Dilma mantém 40%; Marina e Aécio fazem disputa acirrada pelo 2º lugar (Folha de S.Paulo)

COMPARTILHEM !!!



Pesquisa Datafolha finalizada nesta terça (30) mostra tendência de acirramento da disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial.

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera o primeiro turno isolada com 40%, sem alteração em relação ao levantamento anterior, as taxas de intenções de voto em Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) estão cada vez mais parecidas.
A ex-ministra do Meio Ambiente tem agora 25%, o senador tucano alcança 20%.
Na série do Datafolha, trata-se do quarto levantamento seguido com queda ou oscilação negativa de Marina. E também o quarto com variação positiva de Aécio.
No início de setembro, a vantagem da pessebista sobre o tucano era de 20 pontos (34% a 14%). Agora, a dianteira foi reduzida para 5 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos.

Em votos válidos (conta feita após o descarte dos votos nulos e em branco), o resultado do primeiro turno é Dilma com 45%; Marina, 28%; Aécio, 22%.
Para vencer uma eleição no primeiro turno, o candidato precisaria ter 50% dos válidos mais um voto.

Outra novidade do levantamento é que Dilma ampliou sua vantagem sobre Marina na simulação de segundo turno. Se uma disputa final entre as duas candidatas fosse hoje, o resultado seria 49% a 41% a favor da petista.

Na semana passada, Dilma já aparecia na frente, mas ainda em situação de empate técnico (47% a 43%).

Contra Aécio, a petista vence o embate final por um placar parecido: 50% a 41%.
Dilma tem mais intenções de voto que seus rivais nas cinco regiões do país.

A maior vantagem é no Nordeste, a segunda região em número de eleitores, onde alcança 56%. Marina tem 24%; Aécio, 9%.

No Norte, Dilma também tem vantagem folgada. Na região, a petista atinge 51%; Marina, 19%; Aécio, 18%.

Nos três Estados da região Sul, Dilma lidera isolada e apresenta tendência de crescimento, mas não consegue mais que a soma de seus rivais. Ela tem 39%; Aécio, 26%; Marina, 16%.

A disputa aparece muito mais acirrada no Sudeste e no Centro-oeste. Na região que reúne o maior número de eleitores, Dilma tem 30%; Marina, 29%; Aécio, 25%.

No Centro-oeste, a petista alcança 34%; Marina, 33%; Aécio, 23%.

Em reação à pesquisa anterior do Datafolha, Marina registrou fortes quedas no Sul (de 21% para 16%) e no Norte (de 27% para 19%).

Taxa de rejeição e "mudança"

A pesquisa registrou ainda a sexta oscilação positiva da taxa de rejeição à candidata do PSB. Em 15 de agosto, só 11% diziam que não votariam nela de jeito nenhum. Hoje, Marina é a segunda mais rejeitada, com uma taxa de 25%.

Dilma lidera esse ranking com 31%, o mesmo patamar da pesquisa anterior. Já Aécio é rejeitado por 23%.

Pela primeira vez desde fevereiro, caiu o total de eleitores que querem mudança. O total de entrevistados que preferem que as ações do próximo presidente sejam diferentes recuou de 79% para 74%.

Embora continue alto, esse forte desejo por mudança não chega a representar uma ameaça fatídica para Dilma. Isso porque, na opinião do maior grupo de eleitores, a petista é a candidata mais preparada para fazer as mudanças: 34% pensam assim.

Aécio é visto como o mais preparado para fazer mudanças por 24%. Marina, por 23%.
O Datafolha ouviu 7.520 eleitores na segunda e nesta terça.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Dilma mantém 40%; Marina e Aécio fazem disputa acirrada pelo 2º lugar (Folha de S.Paulo) "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores