Após meses de luta, PARAUAPEBAS conquista campus universitário da UFPA!

COMPARTILHEM !!!



Há aproximadamente 04 meses, os estudantes de Parauapebas, dos vários níveis e escolas, vêm se reunindo e discutindo propostas para se conquistar a ampliação de cursos no ensino de nível superior digno para nossa cidade. O movimento estudantil não mais parou e, agora, está em sua segunda fase: conquistar a aprovação da emenda parlamentar para que Parauapebas seja reinserida no projeto de lei de criação e implantação da UNIFESSPA nas comissões da Câmara Federal; luta que já resultou na aprovação do relatório do deputado Bala Rocha (PDT-AP), por unanimidade, na Comissão de Trabalho e Serviço Público, contemplando nossa cidade. Agora, o relatório está em tramitação na Comissão de Educação e Cultura para ser analisado e votado em data ainda indefinida.


Com este trunfo em mãos, os estudantes parauapebenses renovaram suas forças e, mais uma vez, seguiram em comitiva para Belém, nesta segunda (21), juntamente com prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, representantes da VALE, Luiz Veloso e Fernando Silva, os deputados federais Wandekolk Gonçalves (PSDB-PA) e Cláudio Puty (PT-PA), e os veradores Faisal Salmen, Miquinhas da Palmares e Raimundo Vascocelos, além de lideranças do Movimento Pró UNIFESSPA, da UNE e UBES em Parauapebas (Rebeca Valquiria, Gutemberg Silva e Elton Batista), para reunião com o reitor da UFPA Carlos Maneschy, onde foi explanado o processo de implantação do campus desta instituição em nosso municipio.

Inicialmente, o reitor elogiou a grande luta que os estudantes de Parauapebas promveram conquista da UNIFESSPA; e quão rica vem sendo esta batalha. Ressaltou também o desrespeito para com nossa população a retirada do municipio do projeto de lei de criação e implantação da UNIFESSPA, destacando que vai sugerir ao MEC a retirada da emenda parlamentar que propõe a implantação de campus nos municipios de Tucuruí e Redenção, para, assim, facilitar o processo de implantação do campus em Parauapebas, e reforçou que “Tucuruí, neste momento, não tem interesse em se inserir neste processo”. Em seguida, expôs como será o sistema de implantação do campus da UFPA, viabilizando o processo da forma mais rápida possivel.

Primeiro, será criado um núcleo, pois, a autonomia da universidade garante a criação de núcleos diversos no Estado, desde que haja estrutura e recursos suficientes para isso: o núcleo será oficial e definitivamente criado, em 15 de dezembro próximo, a partir da doação, pela Prefeitura, do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PARAUAPEBAS (CEUP) à UFPA (até aquisição de área apropriada para construção do campus definitivo, em parceria com a VALE), vez que, desta forma tornar-se-á viável a realização de processo seletivo (vestibular) já no próximo ano. O reitor também enfatizou que a maior dificuldade será a lotação de professores, pois, para a realização de concursos é necessário a devida autorização do MEC. De todo modo, a fim de superar esta dificuldade, serão direcionados professores de outros campus para nossa cidade, com o apoio da PMP, garantindo a fixação dos professores, por um periodo mínimo de 02 anos, até a realização de concursos. Para assegurar os recursos necessários, os veradores presentes garantiram articulação, junto ao Prefeito, para imediata aprovação de orçamento específico, ainda na LOA 2012, para construção e equipação do campus.

Para concluir a reunião, foi marcada para dia 15 de dezembro, provavelmente no auditório do CEUP, a realização de eventos públicos em prol do Ensino Superior em Parauapebas: a doação oficial do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PARAUAPEBAS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ e a assinatura do convênio entre Prefeitura Municipal de Parauapebas, VALE e UFPA para a construção do campus. Ao final, foi definida a criação de COMISSÃO TÉCNICA para acompanhar e garantir o processo de implantação do campus da UFPA, escolha de cursos e realização do vestibular ainda no segundo sementre de 2012. Esta comissão será composta por representantes do Movimento Estudantil, da PMP, da VALE e da UFPA.

Depois da reunião com a Reitoria da UFPA, a comitiva de Parauapebas, desta feita contando com representantes do Movimento Pró UNIFESSPA, da PMP e da VALE, dirigui-se à sede da Reitoria da UEPA para agenda com a reitora Marília Xavier, na qual foi discutido a imediata criação e instalação de pelo menos 2 cursos, na área de saúde, de nível superior, por esta instituição em nossa cidade. De imediato, foi firmado compromisso para que, no próximo dia 01 e 02 de dezembro, a digna reitora venha à cidade para anunciar oficialmente mais esta conquista de nossa população.

Movimento Pró Campus da UNIFESSPA em Parauapebas


COMPARTILHEM !!!


1 Response to "Após meses de luta, PARAUAPEBAS conquista campus universitário da UFPA!"

  1. Uma luta mais do que justa. Afinal, aluno do interior aprende qualquer disciplina com apenas duas semanas de aula. Isso porque pela capital o cara vive mais em forró do que estudando. De fato só precisa do diploma e não aprender nada, pois papai arranja o resto. Isso sem levar em conta que nesse caso do interior, professor também é bastante motivado, já que ganha um extra fabuloso. Ainda outro dia perguntei por que não casa estudantil suficiente até para gente do MEC que aplica o enem. esse deicou entender que pobre que se lasque e deixe a vaga para que tem dinheiro fazer o curso, ou faça um cusro requenquela.


    E a melhor aluna de engenharia da história paraense, quiçá mundial, é de campus do interior.


    =====

    PRÊMIO JOÃO MARIA DE LIMA PAES VAI PARA ALUNA DA UFPA, 07.01.2011

    www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4374,

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores