COMPARTILHEM !!!


PESQUISA PARA PREFEITO DE BELÉM
INSTITUTO ACERTAR

Em mais uma pesquisa de opinião pública sobre as intenções de voto para Prefeito de Belém, aqui publicada, aparecem os pré-candidatos Edmilson Rodrigues do PSOL e José Priante do PMDB para o pleito de outubro na frente. O estudo foi realizado pelo Instituto Acertar e está registrada junto ao TSE e TRE/PA em cumprimento ao que dispõe o art. 33º e seus §§ 1º e 2º da Lei nº 9.504/97, assim como o art. 7º da Resolução TSE nº 23.364/201. O número de registro da pesquisa é PA-00018/2012. O período de realização da pesquisa foi de 8 a 11 de junho de 2012, margem de erro: 4% sobre os resultados gerais da pesquisa. Número de entrevistas: 630. O contratante da pesquisa é a empresa Bacana Comunicação, Publicações e Vídeos Ltda.

Edmilson em primeiro, Priante em segundo, Zenaldo em terceiro e Jordy em quarto.

Na intenção de voto estimulado em um cenário com o nome dos principais pré-candidatos a prefeito de Belém se a eleição fosse hoje Edmilson Rodrigues obteria 37% da preferência dos eleitores, contra 18,2% de Priante.  Seguidos de Zenaldo com intenção de voto de 10,1%, Arnaldo Jordy 9,4%. Em um patamar mais abaixo aparecem: Jefferson Lima  (5,9%), Alfredo Costa (3,3%) e Anivaldo Vale (2,1%). Os votos brancos e nulos somariam 7,5% e 6,5% encontram-se indecisos. 


Edmilson estabiliza e Priante apresenta linha de crescimento.

Comparando o retrato do momento atual com o apresentado pela pesquisa realizada em abril pelo mesmo Instituto Acertar, as intenções de voto dos pré-candidatos não apresentaram oscilações consideráveis.
Os pré-candidatos que apresentaram uma tendência discreta de crescimento foram Priante (de 16,1% para 18,2%) e Zenaldo (de 8,3% para 10,1%). Já Arnaldo Jordy, Edmilson Rodrigues e Alfredo Costa oscilaram negativamente (1,7%, 1,0% e 0,5%) respectivamente. Os votos brancos/nulos passaram de 5,9% para 7,5% e os indecisos de 4,3% para 6,5%.

Vale ressaltar que no cenário de abril figuravam o nome do ex-governador Almir Gabriel que obteve 12,4% das intenções de voto. No atual cenário passou a compor o nome do vice-prefeito Anivaldo Vale que alcançou 2,1% das menções e de Jefferson Lima que obteve 5,9%.

Avaliação dos governos
           
A pesquisa do Instituo Acertar também teve como objetivo medir a avaliação da população de Belém em relação ao governo de Duciomar Costa, após 3 anos e 5 meses de seu segundo mandato, investigando também a imagem na capital da administração de Simão Jatene e Dilma Rousseff.

Avaliação do Governo Duciomar Costa não é boa.

Ao fim de 3 anos e 5 meses do segundo mandato do Prefeito Duciomar Costa, as avaliações negativas que em abril tinham alcançado a taxa de 55,9% mantiveram-se no mesmo patamar, superando largamente as avaliações positivas, confirmando, assim, o expressivo descontentamento da população à atual administração municipal.

A soma de ótimo, bom e regular positivo (avaliação positiva) oscilou negativamente 1,6 pontos percentuais, passando de 36,2% para 34,6%, sendo agora 14,3% de regular positivo (antes 18,4%), 16,5% de bom (antes 14,1%) e 3,8% de ótimo (antes 3,7%). A avaliação negativa (ruim + péssimo + regular negativo) apresentou uma pequena variação de 1,1 pontos percentuais: subindo de 55,9% em abril para 57% em junho. O ruimobteve 12,1% (antes 11,1%), o péssimo foi mencionado por 28,3% (antes 34,3%) e o regular negativo obteve 16,7% (antes 10,5%). A avaliaçãoregular permaneceu estável com 7,3% (antes 6,8%). Dos entrevistados pela pesquisa 1,1% não souberam ou não responderam a pergunta.

A maior parte da população de Belém aprova a administração do governador Simão Jatene
           
Quanto à avaliação da administração de Simão Jatene, 64,1% (antes 66,2%) a percepção de que seu governo é positiva; (12,9% ótimo, 34,8% bom e 16,4% regular positivo); 8,9% (antes 7,1%) dizem que é regular-regular; E 26,5% (antes 25,2%) dizem que  a administração de Jatene é negativo (11,1% regular negativo, 6,0% ruim e 9,4% péssimo). Uma pequena parcela, 0,5% (antes 1,4%) disse que é cedo/não soube avaliar a administração de Simão Jatene.

 O governo da presidenta Dilma é aprovado pela grande maioria

O desempenho da presidenta Dilma Roussef foi considerado comopositivo por 78,1% (antes 80,6%) dos entrevistados sendo que (18,9%) classificaram como ótimo, (44,8%) como bom e (14,4%) como regular positivo. Aqueles que responderam que está somente regular-regulartotalizam 5,9% (antes 5,2%) dos entrevistados. Os que avaliaram de formanegativa o governo de Dilma foram 15,2% (antes 13,3%). Sendo que, desse total (4,9%) acham que está regular negativo, (5,2%) ruim e (5,1%) responderam que está péssimo. Dos entrevistados pela pesquisa 0,8% não responderam a indagação.

A metodologia e dados técnicos da pesquisa.

A pesquisa do tipo quantitativa, feita de acordo com a técnica de survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. O público alvo foram pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que moram e votam no município de Belém. Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com a aplicação de 630 questionários, para obter representatividade para o total do município. As cotas foram definidas por sexo, grupo de idade e pelos oitos distritos administrativo que agrupam os bairros, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do IBGE (Censo 2010) e TSE (Estatísticas do Eleitorado – Maio 2012).
Adotou-se dois estágios para distribuição da amostra. No primeiro, foram sorteados os setores censitários (IBGE), quarteirões e domicílios, onde as entrevistas foram realizadas. No segundo estágio, as pessoas a serem entrevistadas foram selecionadas de forma aleatória, dentro dos setores censitários, utilizando um quadro de cotas pré-estabelecido.

O método utilizado para a seleção dos domicílios foi o arrolamento nos quarteirões dos bairros e localidades selecionados na amostra com saltos sistemáticos. Quando houve recusa de informações, domicílios vazios ou não foi satisfeita as exigências das cotas, selecionou-se o domicílio subseqüente. A margem de erro para os resultados da pesquisa é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados foi realizada de forma pessoal em domicílio entre os dias 8 a 11 de junho de 2012. Sendo que 20% dos questionários de cada entrevistador foram checados por supervisores de campo. Para detectar erros no processamento foi feito um controle de crítica e consistência dos dados.



COMPARTILHEM !!!


0 Response to " "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores