PESQUISA ESTIMULADA PARA PREFEITO DE BELÉM - IBOPE

COMPARTILHEM !!!



Ibope Inteligência em parceria com a TV Liberal realizou a segunda rodada de pesquisa sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Belém. O ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) oscila positivamente 5 pontos percentuais em relação à primeira rodada, realizada em 11 de agosto, e aparece com 47% das menções. Em seguida aparece o deputado federal José Priante (PMDB) com 16% das citações, com uma oscilação negativa comparado com a rodada anterior, na qual tinha 22% das intenções de voto. O também deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB) mantém o mesmo resultado, com 12% das intenções de voto.

Em um patamar inferior, aparecem o radialista Jeferson Lima (PP) e o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) ambos com 6% das intenções de voto, índices bem próximos aos levantados na última pesquisa. O deputado estadual Alfredo Costa (PT) e Anivaldo Vale (PR) obtêm 3% das menções. Os nomes dos candidatos Leny Campelo (PPL), Sergio Pimentel (PSL) e Marcos Rêgo (PRTB) constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém eles não atingem 1% das menções. O percentual de eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular seu voto é de 4%, enquanto 3% não sabem ou preferem não opinar.

DESTAQUES
O candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, em relação à rodada anterior, obtém um melhor desempenho entre os eleitores com escolaridade entre 5ª e 8ª série, segmento no qual cresce 19 pontos percentuais, enquanto entre os eleitores com nível superior, sua intenção de voto cresce 9 pontos percentuais. Já entre os eleitores com idade entre 25 e 29 anos, o ex-prefeito cresce 12 pontos. O deputado José Priante oscilou negativamente 6 pontos percentuais quando comparado com a rodada anterior. Esse decréscimo se deu especialmente entre os eleitores com idade entre 16 e 24 anos (-15pp.), entre os eleitores com escolaridade entre a 5ª e 8ª série (-14pp.), entre as mulheres (-9pp.) e entre os eleitores com renda mensal de até 1 salário mínimo (-9pp).

ESPONTÂNEA
Na pergunta espontânea, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Edmilson obtém 39% das citações, um crescimento de 16 pontos percentuais em relação à rodada anterior. O candidato Zenaldo obtém 11% das intenções de voto (cinco pontos a mais do que o último levantamento indicou), enquanto Priante aparece com 8% das citações, índice bem próximo ao da pesquisa anterior. Os demais candidatos variam entre 0% e 4% das citações. Os belenenses que não sabem ou preferem não responder essa pergunta representam 23% do eleitorado, enquanto 7% declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto.

SEGUNDO TURNO
O Ibope Inteligência também testou duas simulações de segundo turno entre os candidatos com melhor desempenho na rodada anterior. Caso a disputa pela Prefeitura de Belém vá para o segundo turno entre Edmilson e Priante, 61% dos eleitores votariam no candidato do PSOL, enquanto 28% votariam no candidato do PMDB. Nessa situação, 9% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto. Já se o embate no segundo turno fosse entre Edmilson e Zenaldo Coutinho, o ex-prefeito também alcançaria 61% das citações, enquanto o tucano teria 30% das intenções de voto. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto nesta simulação representam 7% do eleitorado.

EXPECTATIVA
O Ibope Inteligência perguntou aos entrevistados, independente de sua intenção de voto, quem eles acreditam que será eleito como próximo prefeito. Mais da metade dos eleitores de Belém (55%) acreditam que Edmilson Rodrigues voltará a comandar a capital paraense. Priante é citado por 11% do eleitorado como o próximo a comandar o Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, enquanto que para 10% deles, o próximo prefeito do município será Zenaldo. Outros candidatos também são citados, porém com percentuais abaixo de 10%.

REJEIÇÃO

Quando perguntados sobre em quais candidatos não votariam de forma nenhuma, 27% dos eleitores mencionam Arnaldo Jordy, 24% citam Anivaldo Vale (8 pontos percentuais a mais do que na rodada anterior) enquanto Alfredo Costa e Jefferson Lima são citados por 23% do eleitorado cada um. Priante alcança um índice de 20% de rejeição e os demais candidatos apresentam índices que variam entre 19% e 14%. Os atuais índices de rejeição são bem próximos aos levantados na rodada anterior, variando dentro da margem de erro da pesquisa que é de 4 pontos percentuais. Os eleitores que afirmam poder votar em qualquer um dos candidatos representam 6% do eleitorado. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

AVALIAÇÃO

A administração do atual prefeito, Duciomar Costa, também foi avaliada na pesquisa: 40% dos eleitores a consideram regular, 36% a classificam como ruim ou péssima e 23% a avaliam como ótima ou boa. A desaprovação da atual administração é de 56% e a aprovação é de 40%. Tanto a avaliação como a aprovação da administração municipal se mantêm estáveis quando comparadas com a rodada anterior. Em uma pergunta sobre áreas problemáticas no município, em que os entrevistados poderiam citar até 3 áreas, a saúde foi mencionada por 80% deles, enquanto segurança pública e educação recebem, respectivamente, 48% e 46% das menções.

JATENE E DILMA
A administração do governador Simão Jatene é bem avaliada (ótima/ boa) por 46% dos eleitores da capital paraense. Outros 39% a avaliam como regular e 13% a classificam como ruim/ péssima. Entre os eleitores belenenses, a administração da presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente (ótima/ boa) por 61%, como regular por 29% e como ruim ou péssima por 9%. Tanto a avaliação da administração estadual quanto da federal mantém-se estáveis se comparadas com a pesquisa anterior.

FONTE: O LIBERAL 


COMPARTILHEM !!!


4 Responses to "PESQUISA ESTIMULADA PARA PREFEITO DE BELÉM - IBOPE"

  1. tio Ed será prefeito novamente.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Menos mal!!! Antes Edmilson q Priante ou mesmo Zenaldo!

    ResponderExcluir
  3. VEJAM o Video passa zenalcool ae…
    http://www.youtube.com/watch?v=FgSuGw9ML-w

    ResponderExcluir
  4. O ED TEM QUE VOLTAR PARA BOTAR O BONDINHO PARA FUNCIONAR, ATÉ A VITÓRIA!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores