Bujaru e Brasil Novo têm novos prefeitos eleitos

COMPARTILHEM !!!


Os municípios de Brasil Novo e Bujaru já têm novos prefeitos. Alexandre Lunelli, da coligação PP/PMDB/PV, foi eleito com 55,94% dos votos válidos o novo gestor de Brasil Novo. Em Bujaru, Lúcio Antônio Faro Bittencourt, da coligação PT/PSDC/PCdoB, levou o pleito com 62.02% dos votos. Até o fechamento desta edição, o município de Aveiro não havia concluído o trabalho de apuração.

Às 22h30, apenas 14% das urnas de Aveiro tinham sido apuradas, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A demora ocorreu pela maioria do eleitorado se concentrar na zona rural, de onde o TRE aguardava a chegada das urnas transportadas por embarcações.

As eleições suplementares aconteceram ontem nos três municípios, onde os prefeitos eleitos em 2008 foram cassados pela Justiça Eleitoral. A ex-prefeita de Bujaru, Maria Antônia Silva da Costa (PMDB), foi cassada em abril de 2009, acusada de compra de votos durante a campanha. A prefeita recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), que manteve a cassação em junho de 2010. Com o afastamento dela, o vice-prefeito Júnior Marques assumiu, mas como também tinha pendências com a Justiça, perdeu o cargo.

Em Aveiro, a prefeita reeleita Maria Gorete Dantas Xavier (PTB) teve o mandato cassado por uso da máquina administrativa durante a campanha de 2008. O segundo colocado na eleição não pôde assumir, pois a eleita obteve mais de 50% dos votos válidos. No município, quem concorre ao cargo são os candidatos Ranilson Prado, da Coligação Bem (PR, PSDB, PTB, PMDB e PRP), Eliser Sobrinho, da Coligação Verdadeira Mudança (PDTe PT), e Olinaldo Barbosa (PSC).

Em Brasil Novo, o prefeito José Carlos Caetano foi cassado em maio de 2009, acusado de compra de votos. Como ele obteve mais de 50% dos votos válidos, foi preciso realizar novas eleições.

BUJARU

O novo prefeito eleito de Bujaru, que era presidente da Câmara de Vereadores, Lúcio Bittencourt, já vinha administrando a cidade. Ele disputava o cargo com o vereador Lauro Menezes (PSDB), que teve apenas 37,98% dos votos.

“Estou confiante pelas pesquisas que foram feitas e pelo meu trabalho realizado no município”, dizia o prefeito, antes do resultado final.

O professor Pedro Oliveira está desempregado e vê na nova eleição a possibilidade de mudar de vida. “Espero que melhore na educação, na saúde. As coisas estão péssimas, eu não trabalho, eles não dão oportunidade”, desabafa. Mesmo sem a obrigação de votar, a aposentada Osmarina Ramos, 65 anos, fez questão de cumprir o seu papel de cidadã. “Não é fácil viver numa cidade sem prefeito. Espero que as coisas mudem: limpeza nas ruas, tratamento de água, que é isso que a gente quer”.

Durante as nove horas de votação no município, o movimento foi tranquilo nas 51 sessões eleitorais - 20 na cidade e 31 distribuídas em 20 comunidades rurais - onde votam 13 mil eleitores.

No dia da decisão, o que surpreendeu foi a ausência dos famosos “santinhos”, resultado de uma recomendação do promotor eleitoral titular da 87ª Zona Eleitoral de Concórdia do Pará e Bujaru, Daniel Barros, aos candidatos. Mas, as tentativas de compra de voto foram frequentes. As fiscais Dulciele Santana e Ana Cristina Barros precisaram redobrar a atenção para evitar qualquer fraude. “Tinha um vereador tentando comprar voto, ele conversava com as pessoas na fila. Mas quando percebeu a gente olhando, logo se retirou”, comenta Dulciele, sem esclarecer se foi feito o registro contra o vereador e sem identificá-lo. No início da tarde, uma kombi da Prefeitura Municipal de Bujaru que tinha autorização para circular, mas estava fora de rota, foi apreendida. O DIÁRIO tentou falar com o delegado Armando Ferreira, mas ele não quis se pronunciar.
Segundo o major Mascarenhas, no sábado que antecedeu a eleição as denúncias não pararam de chegar. “Teve uma denúncia da zona rural de que estaria havendo distribuição de combustível. Encontramos 13 garrafas pet cheias, mas não havia eleitores, apenas um rapaz que alegava ter comprado (o combustível). Ele e a moça responsável pela suposta venda foram encaminhados à delegacia e autuados em flagrante”. (Diário do Para, com colaboração de Patrícia Rodrigues)
 
OS ELEITOS
 
BRASIL NOVO
Alexandre Lunelli, da coligação PP/PMDB/PV, foi eleito com 55,94% dos votos.

BUJARU
Lúcio Bittencourt, da coligação PT/PSDC/PCdoB, levou o pleito com 62,02%

AVEIRO
Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido fechado o resultado da eleição em Aveiro


Diário do Pará, postado em: http://edilzafontes.blogspot.com/


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Bujaru e Brasil Novo têm novos prefeitos eleitos"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores