Hoje, quarta feira, professores da SEDUC ocupam sede da Sepof para tentar negociação

COMPARTILHEM !!!


Desde a manhã desta quarta-feira (16) ocupando a sede da Sepof (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças), na Doca de Souza Franco, em Belém, os professores, em greve há quase 50 dias, reclamam do recuo do Governo do Estado sempre que há uma tentativa de negociação por parte da categoria.


De acordo com a assessora do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), Sara Portal, permanecem no prédio os professores, alguns policiais militares e apenas uma servidora da secretaria. 'O secretário Sérgio Bacury e os demais funcionários já foram todos embora', revela.


Ainda segundo a assessora, o comando de greve estuda a proposta de passar a noite dentro da Sepof. 'Só vamos sair daqui quando algum representante do Governo resolver negociar com a categoria', afirmou Sara.


Entenda a ocupação - Depois de avisados de que não seriam recebidos no CIG (Centro Integrado de Governo), na manhã desta quarta-feira, os professores da rede estadual de ensino decidiram ocupar a sede da Sepof. A ideia é tentar uma negociação com o governo por meio do secretário especial de promoção social, Nilson Pinto. Cerca de mil professores participam do ato.




De acordo com a coordenadora do Sintepp, Conceição Holanda, a categoria vai para a reunião disposta a negociar. 'Se eles nos receberem para conversar desta vez, verão que queremos realmente acabar com esta greve. Nossos alunos precisam de aulas e nós precisamos trabalhar. Por isso, queremos negociar e chegar a um acordo', disse e ressaltou: 'Esta é a quinta audiência que teremos, caso sejamos recebidos. Ao todo foram três só de conciliação. Está na hora de chegarmos a um acordo'. A greve dos professores já dura mais de 50 dias.


Os professores do Estado reinvindicam do governo o piso salarial estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril deste ano, de R$ 1.187, e por isso estão em greve desde o mês passado. Atualmente, o vencimento base dos professores do Estado é de R$1.121, segundo dados do Sintepp.


Em nota, o Governo do Estado Pará diz que 'lamenta profundamente a forma como o Sindicado dos Trabalhadores da Educação Pública (Sintepp) direciona suas reivindicações em prejuízo da atividade de outros funcionários públicos. Lembra que atitude semelhante por parte dos grevistas também foi marcada pela invasão do prédio da Secretaria de Administração no mês passado'.


O Governo do Estado do Pará reitera sua posição de cumprimento da ordem judicial do juiz Élder Lisboa e confirma que só voltará a negociar com os grevistas após o retorno às salas de aula. O Governo do Estado também lembra que já antecipou 30% do piso salarial e que o restante deverá ser pago em 12 parcelas a partir de janeiro do próximo ano, como determina a ordem judicial sobre o assunto. O Governo do Estado também reafirma que o acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), embora reconheça o piso nacional, não determina seu cumprimento imediato.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Hoje, quarta feira, professores da SEDUC ocupam sede da Sepof para tentar negociação"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores