Números do Vox Populi não devem ter agradado a Jader

COMPARTILHEM !!!


Via: Blog do Espaço Aberto
Ao contrário do que se previa, o Diário do Pará deixou de publicar, em sua edição de domingo, a pesquisa que contratou junto ao Vox Populi, que ouviu eleitores em todo o Estado sobre as intenções de voto para presidente da República, governador e senador. 

A coleta dos dados foi feita no período de 4 a 7 de setembro, ou seja, encerrou-se na terça-feira passada.
Até o início da tarde de ontem, por volta das 15h, a direção do jornal avaliava sobre a conveniência de publicar ou não os resultados. E acabou decidindo que seria melhor não publicá-los.

A primeira conclusão que salta dessa decisão é óbvia: os números que brotaram do levantamento do Vox Populi estão aquém, muito aquém das expectativas do deputado Jader Barbalho (PMDB), em relação à sua própria candidatura para o Senado.

Os números soprados ao blog, e que evidentemente não podem ser divulgados, indicariam que Jader precisa pôr os pés na estrada com mais afinco do que já está pondo, para não ter surpresa desagradáveis.
Tem mais. O deputado não ficou assim tão tranquilo como se imagina com os resultados que a última pesquisa do Ibope revelou na disputa para o Senado. Para consumo interno, ele se mostrou aparentemente tranquilo. Mas dentro de seus domínios, não. E nem poderia ser diferente. Os números, até aquela altura – final de agosto -, mostravam Jader com 50%, Paulo Rocha (PT) com 28% e Flexa Ribeiro (PSDB) com 23%.

Há, todavia, um detalhe relevante a considerar nessas circunstâncias e que não passou despercebido de Jader: são três os candidatos pedindo voto pra ele. Três. O próprio Jader pede que votem nele. Paulo Rocha também recomenda que o segundo voto seja para Jader. E Flexa Ribeiro, idem. Mesmo assim, o deputado só obteve 50%.

Ponderado dessa forma, esse índice de intenção de votos é baixo, considerando-se que Jader, em relação a seus dois concorrentes, é o mais conhecido em todo o Pará. Além disso, a pesquisa Vox Populi com certeza deve ter detectado algum efeito da decisão do TSE que barrou a candidatura do deputado com base na Lei da Ficha Limpa. Seguramente, o efeito não deve ter sido positivo para candidatura de Jader.

Ele sabe que decisões assim criam uma grande confusão na cabeça do eleitor, que não entende como é que o deputado, mesmo com a candidatura impugnada pelo TSE, ainda continua candidato, até o pronunciamento final do Supremo Tribunal Federal, que ninguém sabe quando será anunciado. Por tudo isso, Jader deve ter avaliado que, pelo sim, pelo sim, é melhor guardar os números da pesquisa. Deve ter avaliado que é melhor deixarem fazer especulações sobre os números do que mostrá-los em seu jornal.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Números do Vox Populi não devem ter agradado a Jader"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores