PRÉVIAS PT-BELÉM AVALIAÇÃO EDILZA FONTES: Alfredo Costa é quem mais unifica o PT

COMPARTILHEM !!!




Em branco a porcentagem da votação no primeiro turno, em amarelo a votação no segundo.

Podemos analisar os dados das prévias do PT, comparando os resultados do primeiro com o segundo turno das prévias. 

No primeiro turno, o deputado Puty obteve 1535 votos (41%) e o vereador Alfredo Costa 1274  votos (34%). No segundo turno, Alfredo ficou com 2202 votos (50.61%) e Puty com 2149 votos (48.86%). 

Puty teve um crescimento de de 7,86% e Alfredo cresceu 16,61%. A questão que se coloca,  é como deu-se  um crescimento tão grande de Alfredo Costa ?

Analisando o Damos, onde o crescimento de Alfredo foi maior, podemos afirmar que a maior parte dos votos do Bordalo (74 votos) e do Fábio Pessoa (33 votos) no distrito foram para Alfredo, demonstrando que o candidato  conseguiu ampliar mais. Puty que havia ganho em 5 distritos no primeiro turno,  ganhou só em 2 no segundo.

No Damos, onde a AE ( Articulação de Esquerda) teve sua maior votação no primeiro turno, os militantes da tendencia votaram em Alfredo no 2º, procurei saber os motivos e fiquei sabendo que a resistência ao nome do candidato Puty vinha ainda da prática da DS  e do núcleo duro,quando a frente do governo do estado, ainda no governo Ana Júlia Carepa. Críticas em relação ao tratamento aos professores e a lembrança da ida da ex-governadora em Mosqueiro, para inaugurar uma rádio de propriedade do deputado Wladimir Costa pesaram na decisão da AE de liberar seus militantes. Foi me dito, que as lembranças dos métodos do governo, do núcleo duro, fizerem o voto anti-Puty, pesar mais que a campanha do candidato.

No Dabel, distrito onde vota a Cidade Velha , Puty continuou ganhando no segundo turno. Alfredo ampliou e cresceu mais que Puty. Neste distrito, a ampliação de Alfredo foi em relação aqueles que não foram votar.

 No Daben, não houve a reversão dos votos prometidas pela ex-vereadora e ex-secretária Sueli Oliveira e a candidatura de Jorge Cruz pela DS não demonstrou articulação interna. Neste distrito o PT Pra Valer e, a Unidade na Luta e lideranças da área demonstraram que são maioria no distrito. Hoje, avalio que antigos seguidores de Sueli não fizeram campanha para Puty. Mais uma vez a tese confirma-se. Votaram no anti  - Puty.

 No Daent, a diferença se manteve, demonstrando que mais uma vez uma área da ex-vereadora Sueli não reverteu e nem ampliou o voto da militância, para Puty. Neste distrito Alfredo apostou em lideranças locais que foram do coletivo da ex- vereadora.

 No Dagua, a ampliação de Alfredo foi de16% e a de Puty só foi de 7%. Neste distrito está o Jurunas, urna de maior votação de Alfredo no segundo Turno, chegando a 82% de votos. O Jurunas votou em Alfredo, 335 votos contra 69 de Puty. Neste distrito temos as urnas da cremação e da condor onde Puty ganhou, reduto da militância do vereador Marquinho, mas não foi maior que a votação do Jurunas.

 No Daico, Alfredo Costa cresceu 30% pontos e Puty perdeu quase 6%, no distrito Alfredo saiu de 39 para 109 votos e Puty de 91 para 87 votos. Ou Seja, Puty ainda perdeu votos do primeiro para o segundo turno.

No Daout, Alfredo reverteu a derrota do primeiro turno, mais que duplicando sua votação (48 para 110). O movimento de crescimento foi graças ao aumento do numero de eleitores que votaram e a transferência dos votos de Bordalo.  

No Dasac, Puty manteve a vitória no distrito, mas o apoio de Bordalo fez a diferença diminuir, e a votação ampliou muito. Alfredo cresceu 22%  e Puty só 14%


No Geral, a vitória de Alfredo Costa foi motivado por: o apoio de Bordalo, a rejeição do nome de Puty (Alfredo foi o Anti-Puty), o aumento do número de votantes e um maior empenho da militânciaU do PT Pra Valer e da Unidade na Luta e a liberação da AE.

Sem duvida é Alfredo o que mais unifica internamente, hoje o PT.

RESULTADOS SEGUNDO TURNO


RESULTADOS PRIMEIRO TURNO





COMPARTILHEM !!!


0 Response to "PRÉVIAS PT-BELÉM AVALIAÇÃO EDILZA FONTES: Alfredo Costa é quem mais unifica o PT"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores