Leni Carvalho: Caríssima amiga, indispensável companheira!

COMPARTILHEM !!!


Leni Carvalho, D. Leni, como carinhosamente era conhecida, viajou para a eternidade e entrou de vez para a História, nesta quinta feira 17 de abril. 


Natural do Piauí, da cidade de Marcolândia , D. Leni residia no sudeste do Pará desde o início da década de 1980. Foi professora em Curionópolis, uma das pioneiras, na área do garimpo de Serra Pelada, onde, enfrentou a aspereza da vida da fronteira mineral amazônica, o preconceito destinado às trabalhadoras numa região dominada e ocupada majoritariamente por homens. Ajudou a educar e organizar os garimpeiros com quem enfrentou os desmandos e a crueldade do ”Major Curió”, sagrou-se vencedora.

Mulher independente, sagaz e batalhadora, lutou de sol a sol por seus ideais, teve destacado papel na construção do Partido dos Trabalhadores, concorreu à Câmara Municipal de Parauapebas por duas vezes.

Era respeitada e querida por todos, possuía um amplo leque de amigos e admiradores que cotidianamente frequentavam a sua casa, para longas e frutíferas conversas políticas. Por lá passaram personalidades de proa da política paraense e nacional.

Quando algum amigo mais assíduo se ausentava muito, era por ela buscado ás falas: ”Ei colega, não veia mais a minha casa por quê, tá me devendo dinheiro? Pode vir hoje tem almoço (ou jantar e ou café da manhã), não falte! Pague sua dívida depois...” (rsss).

Tornaram-se folclóricas a saia justa em que colocava seus amigos ilustres, como o ex-prefeito de Parauapebas, Darci, que por vezes com dedo em riste abanava sua face a lhe bradar: “me respeite colega! Me respeite! Lhe conheço muito bem, cansei de matar sua fome lá na cozinha de casa!”, isso em pleno Morro dos Ventos, sede do governo municipal.

Lembro vivamente das noites do açaí com farinha de tapioca, que ela incorporou a sua dieta cotidiana. Recordo ainda de nossa última conversa em Belém, dia 10 de março, quando ela me contou dos planos para 2014, dos desafios que se propunha enfrentar, da preocupação com os filhos e das alegrias que sentia com as conquistas ao longo da sua trajetória, como mulher, mãe, professora, comerciante e lutadora. Se sentia bem, estava feliz...

Minha amiga vá em paz, levaremos você no lado esquerdo do peito, sempre!

Abração

Marcelo Martins

Historiador e membro da direção estadual - AE


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Leni Carvalho: Caríssima amiga, indispensável companheira!"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores