Articulação de Esquerda do Maranhão realiza conferência de reorganização

COMPARTILHEM !!!



 
 
Militantes da Articulação de Esquerda do Maranhão, militantes de outras forças políticas do PT como Democracia Socialista, Tendência Marxista e Luta Solidária, militantes independentes, representantes do movimento estudantil, da juventude, do movimento sindical, do movimento de mulheres e de movimentos populares reuniram-se na sede do sindicato dos bancários em São Luís no último sábado, dia 12 de fevereiro para realizar a Conferência Extraordinária de reorganização da Articulação de Esquerda do Maranhão.
Estiveram presentes aos trabalhos três fundadores do PT no Maranhão: Jomar Fernandes ex prefeito de Imperatriz, Luís Carlos Cintra, militante de esquerda e Francisco Gonçalves da Conceição, professor universitário. Estiveram presentes também presidentes de diretórios municipais do PT no Maranhão e dirigentes partidários dos mais diversos níveis.
Na mesa de abertura Jomar Fernandes e Francisco Gonçalves trataram da história do PT, da AE, dos desafios para a esquerda no Brasil e no Maranhão e do novo momento social, econômico, político e cultural que o país vive. O projeto democrático e popular, que sempre foi protagonista das lutas políticas no país, assumiu um viés socialista com a intervenção do PT na vida política do Brasil. O PT enfrentou a luta contra a ditadura, a luta contra o neoliberalismo e o desafio de governar um país com as dimensões do Brasil. Uma vez governo o PT teve de enfrentar as contradições do sistema político em vigência. Garantir a governabilidade e abrir o partido à alianças mais ao centro. Na medida em que o governo Lula inicia um processo de mudança social, econômica se aprofundam as contradições políticas com o fortalecimento de oligarquias regionais, sobretudo com a aliança Lula-Sarney. O maranhão nesse sentido segue na contramão do processo de mudanças que o Brasil passa.
 
Por outro lado Francisco Gonçalves chama atenção ao fato de que as políticas sociais do governo Lula são necessárias mas não são suficientes. O horizonte utópico dos segmentos excluídos do país não pode ser a entrada no mercado consumidor do país. É preciso politizar a inclusão social e continuar o processo de organização das massas populares no Brasil. Essa é uma tarefa que cabe ao partido e AE tem um papel fundamental nesse processo. Por outro lado é preciso entender a relação entre oligarquias regionais e o patrimonialismo como componente estrutural da formação social brasileira para reconhecer que este é um debate estratégico para o projeto histórico de transformação sociais do PT e não apenas uma questão secundária e marginal..
 
A conferência aprovou uma direção estadual da corrente no estado e um secretariado estadual. O secretariado é composto por Organização, Formação Política, Frente Institucional, Frente de Massas e Comunicação. A conferência aprovou também duas resoluções políticas. Uma defende as conquistas do governo Lula e afirma a necessidade de que a administração Dilma seja superior aos dois mandatos de Lula. 
 
Conclama as forças de esquerda do PT e fora do PT à construir um programa político qualificado para apresentar à sociedade maranhense como alternativa política ao sistema oligárquico em vigência. Realizar oposição crítica e firme ao governo Roseana Sarney em aliança com os movimentos sociais e as forças políticas de esquerda do estado e, para 2012, construir candidaturas própria do PT para São Luís e as principais cidades maranhenses. A segunda resolução é uma defesa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão como instrumento estratégico para educação, o conhecimento, o desenvolvimento científico do estado do maranhão. Repudia as irregularidades administrativas e desvio de finalidade dos recursos para pesquisa científica evidenciadas com as denúncias em torno da FAPEMA, defende e apoia a apuração rigorosa pelas instituições competentes com punição para os responsáveis.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Articulação de Esquerda do Maranhão realiza conferência de reorganização"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores