por Aldo Rodrigues*
Na atualidade a reprodução do modo de vida capitalista em escala planetária (globalização da economia) tem como objetivo principal a “incessante busca do lucro” e do “enriquecimento da classe burguesa”, tais fatos determinam o crescimento intenso da industrialização em diversos países desenvolvidos e emergentes; o aumento do consumismo, principalmente nos países ricos; o maior consumo de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural); o aumento das desigualdades, da pobreza, bem como o acelerado crescimento populacional nos países subdesenvolvidos; a intensa urbanização e metropolização de cidades em diversas regiões do mundo.
Esses fenômenos criados pelo capitalismo são determinantes na formação e consolidação de diversos problemas ambientais em nosso planeta, tais como: o aquecimento global; as chuvas ácidas; os buracos na camada de ozônio; poluição das águas de oceanos, mares e rios; a escassez de água doce; a erosão e desertificação dos solos; a produção de lixo, etc. Esses problemas vem afetando a vivência dos seres vivos que habitam a Terra, inclusive a vida dos seres humanos.
Ou a gente elimina o modo de vida degradador da natureza e da sociedade humana – o capitalismo – ou então, ele vai causar a “escuridão do planeta Terra”.
“Ou morre o Capitalismo ou a Terra!!!”
*Aldo de Vasconcelos Alvarez Rodrigues – Geógrafo: Especialista em “Geologia aplicada ao Meio Ambiente da Amazônia” e “História Social da Amazônia”- Professor da E.E. Honorato Filgueiras e da E.M. Ana Barreau – Mosqueiro/Pa.
psotado no blog do PT-Mosqueiro
0 Response to "O Capitalismo e os Problemas Ambientais"
Postar um comentário