SPDDH lança edição especial do Jornal Resistência

COMPARTILHEM !!!



Edição especial do jornal Resistência

Na comemoração dos 34 anos da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDD) um presente digno de combatividade é oferecido para a população da Amazônia: uma edição especial do Jornal Resistência, instrumento que marcou a histórica luta em defesa da democracia nas décadas de setenta e oitenta no estado do Pará. O lançamento aconteceu durante a programação de aniversário realizado nesta segunda-feira, 29.8, em Belém, por ocasião do Colóquio sobre Direitos Humanos.

A programação do evento foi composta por temáticas com abordagens envolvendo a violência no campo – realidade e perspectivas, discutindo questões específicas sobre os grandes projetos na Amazônia e suas conseqüências e violência contra os povos indígenas. A outra temática central do evento foi “O direito à informação e a construção da cidadania, com enfoques direcionados para os meios de comunicação sociais e democracia, a criminalização das rádios comunitárias no Pará e a experiência de comunicação popular do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

O Resistência e os 34 anos da SDDH – Como não poderiam deixar de acontecer, os coordenadores do evento dedicaram um momento especial de resgate histórico da trajetória vivenciada pela SDDH, assim como pelos movimentos sociais e políticos durante os anos  setenta e oitenta, através do Jornal Resistência. Fazendo uma retrospectiva geral dos fatos estiveram o jornalista Paulo Roberto Ferreira e a pastora Marga Rothe, ambos contribuíram para a fundação e fortalecimento da SDDH.
“Mais do que nunca é necessário resistir, denunciar, propor, incitar, criar caso, escancarar, informar. Estes eram, são e, ao que nos parece, vão continuar sendo nossos desafios”, assegura no editorial o advogado Marco Apolo, presidente da SDDH. Ainda no editorial, ele destaca que apesar das inúmeras conquistas, como a abertura política, o fim da ditadura, a eleições diretas, existem outras lutas necessárias e indispensáveis para a dignidade humana.

Nesta edição especial foi priorizado um panorama da conjuntura agrária no Pará, passando pela ‘análise da nova tragédia do Rio Xingu’, com a implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte; a violência no campo e a agenda florestal brasileira; outras pautas refletem também a importância do debate acerca da democratização da comunicação e exemplos de como a comunicação tem sido utilizada como disputa política; a trajetória da luta das mulheres, dos negros e o respeito à diversidade sexual também são abordagens trazidas pelo jornal. A divisão do Pará e a necessidade de aprofundar o debate é pauta também desta edição. Em termos culturais um apanhado geral sobre a pauta cultural nos anos 80 e o Resistência no meio de tudo aquilo. 

Ascom – PT/Pará


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "SPDDH lança edição especial do Jornal Resistência"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores