“Ressurge a Democracia”
“Vive a Nação dias gloriosos. Porque souberam unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados, para salvar o que é essencial: a democracia, a lei e a ordem. Graças à decisão e ao heroísmo (...) o Brasil livrou-se do Governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições.
Agora, o Congresso dará o remédio constitucional à situação existente, para que o País continue sua marcha em direção a seu grande destino, sem que os direitos individuais sejam afetados, sem que as liberdades públicas desapareçam, sem que o poder do Estado volte a ser usado em favor da desordem, da indisciplina e de tudo aquilo que nos estava a levar à anarquia (...).
Poderemos, desde hoje, encarar o futuro confiantemente, certos, enfim, de que todos os nossos problemas terão soluções, pois os negócios públicos não mais serão geridos com má-fé, demagogia e insensatez. Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais.(...) Era a sorte da democracia no Brasil que estava em jogo.”
Parece familiar e atual? Sabem de que jornal é e de que data? É do Jornal O Globo de 2 de abril de 1964.
Tomara que nossa Democracia não esteja indo para beira do precipício mais uma vez, sei que o momento histórico é outro, mas temos sempre loucos e aproveitadores dispostos a realizar uma nova tomada do poder.
Abraço,
*Clézio Fonseca
enviado por e-mail
*Pedagogo e Geógrafo, é servidor efetivo da SEMA/Pa e Professor em Ananindeua
0 Response to "Ressurge a Democracia?!"
Postar um comentário