COMPARTILHEM !!!


9ª Jornada de Formação Politica da Articulação de Esquerda, 
7 a 15 de julho em Natal




Por Licio Lobo


A Articulação de Esquerda, tendência interna do PT, convida a sua militância e os petistas em geral, para a nona edição da sua Jornada Nacional de Formação Politica, que neste ano será realizada na aprazível localidade de Extremoz, na região metropolitana de Natal – Rio Grande do Norte, no período de 7 a 15 de julho.

Como temos feito regularmente desde 2008, esta é mais uma oportunidade de aprofundarmos o estudo das experiências históricas que, cada qual ao seu tempo e à sua maneira, desafiaram-se a “assaltar os céus”, como nos fala a crônica da Comuna de Paris, ousando desafiar revolucionariamente os limites da ordem capitalista.

Isto porque a história das lutas dos séculos XIX e XX tem ainda muito a ensinar aos que lutam pelo socialismo em nossos dias, e o balanço politico e teórico destas experiências segue sendo uma necessidade e uma tarefa urgente para uma esquerda que tem os olhos postos no futuro e não abriu mão dos seus objetivos históricos.

E como mirar o futuro supõe ter os pés bem cravados na realidade concreta, vamos procurar compreender e debater também os desafios da hora presente, focando na trajetória do PT, um balanço do Governo Lula e uma análise destes primeiros anos do Governo Dilma.

Isto porque consideramos que a construção de um PT revolucionário, democrático e socialista segue sendo um elemento estratégico para a construção de um Brasil socialista e porque é tarefa dos socialistas do PT lutar para que o exercício do governo federal pelo PT seja capaz de ajudar e impulsionar a luta da classe trabalhadora na feroz disputa de classes que caracteriza a sociedade brasileira desde sempre.

O que nos remete às lutas concretas do povo brasileiro em suas mais variadas expressões e dimensões, pelo que vamos debater a História do Brasil sob a perspectiva destas lutas e também vamos nos dedicar a aprofundar o debate sobre diversas lutas específicas com a militância nelas engajadas. Assim, estarão na pauta, em momentos próprios, as lutas das mulheres, da juventude e dos movimentos LGBT, sindical, popular-urbano, combate ao racismo, de saúde, agrário e eco-socialista.

A jornada de formação será também um momento impar de vivência, confraternização e troca de experiências entre a militância das diversas regiões do Brasil, distintas trajetórias e espaços de atuação.
Esta dinâmica, que ao mesmo tempo caracteriza a riqueza e a diversidade da composição do PT, aponta para a exigência que se coloca a uma tendência petista como a nossa, de avançar na elaboração, no debate e na formação politica qualificada da sua militância, de modo a disputar mais e mais os rumos do PT, que como recentíssima pesquisa de opinião comprovou, segue contando com a lealdade de classe de imensa parcela das classes trabalhadoras brasileiras.

É importante então, que as direções setoriais, municipais e estaduais da AE ampliem a divulgação e se mobilizem no sentido de viabilizar a mais ampla participação da militância nesta jornada de formação.
No box, abaixo seguem orientações para as inscrições e mais informações sobre a organização da jornada.

Até julho, em Natal!


*Licio Lobo é militante do PT Diadema, membro da DNAE

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser efetuadas diretamente no sitio do Página13:www.pagina13.org.br
No ato da inscrições, além das informações pessoais, deverá ser efetuada a opção por um dos cursos abaixo:

Curso 1: Estudo das Resoluções da AE:
Socialismo – Estratégia -Bloco Histórico – Juventude – Mulheres – História da Luta pelo Socialismo: periodo 1848/1917, Revolução Russa, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Unidade Popular no Chile, periodo atual -História do Brasil, História do PT, História da AE, Governos Lula e Dilma.

Curso 2: Lutas de Massas e Socialismo:
Socialismo – Estratégia – Bloco Histórico – Juventude – Mulheres – aulas setoriais especificas (conforme as opções descritas abaixo) – História do Brasil, História do PT, História da AE, Governos Lula e Dilma.
As opções setoriais serão as seguintes, condicionadas à inscrição de no mínimo 15 companheiras e companheiros para a sua viabilização:
a) Mulheres
b) Juventude
c) LGBT
d) Combate ao rascismo
e) Questão Agrária
f) Sindical
g) Questão Ambiental
h) Questão Urbana
i) Saude

Importante: para efeito de organização da jornada, as inscrições para as opções setoriais do curso 2 deverão ser efetivadas até o dia 30 de maio, pois caso não sejam efetuadas 15 inscrições até esta data, a opção não será oferecida devido aos altos custos de deslocamento e estadia dos professores/as que estão implicados na organização da jornada como um todo.

Taxa de inscrição: o valor da taxa de inscrição será de R$ 450,00 referente à estadia e alimentação (café da manhã, almoço, jantar).

Local: O local de realização do curso é o Centro Marista de Formação, Rua Raimundo Barros Cavalcante, 522 – CEP 59.575-000, em Extremoz, cidade da região metropolitana de Natal, a 37KM do Aeroporto Augusto Sever.Segue abaixo, link do sitio do local do curso:

www.marista.edu.br/hospedagem/2010/07/05/centro-de-formacao-de-extremoz/


COMPARTILHEM !!!


0 Response to " "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores