Biografia do Professor Bira Rodrigues - Deputado Estadual 13.640

COMPARTILHEM !!!


Bira Rodrigues, 50 anos. Paraense. É formado em Matemática pela Universidade Federal do Pará. É professor concursado da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Mestre em Matemática e doutorando na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Nascido em Belém do Pará em 06 de julho de 1960, começou a militância política no início dos anos 80 atuando no movimento estudantil. No mesmo período ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, participando de várias instâncias partidárias e exercendo cargos na Executiva Estadual, destacando-se por duas vezes como Secretário de Comunicação.

Sua história política está relacionada também ao fortalecimento do sindicalismo, tendo contribuído com a construção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e com o Sindicato dos Docentes da Uepa (Sinduepa).

O professor Bira Rodrigues tem uma vida comprometida com as causas populares, com a garantia da cidadania, com a defesa dos direitos essenciais da população por saúde, educação, segurança, moradia. Além de toda a experiência política em defesa do povo, Bira Rodrigues acumula uma larga experiência em termos de gestão administrativa. Já foi diretor das secretarias municipais de saneamento e urbanismo de Belém e secretário adjunto de ensino, da Secretaria de Estado de Educação. Como vereador de Belém se destacou na atuação de lutas que refletem hoje na melhoria de vida da população.

Gestão municipal em saneamento e urbanismo - Como diretor geral da Secretaria Municipal de Saneamento e da Secretaria Municipal de Urbanismo, executou projetos que contribuíram com o primeiro mandato da administração petista em Belém (1997/2000) e ampliou sua experiência como gestor público na área urbana, adquirindo, portanto, maior respeitabilidade no setor.

Gestão em Educação - Como Secretário Adjunto de Ensino da Seduc, (2007/2008) desenvolveu trabalhos que consolidaram sua atuação como gestor público e solidificaram a experiência educacional.

Vereador de Belém
Foi vereador de Belém entre 2003 a 2004, desenvolvendo na Câmara Municipal o Mandato da Cidadania. Seu trabalho na Câmara de Belém esteve sempre à disposição das lutas desencadeadas pelos movimentos sociais.

Leis municipais - Aprovou vários projetos de interesse da população do município, muitos se transformaram em lei, entre as quais a lei nº 8.277, que dispõe sobre a divulgação da qualidade da água nas contas mensais. Outra lei de autoria do professor Bira Rodrigues é de 8.301, que trata da coleta, destinação final e reutilização de embalagens, garrafas plásticas e pneumáticos.

Regularização fundiária urbana - A reforma urbana sempre foi uma das principais temáticas na vida política do professor Bira Rodrigues. Na Câmara de Belém esteve sempre atento para encaminhar questões relativas a essa área. Um das lutas marcantes foi a luta pela retomada da mobilização pela titulação e urbanização da área da UFPA, bacia do Tucunduba, resultando atualmente na entrega de títulos feita pelo governo do Estado.

Retomada das obras do Projeto Una - O vereador Bira Rodrigues teve atuação decisiva na retomada das obras do antigo Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una, quando provocou uma audiência pública, realizada em abril de 2003, com a participação de todos os setores envolvidos no Projeto, iniciando, desta forma, uma nova etapa de trabalho de um processo paralisado há cerca de 10 anos.

Revisão do Plano Diretor Urbano - Durante o mandato municipal promoveu incansavelmente o debate sobre a revisão do Plano Diretor Urbano de Belém (PDU), chegando a promover diversos eventos públicos para garantir a participação popular.

Implantação da Área de Proteção Ambiental - Outra luta na Câmara foi pela implantação da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais de Abastecimento de Água de Belém (APA). A articulação política feita pelo vereador Bira Rodrigues entre os movimentos sociais e o poder público contribuiu para o encaminhamento das negociações, que resultou na implantação da APA.


COMPARTILHEM !!!


2 Responses to "Biografia do Professor Bira Rodrigues - Deputado Estadual 13.640"

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores