COMPARTILHEM !!!



A denuncia pública sobre as condições precárias em que se encontra o prédio do Arquivo Público do Estado do Pará - APEP - feita por uma funcionária do Arquivo, motivou a Associação Nacional dos Profissionais de História - seção Pará (ANPUH-Pa), com o apoio da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, a organizar um ato público em defesa da memória da sociedade brasileira. 

O APEP é o guardião de cerca de 4 milhões de documentos que correm risco de queimarem-se por falta de manutenção do prédio, especialmente da fiação elétrica. O corpus documental abrange os anos de 1646 à década de 80 do século XX. Encadernados ou avulsos, os documentos sob a sua guarda estão organizados em diversos fundos e cobrem os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Através de seu rico manancial documental, pode-se investigar uma ampla variedade de temas, como, por exemplo, a escravidão negra, o trabalho indígena, os usos e formas de acesso a terra, estatísticas sobre a população e a produção local, imigração e colonização, administração, legislação e suas aplicações, em suma, os grandes processos por que passou a região.Precisamos nos mobilizar enquanto há tempo de pressionar a SECULT e o Estado a fim de que evitem esta tragédia. Organizem seus horários, não deixem de participar! Exija respeito e faça valer o seu direito de ter acesso a memória do seu país e seu dever de proteger esta memória. 

"Construído em 1858 para ser a sede do Banco Comercial do Pará, o local onde funciona o APEP é um importante monumento arquitetônico do estado. Sua função de guarda de documentos produzidos pelo antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão e, posteriormente, Estado do Grão-Pará e Rio Negro, data de 1894, sendo oficializada no ano de 1901, quando foi criada a Biblioteca e Arquivo Público do Pará. Apenas em 1986, a biblioteca e o arquivo se separaram, gerando unidades autônomas. Ao longo de sua história, o APEP constituiu-se como o mais importante arquivo histórico da Amazônia e um dos mais destacados do Brasil." 


O ATO OCORRERÁ ÀS 09:30, NO DIA 31/05, QUINTA FEIRA, EM FRENTE AO APEP.

Assinem aqui a Petição publica:

ANPUH/PA

repostado do blog de Edilza Fontes




COMPARTILHEM !!!


0 Response to " "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores