Valter Pomar: “um partido de esquerda na Presidência é um hiato na história ou ponto de partida para mudança mais profunda” http://zip.net/brlhvF --

COMPARTILHEM !!!




1 – Após vencer três eleições presidenciais, você avalia que o PT mudou a história da política brasileira?
A história brasileira é marcada por três grandes características: a dependência externa, a desigualdade social e a democracia restrita. Nos 513 anos de história do Brasil, tivemos 322 de império, 388 de escravidão e 389 de monarquia. Nos 124 anos de República, tivemos 35 anos de ditadura assumida, 30 de governos oligárquicos, 18 de governos democráticos que proibiam a livre organização partidária da esquerda, mais 5 anos de autodenominada transição democrática que preservaram boa parte da memória ditatorial. Sobram 24 anos de democracia eleitoral.
Foi exatamente neste último período que tivemos 10 anos de governos petistas. Ou seja: o crescimento do PT e sua chegada à presidência da República foi possível exatamente no maior período – até agora—de vida democrática do país.
Pela primeira vez, um partido de esquerda, com origem e base no mundo do Trabalho, chega ao cargo máximo do governo brasileiro. A questão, óbvio, é se isto é uma exceção, um hiato na história brasileira. Ou se é o ponto de partida para uma mudança mais profunda.
2 – A partir dos governos petistas, como você vê o lugar do Brasil, no cenário político mundial atual? Os valores do PT se refletem na política externa brasileira?
Do ponto de vista geopolítico, o Brasil é uma potência média. Temos territórios, população e riquezas relevantes, temos uma situação política interna muito favorável. Mas nossa capacidade industrial e tecnológica está aquém de nossas possibilidades e necessidades. E não temos capacidade militar defensiva, num mundo cada vez mais perigoso. Isto que acabei de falar já era assim, quando o PT chegou ao governo.
O que mudou foi a decisão de desacoplar os destinos do país, dos desejos dos Estados Unidos e seus aliados. Do ponto de vista teórico, esta decisão é produto do casamento entre o pensamento estratégico do PT e seus aliados de esquerda, com uma vertente nacionalista existente no Itamaraty.
O problema é que desacoplar não basta: enquanto existir o imperialismo dos Estados Unidos, teremos que adotar uma atitude mais ativa na área internacional. E neste ponto há diferenças de opinião, tanto no governo, quanto no PT, acerca de como ir e até aonde ir.
#PED2013 – eleições 10 e 24 de novembro
Valter Pomar é candidato a presidente nacional do PT
(Estas perguntas foram respondidas na entrevista concedida ao Site de Esquerda Claridad, de Porto Rico)


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Valter Pomar: “um partido de esquerda na Presidência é um hiato na história ou ponto de partida para mudança mais profunda” http://zip.net/brlhvF -- "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores