"PED 2013: a Vitória da esquerda no RS"

COMPARTILHEM !!!


Por Adriano de Oliveira*
Ary Vanazzi é o presidente eleito do PT-RS para liderar o  esforço inédito que faremos para reeleger – pela primeira vez na história do Estado – o atual governo do companheiro Tarso Genro e vencermos com a candidatura da companheira Dilma Roussef.

Foi um processo que mobilizou intensamente a militância do PT gaúcho onde 39.237 filiados e filiadas compareceram para votar no primeiro turno elegendo as novas direções partidárias.  No segundo turno, que ocorreu apenas na disputa para presidência estadual e em um reduzido número de municípios, compareceram 29.445 filiados e filiadas.

Realizamos cinco debates presenciais entre os candidatos a presidente, dois deles em rádios, cinco entre chapas, além do nacional ocorrido em Porto Alegre. Publicamos um caderno de teses apresentadas pelas chapas estaduais e, pela primeira vez, constituímos um fundo eleitoral absolutamente igual para todas as chapas em disputa. Tudo consensuado na comissão eleitoral que organizou o processo do PED em nível estadual.

Ary Vanazzi, da Articulação de Esquerda, também apoiado pelas forças da Mensagem ao Partido, PTLM e UPS, venceu a eleição com 14.805 votos; o segundo colocado Jairo Jorge, do Socialismo 21 e apoiado pelas forças do CNB, EPS e Movimento PT, atual prefeito de Canoas, obteve 14.181 votos.

Correspondente a tarefa que nos foi delegada pelo conjunto do partido, podemos comemorar um crescimento da Articulação de Esquerda no RS.

Aumentamos numérica e proporcionalmente nossa votação em relação ao último PED, seja na candidatura nacional do companheiro Valter Pomar, seja em nossas chapas nacional e estadual. Aumentamos, ainda, nossa representação no Diretório Estadual de sete para oito membros. Teremos três companheiros e companheiras na Executiva estadual, além do companheiro Vanazzi na presidência e do companheiro Edegar Pretto, atual líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa. Inauguramos um novo período para a construção partidária e o papel da AE no estado.

Caminhamos para uma eleição bastante polarizada no estado. O principal organizador de nossa oposição (não poderia ser diferente) é o grupo RBS, afiliada da Rede Globo. Não por acaso é oriundo de seus quadros nossa provável maior adversária, a senadora Ana Amélia Lemos (PP), que no caso de sua seção gaúcha, já anunciou que não fará campanha para nossa companheira Dilma, acompanhando o comportamento da seção gaúcha do PMDB que em nenhuma das últimas eleições apoiou as candidaturas do PT, seja com Lula ou Dilma.

Exatamente por isso será fundamental que o PT Nacional e a companheira Dilma, assim como fez o companheiro Lula nas últimas eleições, deixem claro que teremos um único palanque no RS. Não temos dúvida que quando mais alinhadas forem nossas candidaturas ao governo do estado e a presidência da República, melhor para ambas no resultado da disputa.

Trabalhamos para unificar programaticamente, já no primeiro turno, o bloco de forças que hoje governa o Rio Grande do Sul, formado pelo PT, PCdoB, PDT, PTB, PR, PPL, PRB e outros. O PT-RS já manifestou publicamente que pretende compor a vaga de vice e ao Senado com o conjunto dos partidos aliados, afastando as acusações “hegemonistas” que tentam nos imputar.

Lutamos para fortalecer o bloco histórico, político e social que construímos com os movimentos sociais e que colocaram a classe trabalhadora gaúcha pela segunda vez a frente do Piratini. Nunca na história do Rio Grande um governador foi reeleito. Tarefa para a aguerrida militância gaúcha do Partido dos Trabalhadores.

**Adriano de Oliveira é secretário de Formação do PT-RS e membro
da Direção Nacional da AE*





COMPARTILHEM !!!


0 Response to ""PED 2013: a Vitória da esquerda no RS""

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores