Manifestações reforçam oposição à candidatura de Keiko Fujimori

COMPARTILHEM !!!


Karol Assunção
Jornalista da Adital

"Com esperança e dignidade. Fujimori nunca mais”. Foi sob esse lema que estudantes, trabalhadores, vítimas de violência, artistas e integrantes de organizações e movimentos sociais realizaram, hoje (26), uma "Grande Mobilização” contra a candidata à presidência por Fuerza 2011, Keiko Fujimori. Faltando pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições peruanas, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) aparece nas pesquisas de opinião mais recentes como candidata favorita à presidência.
A manifestação teve início às 14h na Plaza Dos de Mayo. Às 15h, os manifestantes partiram em marcha para o Campo de Marte, na Avenida de la Peruanidad, onde promoveram um ato artístico-simbólico e a leitura de uma Declaração Cidadã.
A ação teve o objetivo de rechaçar a candidatura de Keiko Fujimori por representar a possibilidade de retorno de um período político marcado pela corrupção e pela violação aos direitos humanos, tal como foi a época governada por seu pai. "[...] dita opção corresponde ao ‘fujimontesinismo’, responsável por haver destruído o sistema democrático peruano, acompanhado de uma política antiterrorista que teve o grupo Colina como grupo implementador, o qual violou sistematicamente os direitos humanos”, afirma a convocatória.
Alberto Fujimori presidiu o país de 1990 a 2000. Em 2009, foi condenado a 25 anos de prisão por violações aos direitos humanos praticadas nos casos de Barrios Altos e La Cantuta, durante os anos de 1991 e 1992.
A manifestação foi convocada por: Coordenadora Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Central Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP), Central Única de Trabalhadores (CUT), Coordenadora Nacional de Vítimas e Afetados pela Violência Política do Peru (Conavip), Movimento Cidadão Para Que Não Se Repita (MCPQNSR), entre outros movimentos e organizações sociais peruanas.
A atividade de hoje faz parte das mobilizações realizadas contra a candidata de Fuerza 2011. Nesta semana, um grupo de escritores peruanos divulgou uma carta rechaçando Keiko Fujimori. O documento – até a tarde de hoje assinado por 55 intelectuais – chama a atenção para o possível retorno da "ditadura fujimorista”.
"O regime de Alberto Fujimori marcou o período mais sinistro na história de nossos governos republicanos. Foi uma década criminosa cujas funestas consequências não devemos esquecer, relativizar, nem passar por alto. Nos últimos anos, o maior triunfo da democracia peruana foi o rechaço a essa ditadura, o processo judicial de seus líderes e o castigo legal aos inumeráveis delitos e crimes contra a humanidade que cometeu. Peru deve rechaçar mais uma vez a impunidade e reforçar sua fé em uma democracia com justiça para todos e com possibilidades de progresso dentro de uma ordem legítima”, apresentam.
Na carta, os escritores convocam a população a votar em Ollanta Humala, candidato por Gana Perú, e a observar atentamente se ele irá cumprir com a promessa de respeitar os direitos humanos e de rechaçar a criminalidade e a violência de Estado durante o governo dele. "[...] neste 5 de junho, nós, peruanos, devemos defender, através de um voto responsável e cívico, nossa dignidade, nossa liberdade e nossa democracia”, finalizam.

Pesquisas de opinião

Apesar das mobilizações de oposição a Keiko Fujimori, a filha do ex-ditador do Peru ainda segue na frente nas pesquisas de opinião de voto. Em uma enquete divulgada hoje (26) por Datum Internacional, Keiko aparece com 46,9% das intenções de voto contra 41,8% para Ollanta Humala. Brancos e nulos somam 11,3%.
A pesquisa, realizada no dia 22 de maio, ouviu 1.214 pessoas de áreas urbanas e rurais do país. De acordo com enquete, Keiko lidera as pesquisas em Lima, Callao e nas regiões norte e leste do Peru. Humala, por sua vez, destaca-se nas regiões do centro e do sul do país.
Datum ainda revela que 59,4% dos entrevistados acreditam que Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru e pai de Keiko, interfere na campanha eleitoral da filha. Por outro lado, 44% dos consultados consideram que Gana Perú está fazendo "mais guerra suja” na campanha eleitoral.

A carta dos escritores peruanos está disponível em: http://illarec-chaska.blogspot.com/
 
Com informações de LaRepública.pe e Infocandidatos.com


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Manifestações reforçam oposição à candidatura de Keiko Fujimori"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores