3 reformas de Allende que lhe custaram um golpe de Estado

COMPARTILHEM !!!




1) Nacionalização da mineração do cobre e dos bancos

O cobre tem sido um produto essencial da economia chilena. Nos anos 70, o cobre representava três quartos de todas as exportações do país. Quando Allende chegou ao poder, o Estado possuía 51% das principais minas de cobre. O restante pertencia a companhias estadunidenses, em particular, a Anaconda Copper Company, controlada pelas poderosas famílias Rothchild e Rockefeller.

Em julho de 1971, o governo de Allende, com o apoio unânime do Parlamento chileno, nacionalizou por completo a mineração do cobre. A reação do governo dos Estados Unidos foi imediata:
"Essa séria infração das práticas internacionais não só causará dano ao Chile, mas também a todos os países em desenvolvimento”.

Allende também nacionalizou outras 91 indústrias básicas durante seu primeiro ano na Presidência; nacionalizou também os bancos.

2) Reforma Agrária
A maior parte das terras cultiváveis do Chile eram latifúndios em mãos de um punhado de famílias.
O governo de Allende promulgou uma Reforma Agrária que proibia a posse de mais de 80 hectares por pessoa. Em 18 meses, todos os latifúndios haviam desaparecido.
Além disso, os camponeses, através de organizações cooperativistas, substituiriam aos representantes dos latifundiários em todos os organismos do Estado. Instaurou-se também uma assistência técnica gratuita ao campesinato e estabeleceram-se planos de crédito para as novas cooperativas.

3) Reformas sanitárias, educativas e sociais.
Durante seus 3 anos de governo, Allende promulgou uma série de reformas em âmbito sanitário, educativo e social:
·Gratuidade da universidade. O número de estudiantes universitários cresceu 89% entre 1970 y 1973. Para muitas famílias humildes, era a primeira vez que seus filhos podiam ter acesso a estudos superiores.
· Sistema de bolsas de estudo para crianças de descendência indígena (fundamentalmente Mapuche), que haviam sido discriminados durante décadas.
· O "Programa de Suplementos Alimenticios” foi estendido a todas as crianças de escolas de ensino fundamental e a todas as mulheres grávidas.
· Aumento das pensões mínimas ao dobro da inflação.
· Instauração de um sistema de centros de saúde em bairros operários com pelo menos 1 Centro de Saúde para cada 40.000 habitantes.



COMPARTILHEM !!!


0 Response to "3 reformas de Allende que lhe custaram um golpe de Estado"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores