Plebiscito: quem ganha e quem perde?

COMPARTILHEM !!!


Pará hoje: gasta 16% do PIB com a máquina: os 3 poderes, o funcionalismo e as verbas de custeios (água, luz, telefone, fotocópias, papel etc).

Pará a pós a divisão: gastará 20% com esta mesma máquina.  O Pará, hoje, dispõe de 350 milhões para investimento/ano.

Tapajós: gastará 48% do PIB para manter a máquina. Quem ganhará com a divisão: 20 mil novo funcionários e os novos juízes, deputados e secretários de estado. Quanto sobra para investimento na sociedade...alguma coisa próxima de menos 100.

Carajás: gastará 29% do PIB com a máquina. Quanto sobrará para investimento para a sociedade? alguma coisa próxima de   menos 50.

O Pará, rico territorialmente e com a perspectiva legal de compensação das perdas com a desoneração das exportações, cobrança dos impostos da energia na fonte  e não no destino, verticalização da produção  através do novo código mineral: significa a perspectiva de um  futuro  auspicioso para todo o povo do Pará.

hoje o protagonismo de um território se baseia em seu potencial enriquecimento econômico, e não  no número de deputados estaduais, federais e senadores: é só nos fazermos a seguinte pergunta- qual a qualidade da representação do Pará no congresso nacional? e qual a qualidade parlamentar dos representantes de Carajás e Tapajós na câmara e no senado? qual a garantia de que, como um passe de mágica, se transformariam em políticos republicanos? parece até uma piada de mau gosto.

O poderio do sudeste advém de dois fatores conjugados: poder econômico e tamanho do eleitorado que se replica na quantidade de deputados federais. E estas perspectivas se coloca para o Pará. Queremos um Pará poderoso ou três Sergipes empobrecidos?

Uma coisa é certa: Carajás querendo  o complexo mineral e Tucurui e Tapajós querendo Belo Monte, o que sobraria para o Pará? nada, e a maior vítima seria o povo do Pará. Imaginem o Pará ficando com 17% do território e  70% da população.  Seria uma índia pobre e em miniatura.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Plebiscito: quem ganha e quem perde?"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores