Divisão do Pará - Perder a Mina de Carajás não é perder nada??

COMPARTILHEM !!!


 

A estratégia adotada pelos defensores da divisão do Pará insiste em apresentar o argumento de que não haverá perda para o Pará remanescente com a divisão.

A campanha pela emancipação apela para um conjunto de números que, supostamente, demonstraria inclusive ganhos com a separação, o que aliais não deve ser levado a sério, pois, segundo eles vem divulgando em debates aqui em Belém, os municípios “daqui” estariam sustentando os de “lá”.

Será que eles dizem a mesma coisa lá? É claro que não. Lá eles dizem o contrário, que são eles que nos sustentam.

Independente desta questão dos números, a pergunta a se fazer é a seguinte: Como o Pará não perderá com a divisão se “perderá” de seu território a maior província mineral do planeta?

Na postagem anterior que fiz sobre o tema, mencionei o fato de que pode ser possível ocorrer mudanças nos marcos legais do setor mineral e, se isso ocorrer de fato, certamente o estado dará um grande, imenso, estupendo salto de arrecadação.

De acordo com o que está em discussão no Congresso, as alíquotas do CFEM podem passar de 2% do lucro líquido para 4% da receita bruta dos empreendimentos do setor mineral. Há ainda a perspectiva de rediscussão da Lei Kandir, pelo menos para produção de bens minerais não renováveis.

Portanto, a possibilidade de perda para o Pará é inquestionável, só mesmo uma estratégia maluca pode sustentar esta tese de que não haverá perdas.

Como diria minha avó, “eles estão certos. Errados, é quem der razão pra eles”. Faz sentido !!



COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Divisão do Pará - Perder a Mina de Carajás não é perder nada??"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores