Informe Reunião do Diretório Municipal do PT-Belém

COMPARTILHEM !!!




















Por Marcelo Martins*

Pela manhã e tarde deste sábado 28 de fevereiro foi realizado, na sede do PT, a 1° reunião do Diretório do PT-Belém com aproximadamente 50 petistas entre membros do Diretório e militantes convidados para debater o Balanço Eleitoral 2014 e o Planejamento para 2015.

Balanço Eleitoral
As tendências internas do PT: AE, DS, PTLM e Pororoca Vermelha, além de lideranças partidárias não organizadas em tendência como Regina Barata e Amaury da APPD, que defenderam a Candidatura Própria Já em 2014, assinaram e defenderam um balanço eleitoral conjunto, que entre outras coisas avaliou que:
"Aprender com os erros deve ser parte fundamental da tarefa do PT para enfrentar seus próximos desafios. Para isso, é válido lembrar que enquanto nosso Partido for composto, dirigido e orientado pelos trabalhadores/as para ser uma ferramenta da política de transformação social a serviço da classe trabalhadora devemos priorizar alianças eleitorais, que coloquem nossa estratégia no centro da decisão partidária, acima dos interesses particulares de mandados e mandatários, tendências, grupos e indivíduos.

Nunca é demais lembrar que o maior beneficiário da aliança derrotista decidida pela maioria da direção partidária foi no todo o PMDB e a oligarquia Barbalho em particular, pois além de manterem praticamente inalterada sua representação parlamentar garantiram ainda a nomeação pela presidenta Dilma Rousseff do ex-candidato derrotado ao governo do estado, Hélder Barbalho, como Ministro da Pesca e Aquicultura."

Como também propôs que o PT deva em 2015: "Construir com os movimentos sociais, sindicatos, juventude e o conjunto da militância uma agenda anual de debates com a sociedade. O debate e a reflexão crítica fazem parte da história do PT e da sua identidade partidária, necessitamos voltar a debater com a sociedade e nos posicionar publicamente sobre variados temas. Devemos para isso buscar apoio junto aos nossos parceiros nas universidades, debatendo, formulando e nos posicionando sobre os grandes temas da realidade brasileira e amazônica, como o Desenvolvimento Sustentável, o PAC e seus impactos para o Pará, acompanhar e monitorar os Programa Minha Casa Minha Vida e o PNHR no estado priorizando as administrações petistas, a violência urbana, a questão indígena, a reforma urbana e agrária, assim como, debater temas conjunturais específicos como a chacina de jovens negros da periferia, a extinção de importantes órgãos culturais pelo governo Jatene, etc"

O Balanço pelos que defenderam candidatura própria em 2014 foi apresentado pelo signatário deste informe e pela companheira Regina Barata.

A defesa dos balanços eleitorais realizada pelos representantes das demais tendências no geral versaram sobre as dificuldades de diálogo da presidente Dilma Rousseff com o partido, sociedade e os movimentos sociais, o que "dificulta", "afasta" ou "impossibilita" a defesa do governo federal, e aprofunda a crise pós-eleitoral. Falou-se ainda das críticas de setores do governo à iniciativas de dirigentes do PT, que acabam por "engessar" a defesa do governo federal pelo partido. Mesmo o tom crítico à mandatária e ao governo, não apagou a determinação da defesa de uma campanha de massas com ampla mobilização social contra a "direta golpista" em defesa da democracia e do governo e legado do PT a frente do governo do Brasil.

Juventude
Coube a juventude presente na reunião questionar a manutenção da aliança com o PMDB seja em nível local, estadual e, principalmente nacional, uma vez que o "PMDB tem sido o pior inimigo do governo, pois emperra as reformas sociais necessários e impede o seu avanço, tanto no senado quanto na câmara...", "como manter uma aliança que só alimenta nosso pior inimigo, mais até que o PSDB, pois se alimenta dos espaços que o nosso governo lhes dá para que eles se fortaleçam e nos ataquem cada vez mais... para que então sustentar uma governabilidade que não existe na prática?".

Um outro questionamento da juventude petista foi sobre a aliança com o PMDB e a família Barbalho, que junto com os Maiorana detém o monopólio das comunicações no Pará, e assim "como defender o fim dos oligopólios da mídia no Brasil se no Pará o PT se alia com o PMDB e Lira Maia para eleger Hélder Barbalho?"

Derrota Eleitoral
Ponto pacífico na  reunião foi a constatação de que o PT/Pará saiu derrotado em 2014, porém, não houve autocrítica daqueles que detém maioria no diretório estadual e definiram, praticamente sozinhos de cabo a rabo a tática derrotada nas eleições, seja ela majoritária ou proporcional. Cabe a ressalva da vitória do petista Paulo Rocha ao senado, mas que nem de longe apaga os erros responsáveis pelo encolhimento da representação do PT no Pará e com isso as imensas dificuldades em retomar o protagonismo petista nos pleitos eleitorais vindouros.

Antes tarde...
Segundo informe da secretária de comunicação estadual do PT, presente à reunião, o partido ainda neste semestre irá contar com uma agência nacional e estadual de notícias para armar a militância de informações sobre a conjuntura política, ações de governo e fazer a disputa de idéias na sociedade. Isto é muito positivo e rogamos sucesso à iniciativa muito oportuna.

Eleição 2016
Sobre os rumos do PT Belém em 2016 não há consenso se o partido deve concorrer com candidatura própria, com Edmilson Rodrigues do Psol ou reeditar aliança com o PMDB. Há diferenças também quanto a composição de alianças eleitorais, entre os que defendem, como nós, a formação de uma Frente Popular de esquerda e aqueles que defendem uma aliança centro-esquerda incluído aí o PMDB. O debate promete esquentar...

Valdir Ganzer, Babá e Pedro Celso
Esteve presente na reunião o companheiro Valdir Ganzer que informou e divulgou a campanha de arrecadação de recursos financeiros para pagar os R$ 420.000,00  devidos de maneira injusta e descabida ao nefasto juiz Ronaldo Vale que inocentou os mandantes do Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1999, e ao mesmo tempo moveu ação judicial contra os ex-deputados federais do PT à época: Valdir Ganzer, Babá e Pedro Celso, por eles terem se manifestaram democraticamente contra o absurdo e a covardia da sentença dada por Vale. Não cabe mais recursos, apenas o pagamento da ação.

"Com a esperança de vencermos o medo e a intolerância, apelamos para a solidariedade de todos os companheiros que apoiam a luta pela justiça, consolidação da democracia e fortalecimento da organização popular em nosso país". "Sua contribuição pode ser depositada em nome de Valdir Ganzer e Pedro Celso n° 49947-5, agência n° 0883, da Caixa Econômica Federal".

Desenvolvimento Sustentável
Ganzer informou ainda que assumiu o desafio proposto pelo senador Paulo Rocha em realizar o debate com petistas e a sociedade sobre o papel do estado do Pará no desenvolvimento do Brasil, ante a crise energética, os desafios da mineração e como território estratégico ao escoamento da produção de grãos vindos do Mato Grosso... entre outros temas que possibilitem uma retomada da "agenda amazônica" de compromissos, em sua maioria não cumpridos, que o Brasil precisa ter com a Amazônia e, particularmente, com o Pará. Aproveitamos aqui para lembrar que, necessariamente, esta iniciativa deve passar pela cobrança dos resultados da "Carta de Manaus", fruto do "II Fórum do PT da Amazônia, reunidos em Manaus, nos dias 10 e 11 de abril de 2003" entregue ao presidente Lula em seu primeiro mandato.

Infelizmente ficaremos devendo o informe sobre o Planejamento do PT Belém para 2015.

Saudações Petistas!

* membro da executiva municipal do PT-Belém


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Informe Reunião do Diretório Municipal do PT-Belém"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores