Diante do xingamento dos abastados, meu desabafo cristão

COMPARTILHEM !!!


por Padre Djacy

-"Padre Djacy, de um tempo pra cá, nossa vida melhorou, não totalmente, mas melhorou, graças a Deus. O povo pobre é lembrado e tratado com mais dignidade”.

Estava calado, sem nada pronunciar. Só fazia ouvir atentamente. Ouvia palavras duras, palavras tão agressivas, que faziam sofrer minha pobre alma. Nada dizia. Ficava absorto nos meus pensamentos. Silenciosamente gemia, e gemia de indignação, de revolta, de tristeza.

O tempo foi passando, e a gritaria indignada de uma parcela da elite, dos ricos, dos arrogantes e prepotentes, contra a ascensão sócio-econômica-cultural dos pobres, dos milhares de cidadãos e cidadãs brasileiros, foi alcançando proporções inimagináveis, claro, com o apoio incondicional de uma Mídia poderosa controlada por meia dúzia de ricaços. Não, não podia suportar tanta violência verbal e ideológica contra meus irmãos em ascensão. Ficar calado seria omissão, covardia cidadã e fraqueza profético-cristã.

Muitas vezes fui dormir indignado, com tanta tristeza, que pensava o seguinte: será que não irei morrer nesta noite? Será que meu coração vai aguentar essa tristeza? Dormia e acordava. Meu coração pulsava forte. Via a hora infartar-me. Num instante de inspiração, veio o pensamento: tenho que defender meus irmãos pobres e compartilhar minha dor cristã, minha indignação sertaneja. Não posso ficar calado, caso contrário, cairei no risco do pecado de omissão.

Em nome do Evangelho, de minha fé cristã libertadora, vou desabafar, colocar pra fora todo um sentimento de dor, de tristeza, de revolta, que sufoca meu pobre coração de cidadão e de pastor.
Antes de tudo, afirmo peremptoriamente que essa ojeriza por parte dos afortunados é, indubitavelmente, uma afronta ao Deus da vida e à dignidade da pessoa humana. Não é por acaso que está consignado no livro dos Provérbios estas sentenças proféticas (14,31; 31,8-9): "aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus”. E mais: "erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.
Não podendo ficar encastelado no silêncio sepulcral do medo, da omissão e da covardia, desabafo. Trata-se de um desabafo cristão e cidadão:

Por que muitos de vocês, que têm dinheiro, vida boa, têm tanta raiva dos programas sociais do governo federal, que vem aliviando a dor, o sofrimento, da população pobre?

Por que tanto desprezo e ódio ao programa do bolsa família que, graças a Deus, está tirando tanta gente da miséria?

Por que tantos adjetivos pejorativos, violentos, contra os que recebem auxílio do governo federal?

Por que tantas pessoas chamam de preguiçosos, vagabundos, malandras, os cidadãos pobres que recebem o bolsa família?

Ouvi muitos agricultores falarem: - se não fosse o bolsa família, a gente já tinha saqueado feiras, mercados, escolas. Graças a Deus, com esse bolsa família, a situação é outra. Vocês não ficam satisfeitos com essa nova realidade social?

-Como estudante estou feliz. Vou ingressar na universidade. O PROUNI facilitou minha vida. Agora vou me formar para ter uma profissão na vida. Lendo este belo e emocionante depoimento, por que muitos de vocês não ficam felizes vendo milhares de estudantes pobres ingressando nas universidades?

-Por que o aumento do salário mínimo, as políticas de cotas, a legislação da empregada doméstica e alguns outros programas sociais, que visam melhorar a vida da população pobre são tão mal vistos, tratados com desdém, com adjetivos tão pejorativos? Isso não os deixa felizes?

Por que vocês não ficam felizes, vendo tantos pobres comprando carro, moto, geladeira, celular e televisor?

Por que vocês não ficam felizes, vendo os pobres adquirindo sua casa pelo o programa minha casa, minha vida?

Por que se revoltam com o programa mais médico? Vocês não sabem que os pobres serão os beneficiados com esse referido programa? Falaram mal dos médicos cubanos. Por quê? Só porque vieram para ajudar à população pobre? E que tanta raiva é essa?

No meu sertão, são muitos os jovens que têm ipad, tablet, notebook e usam celular de última geração. Isso não lhes agrada? Não os deixa feliz?

Em muitas casas da zona rural, nas casas de famílias pobres, há televisor plasma, ultramoderno. Isso não é bom? Por que não ficam felizes em saber disso? Pobre também tem direito ao que é bom e moderno. Não concordam?

No meu sertão, milhares e milhares de residência têm computador. Isso não lhes agrada, não os deixa feliz?

Na cidade onde moro, os jovens ficam na calçada da igreja, na praça, ou em suas calçadas, acessando a internet via Wi-Fi, gratuitamente, Isso não lhes dá felicidade? Não lhes agrada?
No meu sertão, vejo milhares de jovens pobres se graduando em diversos cursos superiores, se especializando, fazendo mestrado e até doutorado. Isso não é motivo de alegria para vocês?

Conheço diversos jovens de famílias humildes viajando para o exterior para aperfeiçoar seus cursos, sua formação acadêmica. Vocês não vibram de alegria. Por quê?

Na minha Paraíba, são muitas as pessoas que deixaram de viajar de ônibus para viajar de avião. É por isso que "os aeroportos estão cara de rodoviária”. Isso é motivo de revolta?

Um homem da roça falou-me: - Padre, meu filho veio de São Paulo de avião, porque a passagem estava barata. Não ficam felizes com isso? Não somos todos irmãos?

Antes, pobre só via avião passando por cima de sua cabeça, e bem alto, não conhecia sequer um aeroporto. Hoje, não só o ver, mas anda. Não se alegram com essa ascensão social desses irmãos?

Quanta revolta, quando dizemos que o governo federal deveria popularizar o Curso de Medicina. Qual o motivo de tanta raiva, indignação? Todos não são iguais conforme a Constituição Federal?

Por que muitos que cursam medicina em universidades públicas, quando se formam não pensam em ajudar os pobres? Por que ficam nas grandes cidades? E por que cobram consultas tão exorbitantes? Não estudaram com o dinheiro do povo?

Uma mãe falou-me: - Padre, meus três filhos vão ser doutores. Graças a Deus, a gente é pobre, mas vamos conseguir formar nossos filhos. Por que vocês não vibram com a felicidade dessas e de tantas outras famílias humildes?

-Hoje, seu Padre, não se forma que não quer. O governo manda ônibus para pegar os alunos na sua casa, a merenda é boa, dá livros, cadernos, lápis e farda. Vocês, que têm tudo na vida, por que não ficam felizes com a felicidade da classe pobre?

-Padre, eu não ando mais de ônibus, agora é só de avião. Fui visitar meus filhos que moram em São Paulo. Esse negócio de andar de ônibus é coisa do passado. Por que vocês, ricos, ficam com raiva, dizendo que aeroporto virou rodoviária?

Deus criou-nos para viver como irmãos, no amor, na justiça, na partilha, na paz e na união. Então nada de egoísmo, individualismo, arrogância, prepotência e orgulho.

De uma coita tenho certeza absoluta: a terra, nossa casa mãe, é para todos, mas o céu é para quem vive o AMOR ágape. É por isso que São João da Cruz dizia: "no entardecer da vida, seremos julgados pelo amor”.


Padre Djacy Brasileiro, no sertão paraibano, em 16 de junho de 2014.
E-mail: padredjacy@hotmail.com
Twitter: @Padredjacy


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Diante do xingamento dos abastados, meu desabafo cristão"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores