Ameaça de greve ronda os estudantes da UFPA

COMPARTILHEM !!!



Ameaça de greve ronda os estudantes da UFPA (Foto: Advaldo Nobre/Ascom Seduc)
Estudantes da UFPA devem ficar sem aula na próxima semana (Foto: Advaldo Nobre/Ascom Seduc)

O segundo semestre letivo ainda nem começou e já existe indício de que uma possível greve deve atrapalhar a volta às aulas dos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Associação de Docentes da UFPA (Adufpa) falará hoje, em coletiva, sobre o indicativo de greve e ações para minimizar impactos no semestre, que começa na próxima segunda-feira.

Segundo a assessoria de imprensa da Adufpa, a coletiva será para informar sobre como os professores irão se portar com relação ao retorno das aulas, como estão trabalhando o indicativo de greve e ainda a sobrecarga dos professores. Na próxima segunda-feira, a partir das 5h, haverá uma paralisação, quando novamente os docentes irão deliberar sobre a greve. Ainda na próxima semana, na quarta-feira, haverá paralisação de 24 horas. Entre as reivindicações estão a melhoria no salário e redução e adequação de carga horária.

Para a estudante do segundo ano do curso de economia, Roberta Rizuenho, 19, a greve pode vir a atrapalhar o andamento da graduação. “Quem sai prejudicado são os alunos, que não têm culpa e acabam pagando. A falta das aulas deixa os semestres bagunçados”, reclama a aluna.

PÓS
Já para Gilberto Filho, mestrando de Engenharia Elétrica, a paralisação pode confundir os estudantes. “Eu procurei me informar e, segundo meu orientador, os cursos de pós não param por conta das bolsas. Mas quem não sabe disso pode acabar se prejudicando e faltando as aulas, que são essenciais tanto na graduação quanto no mestrado e doutorado”.

Em reunião realizada na noite da última terça-feira, o Ministério do Planejamento apresentou uma nova proposta aos professores com base no que já foi apresentado anteriormente. O governo federal propôs acrescentar 4% na tabela da carreira do magistério superior e manter a incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) e da Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Gedbt), deixando a correção das distorções ocorridas com a criação da classe de professor associado para o futuro. Segundo a proposta, o percentual seria aplicado após a incorporação da Gemas e só entraria em vigor a partir de julho de 2012.

Na ocasião, ficou a promessa por parte do ministério de refazer os cálculos e apresentar nova proposta, distribuindo os recursos para as carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico. Uma nova reunião está agendada para hoje. Após o encontro, os professores de todo o Brasil terão um posicionamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior sobre a possibilidade de greve.

PARALISAÇÕES
Na próxima segunda-feira, a partir das 17h, os docentes deverão paralisar para reunião. Já na quarta-feira (24), haverá paralisação de 24 horas.

NEGOCIAÇÕES
Uma nova rodada de negociações será realizada hoje entre os professores e o governo federal.

(Diário do Pará)


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Ameaça de greve ronda os estudantes da UFPA"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores