COMPARTILHEM !!!


PT agora apoia Iriny de corpo e alma em Vitória

Sem Hartung no páreo, grupo de Coser muda o discurso

Eduardo Fachetti
 efachetti@redegazeta.com.br

Bastou o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) se anunciar fora da disputa pela Prefeitura de Vitória para as lideranças do PT, que defendiam apoiá-lo em desfavor da candidatura da deputada Iriny Lopes (PT), mudarem de postura. Agora, aliados do prefeito João Coser (PT), que há dois dias viam mais vantagem em apoiar o peemedebista do que manter nome próprio na disputa, dizem que subirão no palanque "sem ressentimento" ou "saia justa".

Um desses é o presidente regional do partido, José Roberto Dudé. Há cerca de um mês, o petista foi a São Paulo com uma comitiva de aliados dizer ao presidente nacional da legenda – o deputado federal Rui Falcão – que o nome de Iriny estaria trazendo problemas na construção de alianças. A teoria do grupo era de que a manutenção da pré-candidata na Capital poderia levar o PT ao isolamento.

Agora o discurso é outro. "Iriny será a candidata de todo o partido. Estamos todos juntos. Tenho certeza absoluta de que Coser vai subir no palanque da nossa candidata", afirma Dudé. Ele minimiza os efeitos da postura adotada anteriormente.

"Não existe constrangimento algum em ir para o palanque de Iriny. Sou o presidente do partido e ela é a minha candidata. Vou acompanhar a campanha de corpo e alma e não há indisposição alguma entre nós", destacou.

Para Cacau Merçon, presidente municipal do PT em Vitória, a mudança de postura do partido – que agora descarta qualquer outra posição senão a defesa de Iriny – não é sinônimo de fragilidade.

"Tenho certeza de que o partido vai superar qualquer divergência. Está sepultada a possibilidade de o PT ser vice de outro partido e Coser, como principal figura do PT no Estado, será fundamental no palanque", disse. Os petistas têm reuniões agendadas com PDT, PP, PSB e PMDB para tentar acordos.

Lançamento

O PT de Vitória se reúne dia 23 de junho para homologar a pré-candidatura de Iriny. A executiva municipal fará uma consulta à cúpula do partido em Brasília para ver se é possível realizar a convenção lançando a deputada como candidata no mesmo dia.

Ontem, durante todo o dia, o prefeito João Coser esteve em Brasília e não foi localizado para se posicionar. Por meio de assessoria, Iriny informou que "sempre trabalhou pela unidade partidária".
Os cenários

Geopolítica

Enquanto o PMDB cogitava o lançamento do ex-governador Paulo Hartung em Vitória, as principais lideranças do Estado trabalhavam para "organizar forças" em torno do peemedebista e, assim, dividir espaços nas principais cidades. Estavam no centro da negociação PT, PSB e PMDB, sendo que PR e PDT também manifestavam suas posições. Com a saída de Hartung do páreo, o jogo "zera" e as composições serão repensadas.

Novo desenho

Os pré-candidatos mais consolidados, hoje, são Iriny Lopes (PT), Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Luciano Rezende (PPS). Há dúvidas no mercado se Lelo Coimbra será mantido pelo PMDB.

PT negocia

A cúpula do PT, que temia o isolamento com a pré-candidatura de Iriny Lopes em Vitória, deve fazer uma rodada de conversas com líderes do PDT, PP e PMDB até o fim desta semana.

PSDB negocia

Os tucanos, por sua vez, têm agendas marcadas com PSB, PMDB, PPS, PDT, PRP e PHS

PPS negocia

O partido de Luciano Rezende está mirando no PP, PRB, PSB, PTB, PMDB, PRTB, PTdoB, PSD e DEM.
PSDB aposta na retirada de Lelo

A retirada do ex-governador Paulo Hartung como uma das apostas do PMDB para a sucessão em Vitória atraiu novamente o olhar do PSDB para a legenda. Nos últimos meses, peemedebistas e tucanos se aproximaram e se afastaram diversas vezes, movidos pela presença do PT, que vislumbrava a manutenção da parceria com o partido do ex-governador na Capital.

Com o novo cenário consolidado, o presidente municipal do PSDB, Luiz Emanuel Zouain, aposta nas afinidades com peemedebistas para formalizar uma aliança, ainda que o deputado Lelo Coimbra (PMDB) seja pré-candidato.

"Respeitamos a pré-candidatura de Lelo, mas assim que ele não se confirmar como candidato, vamos tentar atrair o partido para o nosso palanque. Assim que eles retirarem o nome, a aliança conosco é algo natural", ponderou Zouain.

Para o deputado federal César Colnago, que preside a executiva estadual do PSDB, a postura dos tucanos em Vitória é a mesma de sempre: Luiz Paulo Vellozo Lucas será o nome de oposição ao PT.

A indefinição sobre para qual lado o PMDB penderá pode determinar o andamento da conversa, segundo Colnago. "Temos relacionamento e diálogo com o PMDB e é lógico que vamos buscá-los", frisou.



COMPARTILHEM !!!


0 Response to " "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores