Novo livro de Eric Hobsbawm debate atualidade de ideias marxistas Em coletânea de artigos, historiador reafirma influência do filósofo alemão

COMPARTILHEM !!!


COMO MUDAR O MUNDO
AUTOR Eric Hobsbawm
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 57 (424 págs.)
TRADUÇÃO Donaldson Garschagen

O historiador acredita que o "mercado" não tem resposta para o principal problema deste século


por CAROLINA MATOS


Em tempos de crise de economias maduras e de crescimento de emergentes, que assumem mais importância no ranking global, debates sobre o potencial e o futuro do capitalismo ganham força.
É nesse contexto que o historiador britânico Eric Hobsbawm, marxista, autor de títulos como "Era dos Extremos" (1995) e "Globalização, Democracia e Terrorismo (2007), publica "Como Mudar o Mundo" (Companhia das Letras, 2011).

Hobsbawm reafirma, em uma coletânea de ensaios, artigos e prefácios, a influência histórica do pensamento do filósofo, sociólogo e jornalista alemão Karl Marx, fundador da doutrina comunista, e de seu colaborador e amigo Friedrich Engels.

"A discussão de Marx e do marxismo não pode ficar limitada ao debate de favor ou contra, ao território político e ideológico ocupado pelas diversas e mutantes variações de marxistas e de seus antagonistas," diz Hobsbawm.

"Durante os últimos 130 anos, o marxismo foi um tema importante do concerto intelectual do mundo moderno e, através de sua capacidade de mobilizar forças sociais, uma presença crucial e, em alguns períodos, decisiva, na história do século 20."

A abordagem do historiador inglês passa longe de ser neutra. Entusiasta, ele define Marx como "a maior de todas as grandes presenças intelectuais" da atualidade, "só superada por Darwin e Einstein, mas bem à frente de Adam Smith e Freud". Isso por ter sido o "primeiro pensador" a considerar um mundo ao mesmo tempo político, econômico, científico e filosófico. Hobsbawm ressalta que o "socialismo" -e grafa o termo entre aspas- como era entendido na União Soviética, sem mercado e de propriedade e controles estatais, "morreu e não ressuscitará".

SÉCULO 21

Com 16 capítulos, o livro propõe uma pergunta que poderá ser a de muitos leitores: qual a relevância de Marx no século 21?

O texto extenso e denso, repleto, sim, de referências que podem parecer antiquadas para os mais jovens -como os movimentos sociais do "proletariado"-, também aproxima as ideias de Marx do mundo de hoje.
O historiador ressalta que o colapso financeiro global de 2008, que reabilitou o Estado como ator econômico, motivou a redescoberta de que o capitalismo não é a solução, mas o problema.

Para Hobsbawm, diante da incapacidade de capitalistas e socialistas de apontar soluções para a crise atual, ambos os lados têm interesse em voltar aos pensamentos de Marx, cuja essência é a crítica do capitalismo e dos economistas que não perceberam a que chegaria a globalização nesse modelo.

O historiador acredita que o "mercado" não tem reposta para o principal problema deste século: o fato de que o crescimento econômico em busca de lucros insustentáveis se dá à custa do trabalho humano cada vez mais dispensável e dos recursos naturais do planeta.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Novo livro de Eric Hobsbawm debate atualidade de ideias marxistas Em coletânea de artigos, historiador reafirma influência do filósofo alemão"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores