INICIAMOS O DEBATE NESTE BLOG SOBRE AS PROPOSTAS DE CRIAÇÃO DOS ESTADOS DO TAPAJÓS E CARAJÁS

COMPARTILHEM !!!


Carlos Bordalo (deputado estadual PT-PA)

"Começou o golpe para dividir o Pará"

Um absurdo o que aconteceu na Câmara dos Deputados nessa manhã, que aprovou a autorização para realização do plebíscito para criação do estado do Tapajós e Carajás sem quorum e por voto simbólico dos líderes de bancada. Ou seja, uma manobra dosa divisionistas, que já começa com pouca legitimidade que dá brechas para contestações judiciais.

Armando a jogada o tucano deputado de Goiás, João Campos, que tem o morando - e desenvolvendo alguma atividade econômica - em Xinguara. Irônico que de toda a pífia bancada paraense nenhum deputado defendeu a unidade do Pará e que o demo Lira Maia tenha festejado a aprovação sob gritos de "Viva o Pará!"

Por outro lado, não há consenso a favor da criação do Estado do Tapajós no oeste do Pará e nem a favor de Carajás no sul e sudeste, por isso que tem que haver muito cuidado na hora de construir este plebiscito e o começo já foi da pior maneira, pois o Pará tem 7,5 milhões de habitantes, são 2,5 milhões só na região metropolitana e mais de 50% contando com o Nordeste paraense e todo o eleitorado tem que votar a respeito dessa questão porque está em jogo que o Pará de hoje será transformado em três "Piauís" ou "Alagoas".

Também não dá para deixar debaixo do tapete os poderosos interesses por trás dessa sanha separatista, já que Carajás, no sul e sudeste do Pará, concentra as maiores jazidas minerais do país e conta com o potencial energético da usina de Tucurui e não é à toa que desperta a ambição política da Vale, de ter fantoches governando o que consideraria sua grande jazida de pilhagem das nossas riquezas, e econômica do banqueiro mais investigado do Brasil, o Daniel Dantas.

Por fim, a criação dos Estados de Carajás e Tapajós implicará na eleição de mais dois governadores, seis senadores e 16 deputados federais, sem falar nos tribunais de Justiça, assembléias legislativas, ministério público, tribunal de contas, etc. Com a palavra agora o governador Simão Jatene, que jurou defender o Pará e sua integridade territorial...Da minha tribuna na ALEPA, serei contra a divisão do nosso estado!

http://bordalo13.blogspot.com


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "INICIAMOS O DEBATE NESTE BLOG SOBRE AS PROPOSTAS DE CRIAÇÃO DOS ESTADOS DO TAPAJÓS E CARAJÁS"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores