-O PT deve vir de Valdir Ganzer para prefeito. A vontade do campo maioritário é que o próximo candidato á prefeitura de Belém seja do campo.
- O Chefe da Casa Civil do governo, deputada Zenaldo participou do debate da Famep sobre divisão do Pará no ultimo sábado, ele defendeu a não divisão. Uma das argumentações de Zenaldo é que não está claro quem paga e dívida feita estes anos todos para investimentos nos territórios que querem se separar e, quem fica com os aposentados dos territórios.
- O debate sobre divisão territorial foi muito acalorado. O prefeito Luciano Guedes , presidente da AMAT solicitou ao Chefe da Casa Civil participação no grupo de pesquisa que o governo esta formatando, com o Idesp, a UFPA e o INPE vinculado a Casa Civil da presidência. Zenaldo respondeu que a FAMEP deve solicitar a inclusão de pesquisadores da UFOPA e do núcleo da UFPa em Marabá, que ele não veria problema, mais não concordaria com a inclusão de institutos de pesquisa particulares e já posicionados, com propôs o presidente da AMAT. A pesquisa será sobre indicadores economicos e sociais em relação a divisão do estado.
-O estudo apresentado pelo Professor doutor Gilberto Rocha da UFPa, demonstrou que o território de Pará é só 20% governado pelo executivo estadual. O Incra tem sobre sua governabilidade 25% do território e as reservas indígenas e florestais tem o resto sobrando para o governo somente 20% .
-Demonstrou também que o problema de integração do Estado é um problema de politica da união que até hoje só fez uma estrada federal no Pará, a Transamazônica que foi pensada para não chegar em Belém, e até hoje sem pavimentação na sua totalidade.
-A divisão do PIB na divisão ficaria , com os dados atuais em torno de 57% para o estado mãe, ou seja, o Pará , 33% para Carajás e 10% para o Tapajos. O Problema é que 70% da população do estado estão nas regiões nordeste e metropolitana.
- O Professor Gilberto propôs que o debate seja sobre a renda e não em relação ao PIB. Esta proposta está vinculada ao debate de concentração urbana e renda per capta de cada região e as consequentes exigências de serviços para população.
Do blog da Edilza
0 Response to "Pelo bastidores da politica"
Postar um comentário