O Dia Nacional da Consciência Negra e o PT

COMPARTILHEM !!!


Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra tem antigos e novos significados. A partir dele foi possível repensar o 13 de maio de 1888, a história, a historiografia e o projeto de nação instituída sob a égide da Europa, da brancura e dos valores arquitetados pelos latifundiários e pela Casa Grande. Este é um momento privilegiado para atividades dedicadas à resistência política e cultural, à memória do Quilombo dos Palmares e Zumbi, de denúncia ao racismo, em especial à violência policial contra jovens negros.


A centralidade da superação das desigualdades raciais tem dimensão estratégica na luta por transformações profundas e estruturais no Brasil, América Latina e Caribe rumo ao fim da exploração e da opressão.


Neste sentido, como instrumento de luta política e social para a superação do racismo, o 20 de novembro é um momento no qual toda a sociedade, sob a liderança do movimento negro brasileiro, deve se manifestar, participar das mobilizações e manifestações, para além da demonstração de solidariedade.


Os militantes negros estão presentes desde o movimento pró-PT, anterior à sua fundação. Militantes petistas do movimento negro, núcleos de negros e negras, setorial de combate ao racismo e as direções partidárias tornaram a questão orgânica nas formulações gerais do PT. Por isso, a presença do partido não faz sentido nos limites da solidariedade e das bandeiras contra o racismo. Não há ação sem sujeito e sem autoria. A participação do PT, portanto, supõe uma intervenção além da simples adesão às mobilizações


O Partido dos Trabalhadores, necessariamente, deve participar e mobilizar ativamente sua militância no 20 de novembro, mas também fortalecer este patrimônio histórico de resistência do povo negro brasileiro e fazer esforços para inserir na agenda política do país as reivindicações do movimento negro e seu programa para a superação das desigualdades raciais.


O 20 de novembro pode ter a duração de um evento, se realizar apenas no plano da manifestação e ter pouco significado político. Mas pode também ser o retrato do presente no combate ao racismo, a oportunidade de derrubar o mito da democracia racial e pode ter valor organizacional e político para os movimentos negros, para o Partido dos Trabalhadores e mais ainda para a cidadania dos afro-brasileiros.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "O Dia Nacional da Consciência Negra e o PT"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores