Professores da UFPA aprovam indicativo de greve sem data para começar

COMPARTILHEM !!!


Apesar do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDES-SN) ter assinado, no último dia 26 de agosto, um acordo parcial com o governo federal garantindo conquistas para a categoria, professores da UFPA aprovaram na manhã de hoje, 30, durante assembleia geral da ADUFPA, um indicativo de greve sem data para iniciar. A decisão atende ao encaminhamento da reunião do Setor das Ifes, que aconteceu no dia 26, em Brasília, logo após a assinatura do acordo.
De acordo com o calendário de mobilização, os docentes aprovaram uma paralisação de 24 horas para o dia 14 de setembro e nova assembleia foi marcada para o dia 15. O objetivo é permanecer em estado de mobilização, para que o acordo seja cumprido e as reivindicações relacionadas à reestruturação da carreira docente sejam atendidas.
Durante a assembleia, os docentes avaliaram os impactos do acordo assinado com o governo, que prevê o reajuste de 4% no conjunto da remuneração total e a incorporação da Gratificação por Exercício do Magistério Superior (Gemas) e a Gratificação de Atividade Docente de Ensino Básico, Técnico e Tevnológico (Gebtt) ao vencimento básico. O acordo é estendido aos docentes aposentados e terá vigência apenas a partir de março de 2012.
Para os professores, a assinatura do acordo não finaliza o processo de negociação e pressão sobre o Executivo, pois uma série de reivindicações ainda não foi atendida pelo governo federal.
No acordo assinado, o governo se compromete a voltar a reunir com o ANDES-SN no dia 14 de setembro, para iniciar as negociações em torno da reestruturação da carreira docente, que ainda não foi contemplada no documento acordado. O prazo para que essa negociação se encerre é o dia 31 de março de 2012. “Até lá, continuaremos em processo de mobilização e, por conta disso, resolvemos paralisar nossas atividades no dia 14 e fazer uma assembleia no dia 15, para avaliar o resultado da negociação com o governo e tirar encaminhamentos para a reunião do Setor das Ifes, que acontecerá nos dias 17 e 18 em Brasília”, explica a diretora-geral da ADUFPA, Rosimê Meguins.
Segundo a avaliação da diretoria da ADUFPA, o acordo com o governo foi limitado, mas foi o que a categoria conseguiu construir fruto da mobilização em nível nacional. “Isto indica que precisamos intensificar e fortalecer nossa mobilização, para arrancarmos conquistas mais substantivas do governo. Se o governo pensa que a assinatura do acordo encerra nossa luta, está enganado, pois vamos avançar nossa organização em defesa do modelo de carreira construído pela categoria nas assembleias de base”, garante Rosimê.
Na assembleia da ADUFPA, foi tirado um Comando Local de Mobilização, composto por professores da UFPA, que irão auxiliar a diretoria da entidade nas mobilizações por local de trabalho. O Comando é aberto a todos os docentes da instituição que queiram participar e deverá se reunir na próxima semana, para pensar as estratégias de organização da paralisação de 24 horas do dia 14 e outras ações.
Link: www.adufpa.org.br
Fonte: ADUFPA


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Professores da UFPA aprovam indicativo de greve sem data para começar"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores