Olá companheiros e companheiras,
É com muita alegria que a Comissão Organizadora vem através desse blog divulgar o nosso 54º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia (54° CONEA), que será realizado na “cidade morena” que é Belém do Pará entre os dias 21 e 29 de julho de 2011 na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Curso de Coordenadores do CONEA que será na cidade de Irituia-PA no período de 15 a 19 de julho no Centro de Formação do MST. O CONEA trata-se do maior espaço deliberativo da FEAB e, para que se faça como tal, é essencial a presença das escolas de Agronomia para contribuírem com os próximos passos da nossa Federação.
Com o tema “O Papel da Agronomia na construção do Projeto de Soberania popular na Amazônia” o CONEA vem abordar a questão amazônica e outros biomas. Há tempos a Amazônia vem sendo utilizada como válvula de escape para os problemas nacionais, tais como avanço da fronteira agrícola (soja e futuramente cana-de-açúcar), pecuária, geração de energia e exploração dos recursos naturais, na maioria das vezes, não para atender os interesses locais ou regionais. E toda essa utilização dos recursos de forma inadequada contribuiu, por exemplo, para atualmente o estado do Pará ter o maior índice de devastação de florestas do Brasil.
Diante destas e outras problemáticas a tentativa de solucioná-las e/ou amenizá-las cabe também a Agronomia, ciência capaz de atuar em harmonia com a natureza, buscar o desenvolvimento através da utilização dos recursos naturais de forma equilibrada e sustentável. Depende de nós, educandos e futuros profissionais, potencializarmos essa capacidade, discutindo e atuando no direcionando da formação presentes nas Universidades.
Então compas, a Comissão pensou junto, um CONEA que comteplasse a formação da base e também uma aproximação da militância, que devem ser voltadas principalmente para aqueles que já se identificaram minimamente com a Federação. E para isso, a grade será organizada em três momentos segundo o tripé: Formação, Organização e Luta.
O início da grade terá os espaços de formação (painéis, GDs, plenárias de gênero) e integração (GI e vivências). Esse momento insere o estudante na lógica da FEAB e contribui para a compreensão da necessidade de se organizar. O momento seguinte é o “organizativo”, onde estão as PNEBs. Teremos a preparação e o ato como o momento de luta, antecedendo a plenária final.
Mais informações em:
http://54coneabelem.wordpress.com/2011/05/
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