Falam em democracia e renovação. Mas querem que os filiados votem sem informação

COMPARTILHEM !!!



O candidato a presidente nacional do PT, Valter Pomar, denunciou o desrespeito à democracia interna e às regras de funcionamento do Processo de Eleições Diretas - PED 2013, durante sua intervenção no debate entre os candidatos à presidência do partido, realizado nesta quinta-feira 24, em Brasília. “PED sem instância de base e sem respeito às regras, é igualzinho ao que a gente critica no processo eleitoral burguês”, disse ele.
Pomar referia-se às informações dadas pelo secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, na Comissão de Organização Eleitoral (COE), de que o caderno de teses não seria impresso e distribuído ao conjunto dos filiados. “As pessoas vão votar sem ter informação”, disse Pomar ao responder a pergunta de militante presente ao debate.
O envio de no mínimo uma publicação de apresentação de teses e chapas para todos os filiados está previsto art. 4º § 4º do Regulamento do PED; é um dos instrumentos para garantir que as chapas concorram em igualdade de condições e que os filiados tenham acesso às suas ideias e propostas.
O PT tem o endereço de 64% dos filiados aptos a votar. A COE decidiu na sua última reunião que seriam impressos 800 mil cadernos e enviados pelo correio para os 515 mil filiados com endereço informado. Os restantes seriam divididos entre os Diretórios Estaduais e Municipais.
Na reunião desta quinta-feira a COE reiterou sua posição, exigindo que se cumpra o regulamento.
Debate entre candidatos a presidente
Segundo Pomar, em conversa com dirigentes partidários logo após o debate, outras regras de funcionamento do PED estão sendo desrespeitadas. Ele criticou especialmente a resistência, por parte do candidato Rui Falcão, de participar do último debate nacional, marcado para o dia 4 de novembro.
Segundo Jorge Coelho, representante da candidatura de Falcão, Rui não poderia participar do debate (internet) porque teria outros compromissos partidários, inerentes ao cargo de presidente que ocupa interinamente.
Esta informação foi dada por Coelho no mesmo dia em que Rui foi o único candidato a aparecer no programa do PT, transmitido em rede nacional de rádio e televisão, na noite de quinta-feira, há pouco mais de 15 dias do PED.
Na reunião da COE, mesmo diante da proposta de outras cinco datas - 1º, 5, 6, 7 ou 8 de novembro – feita pela chapa “A Esperança é Vermelha”, foi informado por Coelho que não haveria condições de marcar em um outro dia.
Pouco antes do debate, Pomar conversou com Rui Falcão, que ficou de rever sua agenda e dar resposta sobre a sua presença.
Ainda que Rui não participe, a COE definiu que o debate acontecerá com os cinco candidatos a presidente.
O debate em questão é o último de uma série de quatro pela TVPT e a sua não realização configuraria infração do Regulamento do PED, em seu parágrafo único do Art. 4º. Inicialmente previsto para ser realizado no dia 7 de outubro, foi suspenso pela Secretaria Nacional de Organização, sob argumentos de problemas administrativos e técnicos.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Falam em democracia e renovação. Mas querem que os filiados votem sem informação"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores