Ministra do MPOG cria agenda de negociação com SPF's

COMPARTILHEM !!!


Mais de 10 mil servidores públicos federais realizam marcha em Brasília pela Campanha Salarial 2011Diferente do que aconteceu em fevereiro deste ano, nesta quarta-feira (13) os representantes dos servidores públicos federais foram recebidos pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que se comprometeu a estabelecer uma agenda de negociação com a categoria.

Para o diretor executivo da CUT, Pedro Armengol, o encontro foi “politicamente positivo”. “Desde o início nós sabíamos que não seria uma audiência para, de pronto, se negociar. Era uma audiência política”, explica. Segundo o dirigente cutista, Miriam Belchior justificou o que era colocado pela categoria como intransigência ressaltando a necessidade que o governo tinha de se adaptar e organizar neste início de ano. “A ministra disse que não pretendia ter nenhuma política de retrocesso”, relatou Pedro Armengol.

Durante a audiência, os representantes dos servidores públicos federais garantiram a sistematização das agendas de luta geral e específica da categoria, que terá início na reunião marcada para a próxima segunda-feira (18). “O primeiro passo foi dado”, avalia Pedro Armengol. Segundo o diretor executivo da CUT, todas as demandas dos servidores serão colocadas em negociação, inclusive projetos e medidas que envolvam a categoria, como a MP 549 – que limita em 2,5% os gastos da União com o funcionalismo público – e o PLP 248 – que justifica a demissão de servidor público estável por avaliação de desempenho.

Ainda no encontro desta quarta-feira, a ministra do Planejamento se comprometeu a encaminhar ao Congresso Nacional, até junho deste ano, a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). A Convenção, uma luta histórica da CUT, no rmatiza as relações de trabalho na administração pública, em especial, no que diz respeito ao direito de organização, e prevê garantias às organizações de trabalhadores do setor público, além de estabelecer parâmetros para a fixação e negociação das condições de trabalho, para a solução de conflitos e para o exercício dos direitos civis e políticos.

Marcha
Ismael José, secretário de Política Social da CUT-DFCerca de 10 mil servidores públicos federais vindos de todo o Brasil realizaram nesta quarta-feira marcha na Esplanada dos Ministérios. A ação teve o objetivo de fortalecer a luta da categoria e dar suporte ao grupo de líderes sindicais que, posteriormente, se reuniram com a ministra do Planejamento. “É sempre importante que a categoria se una e realize atos como ess e, que dão força ao movimento e pressionam o governo”, avalia o secretário de Política Social da CUT-DF, Ismael José César, que participou da marcha.

Os manifestantes se concentraram na Praça dos Três Poderes e seguiram em caminhada até o bloco K do MPOG. Lá eles fizeram vigília e só deixaram o local após a volta dos representantes.

Nesta quinta-feira, dia 14, os servidores públicos federais realizarão uma reunião ampliada para avaliar o encontro com a ministra Miriam Belchior e estabelecer a agenda de lutas da categoria.

Da Secretaria de Comunicação da CUT-DF


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Ministra do MPOG cria agenda de negociação com SPF's"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores