“Precisamos ter uma postura de autocrítica”, defende Valter Pomar sobre a relação entre PT e os movimentos sociais

COMPARTILHEM !!!



Como você hoje a relação do PT com os movimentos sociais?

Há um problema que está para além da relação PT e movimentos sociais, que é o fato de termos conseguido elevar o nível de vida da população brasileira, mas não elevamos de igual maneira o nível de consciência e de auto-organização.

Temos uma parcela do povo brasileiro, da classe trabalhadora brasileira, em especial da juventude trabalhadora que não têm referência nem no PT, nem em nenhum partido de esquerda, movimento sindical, popular, juvenil etc.
Estimular a auto-organização da sociedade brasileira envolve, entre outras ações, políticas públicas que incidam no conteúdo da educação, na indústria cultural brasileira, nos meios de comunicação de massa – que estimula a atomização, o individualismo, o consumismo, que estimulam a despolitização da sociedade brasileira.

O PT e os movimentos sociais com os quais temos relação, precisamos ter uma postura auto-crítica. O processo de burocratização não se limita ao PT, você tem muitos movimentos sociais com dificuldades imensas de mobilizar a sua própria base.

O nosso partido tem que ajudar como? Primeiro: estimulando o governo brasileiro a não ter uma postura ambígua em relação a isso. Eu aplaudi a postura da Executiva Nacional do PT, do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, quando todos dissemos em alto e bom som: “Saudamos a mobilização social ocorrida no Brasil nos últimos meses, porque sem mobilização social não tem mudança”.
Agora, ao mesmo tempo, foram emitidos sinais muito contraditórios como a participação da Força Pública e do Exército na segurança do leilão do campo de Libra.

Na mesma linha, posso citar algo mais antigo, como a oferta feita pelo ministro da Justiça, um petista, ao governador Geraldo Alckmin, um tucano, segundo a qual a Força Pública poderia ajudar a polícia militar do estado de SP a lidar com os manifestantes, num momento em que a PM estava numa agressividade completamente inaceitável e indefensável.

Não pode haver ambiguidade nossa. Até porque não foram quaisquer setores do movimento sindical que se opuseram ao leilão do campo de Libra, foi a Central Única dos Trabalhadores, dirigida por petistas, com os quais nós dirigentes do PT não dialogamos e não ajudamos no diálogo com o Governo Federal para, pelo menos, esclarecer os pontos de vista que havia a respeito.

Qual a sua opinião sobre o mensalão tucano e sobre a privataria tucana?

O PSDB quando surgiu, surgiu condenando o que eles consideravam o controle corrupto do Quércia e seus aliados sobre o PMDB. Mas muito rapidamente, este discurso baseado numa suposta ética na política, transformou-se na submissão do PSDB aos interesses do setor financeiro e da cúpula do grande capital no país.

Isto ficou especialmente claro quando Fernando Henrique virou ministro da Fazenda, depois candidato à presidência da República e durante oito anos presidente do país, quando se promoveu uma imensa transferência do patrimônio público para o setor privado.

Graças a isso muitos intelectuais supostamente de esquerda, se converteram em banqueiros, sócios de grandes empreendimentos privados, pessoas vinculadas ao grande capital nacional e internacional, que enriqueceram e que constituíram um setor importante da elite brasileira.

Isto fica ainda mais claro agora, com a revelação deste escândalo envolvendo o metrô de São Paulo, Alckmim, Covas, Sérgio Mota e Serra. Em Minas Gerais a mesma coisa ocorria na gestão do governador Aécio Neves e agora sob a gestão do governador Anastasia.

É preciso que o povo brasileiro e a militância petista em particular, tenham claro, que a elite tucana é profundamente corrupta, envolvida com grandes escândalos e responsável por danos ao patrimônio público e à democracia no país.

E é por isso que até hoje estes crimes não foram julgados. Temos que exigir que o Supremo Tribunal Federal julgue os crimes que eles cometeram e aplique a eles o rigor absoluto da lei.

#PED2013 – eleições 10 e 24 de novembro


#ValterPomar120 é candidato a presidente nacional do PT


#AEsperançaéVermelha


COMPARTILHEM !!!


0 Response to " “Precisamos ter uma postura de autocrítica”, defende Valter Pomar sobre a relação entre PT e os movimentos sociais"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores