Livro: A Questão Agrária no Brasil, por Pedro Stédile

COMPARTILHEM !!!


A todos os sem-terrinha acampados e assentados, ou
que ainda estão ajudando seus pais como assalariados e arrendatários.
Razão maior de toda a nossa luta.
A todos que, de alguma forma, querem ver a terra repartida
e nos ajudam a confirmar que a “reforma agrária é
uma luta de todos!”.



Por Pedro Estédile
Apresentação


A concentração da propriedade da terra é uma das principais fontes de injustiças sociais no Brasil, pois mantém as riquezas naturais, a agricultura e o poder político nas mãos de uma minoria.
Este livro tem como objetivo chamar a sua atenção para a necessidade da reforma agrária, tendo em vista o desenvolvimento da nossa economia. Além disso, pretende motivá-lo a conhecer melhor a realidade agrária brasileira, estimulá-lo a pesquisar e a procurar outros livros sobre o assunto.
Como militante social na luta pela reforma agrária e por ser descendente de imigrantes ligados ao campo, seria impossível adotar uma postura neutra, apenas descrevendo a realidade do campo e as posições das diversas forças sociais e políticas que atuam nessa realidade; este texto reflete, portanto, o meu compromisso com a reforma agrária.
O livro está dividido em quatro partes, distintas, mas complementares. A primeira apresenta uma breve introdução à história do problema agrário no Brasil, mostrando como surgiram as grandes propriedades, a legislação e as iniciativas do governo que permitiram isso. Essa parte mostra também a evolução do debate sobre a necessidade de reforma agrária no Brasil, especialmente a partir da década de 1960.
A segunda parte, mais ampla, apresenta um retrato com o maior número possível de informações sobre a atual realidade agrária brasileira, mostrando os dados estatísticos sobre a situação da propriedade da terra, sua ocupação e utilização, e os assentamentos da reforma agrária que já foram realizados.
Na terceira parte do livro, há diversas informações sobre a luta social pela reforma agrária, seus custos, sobre os assentamentos, as ocupações de terra e seus resultados socioeconômicos.
Na quarta parte do livro, há diversos subsídios para entender o debate e a disputa ideológica existentes na sociedade brasileira em torno da democratização da propriedade da terra. São revelados os argumentos favoráveis e os contrários, as posições das diversas classes e de seus representantes, e também alguns depoimentos emblemáticos de personalidades de nossa sociedade.
Ao final, há indicações de livros, páginas na internet e vídeos, destinadas ao aprofundamento de seus conhecimentos sobre a questão agrária no Brasil.
Existem assentamentos e acampamentos (mobilizações de sem-terra lutando pela terra) em quase todos os municípios do Brasil, e seria uma bela experiência se os leitores deste livro — e professores, estudantes, pesquisadores — pudessem visitá-los. Esperamos que você, leitor, se sinta motivado a visitar algum deles em sua região. Afinal, como diz o ditado oriental, “os olhos enxergam mil vezes mais do que os ouvidos”.
Também seria oportuno visitar uma grande propriedade classificada como latifúndio, conversar com seu proprietário, com seus empregados, ver o quanto produzem e como conseguiram acumular tanta terra.
Bem-vindo ao debate sobre a reforma agrária! O nosso intuito é que este livro possa estimulá-lo a conhecer a fundo as verdadeiras causas dos problemas sociais do Brasil, e que, como cidadão consciente, você possa dar a sua contribuição para construirmos as soluções necessárias a uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Nesta edição revisada, aproveitamos a publicação do Censo Agropecuário 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado ao longo do ano de 2009, para atualizar os dados estatísticos sobre o campo e, assim, ficar o mais próximo possível da realidade brasileira neste início de século XXI.



SUMÁRIO
1) A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
2) O PROBLEMA AGRARIO NO BRASIL
3) A REFORMA AGRARIA
4) O APOIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA A REFORMA AGRARIA
5) PARA DEBATER O TEMA


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Livro: A Questão Agrária no Brasil, por Pedro Stédile"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores