONTANHA DE PATETAS
    Por quais razões, por quais motivos alguém recusaria um entendimento com seus oponentes se tal entendimento representasse inquestionável vantagem, paz, segurança e lucro certo para seus empreendimentos? - Certamente que razões e motivos muito fortes, respaldados por sólidos setores de poder e decisões. Respaldo esse divorciado dos mais elementares princípios de ética e justiça. Criminoso respaldo que a todos nivelam, os trinta e oito mil sócios da Coomigasp à condição, do termo em moda, “patetas”. Não passamos de “patetas” para a diretoria da Coomigasp, servil aos interesses da Colossus, que mesmo avisados e exaustivamente convidados a por um fim aos nefastos episódios de espoliação e flagrante desrespeito aos instrumentos de regramento associativo anuncia desconhecer o abaixo assinado e a consequente convocação da Assembléia Geral pelos garimpeiros da cooperativa. Somos todos verdadeiros “patetas” por reconhecermos que a diretoria da cooperativa desconhece os Estatutos e Regulamento interno da Coomigasp e continuamos a nos submeter as decisões administrativas dessa diretoria agóra representada pela empresa Work que adota uma linha de trabalho, não ao gosto dos “patetas” sofridos e espoliados garimpeiros, mas ao gosto da Colossus. Acreditamos que os descalabros, todos, denunciados exaustivamente já estão por merecer o apontamento de onde se incerem no TAC celebrado entre o Ministério Público do Pará e a Coomigasp/SPCDM e que muito carecem das manifestações a respeito por parte do Digníssimo Promotor Hélio Rubens. A comunidade dos “patetas” garimpeiros aguardam ordeiramente, mas anciosos e impacientes que o Digníssimo Promotor se pronuncie com as devidas e objetivas respostas aos seus reclames.
    Com os horizontes acenando para interesses escusos na baderna – o que ficou definitivamente demonstrado - no quanto pior melhor, no descumprimento da lei, na ilicitude, na violência, no medo, na violação da propriedade alheia açulados pela ignorância, recomendamos como imprescindível a cautela e a busca, com antecedência, de instrumentos legais junto as autoridades constituídas por ocasião do evento de protocolo do abaixo assinado de Convocação de Assembléia Geral que garantam a segurança que o momento requer. Duvidas não existem mais. Existem apenas aqueles que pensam, ainda, na possibilidade de estarem a enganar a todos como se “patetas” fossem. Existe algo bem a frente, espera-se apenas que cheguem lá.
    PEDRO PAULO DELFINO
    Obs. Pedro Paulo Delfino não pertence a nenhuma das chamadas redes sociais como facebook, orkut, twitter e outros similares.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores