As "amazonas" de Elza Lima em catálogo

COMPARTILHEM !!!




Depois de percorrer rios e estradas em busca das amazonas contemporâneas pelo interior da Amazônia, e mostrar as imagens na exposição “O Lago da Lua ou Yaci Uaruá – As Amazonas do rio mar”, a fotógrafa Elza Lima lança nesta sexta-feira (8), o catálogo com textos e fotografias deste projeto, contemplado pelo XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O lançamento ocorre às 19h, na galeria do CCBEU, com um bate-papo com o professor João de Jesus Paes Loureiro. Profundo conhecedor de temas do imaginário amazônico, ele falará um pouco sobre a questão do mito e das origens da temática.

Participam ainda da atividade duas companheiras de viagem de Elza: as fotógrafas Maria Christina e a artista visual Lu Magno, que também vão mostrar como a experiência de descobertas pelo Rio Nhamundá e o convívio com as mulheres que cercam de mistério a Amazônia resultou no processo de seleção de imagens e na finalização do vídeo feito na ocasião do projeto. Outro vídeo do artista visual Nando Lima com a professora de teatro Valéria Andrade também será apresentado. O catálogo conta com textos de Paes Loureiro, Paulo Chaves, Jaime Bibas e Marisa Morkazel, e tem patrocínio da Alcoa e Sol informática.
Elza Lima estava no Equador, onde o Rio Napo tem sua foz, quando decidiu investigar a história da descoberta das Américas. O mito das amazonas está relacionado com a longa e misteriosa jornada sobre as primeiras expedições europeias pelo Rio Amazonas, à época das Grandes Navegações. Naquele tempo, acreditavam estar em busca do El Dorado. Contam os registros oficiais que, em 1542, o escrivão espanhol Frey Gaspar de Carbajal, relator da viagem de Francisco de Orellana pelo Napo rumo ao norte brasileiro, avistou mulheres guerreiras, que andavam a cavalo e usavam arco e flecha.

Foram então chamadas de “Amazonas”, em alusão às mulheres da Grécia Antiga, que teriam os mesmos hábitos. A fotógrafa, que registra a Amazônia há mais de 25 anos, encarou o desafio de retornar aos municípios por onde a expedição passou para discutir como seriam essas mulheres em pelo século XXI. Elza Lima foi até aos municípios de Nhamundá, no Amazonas, e Juruti, Faro e Terra Santa, no Pará, para retomar o projeto de descobrir o que restou do mito. “Meu trabalho é pautado pelo imaginário. Queria saber quem seriam essas mulheres se fossem descobertas hoje, como a lenda se comporta no espaço e no tempo”, conta Elza.

PARTICIPE
Lançamento do catálogo do projeto “O Lago da Lua ou Yaci Uaruá – As Amazonas do rio mar”,, de Elza Lima. Hoje, sexta, 19h, na galeria do CCBEU (Tv Padre Eutíquio, 1.309, Batista Campos). Entrada franca. Informações: 3221-6100. 

(Diário do Pará)



COMPARTILHEM !!!


0 Response to "As "amazonas" de Elza Lima em catálogo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores