Serra intensifica campanha mas perde liderança em Minas, mostra Datafolha

COMPARTILHEM !!!


Elaine Resende - Estado de Minas

Mesmo com viagens praticamente semanais a Minas e com o fortalecimento da campanha no estado, os esforços do candidato tucano à Presidência da República, José Serra (PSDB), ainda não se refletiram nas intenções de voto dos mineiros. Ao contrário, Serra tem perdido pontos, apesar de ter sua imagem atrelada ao ex-governador Aécio Neves, que concorre ao Senado e tem uma boa avaliação de governo entre a população. Segundo a última pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira, o ex-governador de São Paulo perdeu quatro pontos percentuais em relação a sua principal oponente, a petista Dilma Rousseff, que cresceu seis pontos. O mesmo ocorreu em Belo Horizonte, mas, nesse caso, a queda de Serra foi anda maior. Na capital mineira o tucano caiu nove pontos.
Essa foi a primeira vez, de acordo com o Datafolha, que Serra foi ultrapassado por Dilma no estado. No segundo maior colégio eleitoral do país, Serra passou de 38% para 34%, enquanto Dilma cresceu de 35% para 41%. Já em BH, os dois adversários na disputa presidencial estão praticamente empatados: Serra tem a preferência de 32% do eleitorado da cidade e Dilma concentra 34%. Os números são preocupantes para a coligação "O Brasil pode mais", já que Serra tinha o confortável resultado de 41% dos eleitores belo-horizontinos na pesquisa feita em julho.

O cientista político Carlos Ranulfo, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, avalia que o comportamento do eleitorado em Minas tem seguido o observado em todo o país, que é o forte crescimento de Dilma. Ranulfo lembra que o presidente Lula, principal cabo eleitoral da petista, sempre obteve uma votação expressiva em Minas, o que pode ajudar a entender o fortalecimento da campanha de Dilma. Outro aspecto observado pelo cientista político, mesmo sendo menos relevante em sua visão, é o fato de Aécio ter sido preterido da disputa presidencial. "Os mineiros ainda não apagaram que o Serra derrotou o Aécio. A entrada do Serra aqui em Minas é problemática. Além disso, a prioridade do PSDB mineiro é eleger Aécio senador e Anastasia governador. A campanha de Serra ainda fica em segundo lugar", comenta.

A falta de coerência partidária entre os eleitores também pode ajudar a entender, na visão de Ranulfo, o crescimento da campanha petista em Minas. "Mesmo com o governo Aécio, que é do PSDB, bem avaliado, isso não significa uma transferência de votos automática para o Serra. Como o eleitor não se prende a partido, ele pode perfeitamente votar na Dilma para presidente, seguindo a lógica de que ela também representa um governo bem avaliado na esfera nacional", explica.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto e ouviu 10.856 eleitores no país. Em Minas, foram feitas 1.264 entrevistas em 51 municípios, e em BH, 416 eleitores foram consultados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo número 22.734/2010.

Outros estados
Conforme o Datafolha, essa é a primeira vez na atual disputa que Dilma lidera em três dos cinco principais estados. Além de Minas, a “afilhada” de Lula está à frente no Rio de Janeiro e na Bahia. Já a liderança em São Paulo e no Rio Grande do Sul permanece com o tucano. Mas o sinal amarelo também já foi aceso na capital paulista, onde Dilma subiu três pontos comparado ao levantamento anterior, passando de 34% para 37%, enquanto Serra garantiu apenas mais um ponto. Em seu reduto eleitoral, ele tem 40%.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Serra intensifica campanha mas perde liderança em Minas, mostra Datafolha"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores