A Pobreza no Pará cresceu? A história que os tucanos não contam

COMPARTILHEM !!!




O blog Proposta Democrática revela: 

Técnicos do Idesp foram orientados a não revelar dados mais amplos sobre a pobreza que possibilitariam a comparação com o primeiro governo de Jatene.   orientação política foi no sentido de analisar somente 2009: ano da maior crise mundial desde 1929. Quando  Jatene assumiu seu primeiro governo em 2002, o número de paraenses abaixo da linha de pobreza era de  2.109.407, ao deixar o governo em 2006, o número de paraenses pobres tinha aumentado em 737 mil pessoas. 
Quando Ana Júlia recebeu o governo em 2007, eram 2.725.845 paraenses abaixo da linha de pobreza e até 2009 já tinha tirado 214 mil paraenses  da pobreza, apesar da crise daquele ano e de seus enormes impactos no mundo.
-
Semana passada, o IDESP divulgou os dados do Mapa da Exclusão Social do Pará referentes ao ano de 2009. Imediatamente, os áulicos do tucanato relataram a "preocupação" do governador Jatene com os indicadores divulgados pelo instituto que ele mesmo ajudou a extinguir.
O fato é que a taxa de pobreza no Pará alcançou o menor nível em 2008, anos em que combinamos políticas públicas federais e estaduais de combate à pobreza, conforme observamos no gráfico acima, divulgado pelo blog
Proposta Democrática

A queda nos indicadores de pobreza se deu tanto pelos programas sociais implementados pelos governos do PT, como o Bolsa-Família e bolsa-trabalho, pelo aumento recorde no salário mínimo e pelo crescimento econômico verificado no país nos anos do governo Lula.
O ano de 2009 foi um ano atípico, de crise mundial e estagnação econômica. Aliás, da maior crise mundial desde 1929. A análise e divulgação fora de contexto dos dados de 2009 dá a impressão que o crescimento da pobreza no Pará é a regra, e não o contrário.
 
Como vemos acima, há, nos últimos anos, uma diminuição da pobreza no Pará e que os dados de 2010 (a serem divulgados apenas em setembro de 2011) confirmarão a tendência, como fruto do crescimento fenomenal do emprego que o Brasil e o Pará vivenciaram neste período.
Os tucanos divulgaram os dados que interessam ao seu único e obssessivo propósito político: combater o PT.
 
Leia mais sobre o assunto na excelente análise do Proposta Democrática:
Pobreza, Desenvolvimento e Políticas Públicas: As diferenças entre o PT e os Tucanos
Repostado do Blog Cláudio Puty e


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "A Pobreza no Pará cresceu? A história que os tucanos não contam"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores